SóProvas


ID
2844856
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


    A punição para quem já está preso é a solitária. Não é para menos: a ausência de convivência com outros seres humanos é extremamente penosa. Ela causa depressão, facilita o aparecimento de doenças, aumenta a agressividade e pode levar ao suicídio.

    Nas sociedades modernas, a solidão atinge até 50% das pessoas com mais de 60 anos. Nas sociedades primitivas, vivíamos em constante contato, dividindo tarefas com os membros de nossa tribo. Hoje é possível sofrer de solidão mesmo vivendo numa grande cidade.

    Que a solidão causa mudanças comportamentais ninguém duvida, mas agora foi descoberto um neuropeptídio (NkB), uma espécie de hormônio, envolvido nesse processo, e ao mesmo tempo um composto químico capaz de debelar os efeitos da solidão.

    Camundongos foram colocados sozinhos por duas semanas (o que equivale a um ano para seres humanos). Após esse tempo, eles apresentavam os sintomas típicos da solidão. Suscetibilidade ao estresse e aumento da agressividade. Os cientistas, ao examinar os cérebros desses animais, observaram um enorme aumento na quantidade de NkB.

    Em outro experimento, os cientistas empregaram um recurso genético para induzir o aumento do NkB artificialmente, sem expor os animais à solidão. Esses animais, mesmo convivendo com outros de sua espécie, exibiram os sintomas da solidão, comprovando que esse hormônio está envolvido com o aparecimento de seus sintomas em camundongos. Como esse mesmo hormônio existe em seres humanos, devem ser obtidos os mesmos resultados quando esses experimentos forem repetidos em pessoas.

    Apesar de agora conhecermos uma molécula que provoca os sintomas da solidão, ainda não sabemos como ela provoca o aumento dessa molécula no cérebro. Será que é a falta de interação física que provoca a solidão, será a falta de estímulos visuais ou olfativos, ou uma combinação desses fatores?

    Esses experimentos também sugerem que pode haver um medicamento capaz de fazer desaparecer os sintomas da solidão. Mas não seria melhor curar a solidão interagindo com os amigos, a família e outras pessoas do convívio social? A solidão é um problema criado pela sociedade moderna. Ele deve ser resolvido com uma nova droga ou com uma mudança de comportamento?


(Adaptado de: REINACH, Fernando. Disponível em: ciencia.estadao.com.br)

Sem prejuízo do sentido original e da correção, e sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • Gab C


    debelar

    verbo

    1. transitivo direto vencer em luta armada; derrotar, sujeitar."os aliados debelaram o inimigo" 2. transitivo direto POR METÁFORA anular ação ou efeito de (algo considerado maléfico); extinguir, reprimir, suplantar."d. uma doença, uma crise, uma quadrilha


  • COMPAREM AS ALTERNATIVAS!

    Comentários:

    (A) Incorreto. “Mesmo” indica concessão, “consoante” indica conformidade.

    (B) Incorreto. “Cujo” não pode ser diretamente substituído por nenhum outro pronome relativo, o que vale também para o caminho inverso.

    (C) Incorreto. Suscetibilidade indica vulnerabilidade, estar sujeito a algo. Reação é o ato de reagir.

    (D) Correto. Debelar significa exatamente isto: vencer, extinguir.

    (E) Incorreto. Duvidar é não acreditar. Questionar-se é refletir sobre algo, fazer perguntas a si mesmo. Não são exatamente sinônimos. Gabarito letra D.


    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-icms-sc-portugues-fcc/

  • O comentário da CRIS MACEDO não se refere à essa questão.

    Gabarito C.

  • Acertei porque lembrei de uma reportagem que tratava de um incêndio florestal em que os bombeiros disseram ter debelado os principais focos de incêndio. Concluí que debelar = extinguir.

  • Se tiver algum erro, avise de boas :)

    A - (ERRADO) Apesar de agora conhecermos uma molécula que (cuja) provoca os sintomas da solidão...

    Não se pode substituir o que por cuja, pois, dentre as regras de uso do pronome relativo "cuja", estão a indicação de posse, a relação de sentido e, a principal: cujo(a) sempre vem entre 2 substantivos. Na frase, depois de molécula (substantivo), vem provoca (verbo). Essa última regra é suficiente pra eliminar.

    B - (ERRADO) Suscetibilidade (Reação) ao estresse e aumento da agressividade.

    Suscetibilidade significa disposição, tendência, capacidade de receber algo... Não é sinônimo de reação.

    C - (CORRETO) ... um composto químico capaz de debelar (extinguir) os efeitos da solidão.

    Debelar significa derrotar, sujeitar, anular, extinguir, reprimir...

    D - (ERRADO) Que a solidão causa mudanças comportamentais ninguém duvida (não se questionam)...

    A frase está invertida: Ninguém duvida que a solidão causa...

    Porém, ao substituir por Não se questionam, a partícula se é apassivadora, logo o que se segue (que a solidão causa...) não é objeto direto mas SUJEITO e o sujeito concorda com o VERBO. Substituindo toda a frase do modo correto, ficaria assim: Que a solidão causa mudanças comportamentais não se questiona. Ou, na ordem direta: Não se questiona que a solidão causa mudanças comportamentais.

    E - (ERRADO) Esses animais, mesmo (consoante) convivendo com outros animais...

    Consoante possui vários significados, dependendo do contexto, como concordante, de acordo, conforme, segundo... e mesmo na frase é uma conjunção concessiva, com sentido de ainda que. Aqui, o examinador tentou confundir os sentidos de conformidade e concessão.

  • Gabarito: Letra C

    A) Incorreto. “Cujo” não pode ser diretamente substituído por nenhum outro pronome relativo, o que vale também para o caminho inverso.

    B) Incorreto. Suscetibilidade indica vulnerabilidade, estar sujeito a algo. Reação é o ato de reagir.

    C) Correto. Debelar significa exatamente isto: vencer, extinguir.

    D) Incorreto. Duvidar é não acreditar. Questionar-se é refletir sobre algo, fazer perguntas a si mesmo. Não são exatamente sinônimos.

    E) Incorreto. “Mesmo” indica concessão, “consoante” indica conformidade.

    Fonte: Estratégia Concursos

    Obs: Alterei a ordem da explicação para ficar de acordo com as alternativas apresentadas aqui no QC.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • debelar - transitivo direto

    por metáfora

    anular ação ou efeito de (algo considerado maléfico); extinguir, reprimir, suplantar.

  • Gab. Letra C

    VERBO DEBELAR

  • BIZUUUUUU

    99% das questões FCC

    ao pedir para substituirmos palavras, sem alterar as regras da gramática, sentido, etc

    Elimine de cara a alternativa que tiver CUJO, CUJA (como exemplo da alternativa A)

    Pois eles, via de regra, nunca poderão ser substituídos diretamente por outros pronomes.