SóProvas


ID
2846455
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Alguns pesquisadores falam sobre a necessidade de um “letramento racial”, para “reeducar o indivíduo em uma perspectiva antirracista”, baseado em fundamentos como o reconhecimento de privilégios, do racismo como um problema social atual, não apenas legado histórico, e a capacidade de interpretar as práticas racializadas. Ouvir é sempre a primeira orientação dada por qualquer especialista ou ativista: uma escuta atenta, sincera e empática. Luciana Alves, educadora da Unifesp, afirma que "Uma das principais coisas é atenção à linguagem. A gente tem uma linguagem sexista, racista, homofóbica, que passa pelas piadas e pelo uso de termos que a gente já naturalizou. ‘A coisa tá preta’, ‘denegrir’, ‘serviço de preto’... Só o fato de você prestar atenção na linguagem já anuncia uma postura de reconstrução. Se o outro diz que tem uma carga negativa e ofensiva, acredite”.

(Adaptado de Gente branca: o que os brancos de um país racista podem fazer pela igualdade além de não serem racistas. UOL, 21/05/2018)

Segundo Luciana Alves, para combater o racismo e mudar de postura em relação a ele, é fundamental

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    POIS,MUITAS PESSOAS NAO RECONHECEM QUE ESTAO SENDO RACISTAS POR QUE ACABAM ACHANDO ISSO NORMAL JÁ QUE O PAÍS SEMPRE IMPOS ESSA CULTURA SEGREGACIONISTA E PRECONCEITUOSA .

  • letra A) ERRADA. Não se deve validar APENAS as opiniões de especialistas e de ativistas; mas de todos que se sintam incomodados por alguma fala ou piada.

    letra B) CORRETA

    letra C) ERRADA. Não se deve dispensar o legado histórico, mas sim conhecê-lo.

    letra D) ERRADA. Não de deve ouvir APENAS a educadora