-
O pronome relativo cujo(a), e suas variações no plural, deve ser precedido e sucedido de substantivos. Por isso, a forma usada na alternativa D está incorreta.
-
Gabarito - E
Além dos erros semânticos, há, também, alguns erros na norma padrão culta, vejam:
a) Contribuiu de maneira decisiva, para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas; a oralidade, à qual quer dizer pré-literatura, que existia apenas devido à voz humana.
→ Crase indevida, tendo em vista que não há nenhum termo regendo a preposição "a".
b) A oralidade, onde contribuiu de maneira decisiva, para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas quer dizer pré-literatura: existia apenas graças à voz humana.
→ O termo "onde" só pode ser usado para retomar lugares fixos. Ex.: Sérgio foi à casa, onde estuda.
c) Existia graças apenas à voz humana a oralidade, à qual contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas: oralidade quer dizer pré-literatura.
→ Crase indevida, tendo em vista que não há nenhum termo regendo a preposição "a".
d) Contribuindo, de maneira decisiva, para impulsionar a civilização _ da época das pinturas rupestres à viagem dos homens às estrelas, a oralidade quer dizer pré-literatura, cuja existia graças à voz humana apenas.
→ Não cabe vírgula separando um termo do seu complemento nominal.
→ A família dos "cujos" deve, em regra, ficar entre substantivos, não entre verbos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
Alguém pode me dizer se a vírgula logo após o travessão poderia ser suprimida?
-
Michelle Moraes, existem casos em que a vírgula não pode ser suprimida. Eu errei a questão, mas observando melhor, pelo que eu entendi, antes daquela vírgula posposta ao travessão temos uma oração subordinada adjetiva explicativa, que explica o que é 'oralidade', mas dentro dessa explicação existe outra explicação, sobre pré-literatura, que é isolada por travessões. A vírgula que aparece depois dele isola a oração explicativa de "oralidade", incluindo o próprio travessão.
Acredito que seja isso, mas a vírgula após travessão pode sim ocorrer.
-
Meu coração gelou diante da vírgula após o travessão... mas nesses casos, melhor rogar pra que as outras tenham erros gritantes. Foi o caso da questão. Leia baixinho na prova... com calma e verá que o travessão sozinho não dá sonoridade a frase. A vírgula logo depois, serviu pra deixar mais elegante.
Desejo a todos que em 2019 as questões menos erradas saltem aos nossos olhos... enchendo-nos de credulidade quanto ao gabarito.
Um abraço bem apertado em todos os concurseiros que estão pensando em desistir... falta pouco pra vitória!
-
Senhor, odeio esse tipo de questão. Amém.
-
O travessão existe ali, e não tem erro algum. Aquilo é um aposto explicativo do termo antecedente, e, como a oração já era explicativa - está entre vírgulas -, o examinador apenas trocou pelo travessão (o que é plena e elegantemente permitido); fechando-a corretamente.
-
Para identificar se o "-," está correto:
1 - Tire o termo entre os travessões
2 - Verifique se há motivo da vírgula estar ali.
No nosso caso ficaria o seguinte:
A oralidade, que quer dizer pré-literatura, contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas.
Podemos ver que é válida a vírgula pois separa um aposto explicativo.
-
Alguém pode me explicar qual o erro na alternativa A?
-
A)Contribuiu de maneira decisiva, para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas; a oralidade, à qual quer dizer pré-literatura, que existia apenas devido à voz humana. forma errada
A)Contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas, a oralidade, à qual quer dizer pré-literatura, que existia apenas devido à voz humana.(forma correta)
o uso inadequado das vígulas. O período está na ordem indireta( ordem direta= sujeio+ verbo+ predicado do sujeito) . A)Fiz essa prova...acertei la....acertei aqui...
bons estudos.
-
Acertei na prova errei aqui. Kkkk por pura preguiça de analisar
-
Quem contribuiu de maneira decisiva? A oralidade.
Não se pode separar o sujeito do verbo.
-
Vivendo e aprendendo, nem sabia que podia usar essa pontuação maluca!
Por eliminação fui na C. Agora não me pega mais rsrs...
-
não entendi, se no lugar do travessão fosse vírgula,
colocaríamos duas virgulas :/
-
Travessão serve para explicar tbm,poderia usar duas vírgulas, caso quisesse!
-
o uso dos travessões é semelhante ao dos parênteses. veja:
A oralidade, que quer dizer pré-literatura (aquela que existia apenas graças à voz humana), contribuiu...
assim fica mais fácil de enxergar que é possível.
não erro mais!
-
O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado:
- Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas.
Por Exemplo:
"E logo me apresentou à mulher, – uma estimável senhora – e à filha." (Machado de Assis)
É o caso da resposta da questão:
d) A oralidade, que quer dizer pré-literatura - aquela que existia apenas graças à voz humana -, contribuiu de maneira decisiva para impulsionar a civilização da época das pinturas rupestres até a viagem dos homens às estrelas.
- Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto.
Por Exemplo:
"Junto do leito meus poetas dormem– O Dante, a Bíblia, Shakespeare e Byron –
Na mesa confundidos." (Álvares de Azevedo)
- Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.
Por Exemplo:
"Cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana – acima dos preceitos que se combatem, acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase." (Raul Pompeia)
Fonte: Só Português
-