SóProvas


ID
2851150
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Presente para Maria da Graça


    Quando ela chegou à idade avançada de quinze anos eu lhe dei de presente o livro Alice no País das Maravilhas. Esse livro é doido, Maria da Graça. Isto é: o sentido dele está em ti.
    Escuta: se não descobrires algum sentido que há em toda loucura acabarás louca. Aprende, pois, logo de saída para a grande vida, a ler esse livro como um simples manual do sentido evidente de todas as coisas, inclusive as loucuras. A realidade, Maria, é louca.
    Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. “Quem sou eu neste mundo?" Essa indagação perplexa é o lugar-comum de toda história de gente. Quantas vezes mais decifrares essa charada, tão entranhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás. Não importa qual seja a resposta: o importante é dar ou inventar uma resposta. Ainda que seja mentira.
    Os homens vivem apostando corrida, Maria. Nos escritórios, nos negócios, na política, todos vivem apostando corrida. São competições tão confusas, tão cheias de truques, tão desnecessárias que, quando os corredores chegam exaustos a um ponto costumam perguntar: “Quem ganhou?” Bobagem, Maria. Há mais sentido nas saudáveis loucuras da nossa imaginação do que na seriedade que atribuímos a algumas bobagens que chamamos de “realidade”.

(Adaptado de: CAMPOS, Paulo Mendes. O amor acaba. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 191-192)

Considerando-se o contexto, está correta a seguinte observação sobre um procedimento do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Neste exercício, não obstante é uma conjunção concessiva, que tem igual valor a "apesar de", "apesar disso", "mesmo que", "embora". Logo, possui a mesma classificação e valor que a conjunção "ainda que".

  • A conjunção não obstante é, originalmente, do grupo das adversativas, no entanto, segundo Pestana, ela pode assumir valor semântico concessivo quando seguida de verbo no subjuntivo.


  • Gabarito D


    tanto AINDA QUE, como NÃO OBSTANTE são conjunções concessivas, que dão um sentido de algo que era certo de que não acontecesse, mas acabou acontecendo.

  • alguém sabe os erros das demais?

  • ERRO DAS DEMAIS:

    Letra A - quando o autor escreve que ela chegou "na idade avançada", ele está usando sentido IMPRÓPRIO, porque 15 anos não é de fato uma idade avançada.

    Letra B- Usar a terceira pessoa do singular não está relacionado ao uso de linguagem informal. Aliás, de forma geral, o texto não usa linguagem informal, não identifiquei linguagem informal.

    Letra C - Indagação PERPLEXA não pode ser substituído por questionamento INGÊNUO, em nenhum momento o autor faz parecer que é ingênuo questionar "quem sou eu neste mundo?", mas indica que a resposta é complexa, inclusive dizendo que "Quantas vezes mais decifrares essa CHARADA..." . Ora, charada não é algo ingênuo, mas complexo.

    Letra D - gabarito

    Letra E - "Não importa qual seja a resposta: o importante é dar ou inventar uma resposta."

    Não se pode concluir que DAR ou INVENTAR são ações simultâneas, quando o autor diz que não importa, ele quer dizer que há equivalência entre esses dois tipos de resposta, que tanto faz se a resposta for inventada ou não, mas não há como concluir que essas ações ocorrem ao mesmo tempo.

    O autor diz que a pergunta sobre seu papel no mundo deve ser decifrada VÁRIAS VEZES, ou seja, por vezes a menina pode dar uma resposta, outras vezes pode não encontrar uma resposta e inventar uma, porque ela vai estar sempre diante deste questionamento, durante a vida, mas a ação de inventar ou dar uma resposta não é NECESSARIAMENTE simultânea.

  • Letra D.

    Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

    Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

    A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.

    "Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante". É um termo muito usado em textos jurídicos.

    Exemplos de frases com a locução "não obstante"

    1. "Conduziu a uma velocidade acima da permitida por lei, não obstante (entretanto), não conseguiu chegar a tempo".(adversativa)

    2. "Não obstante (apesar dos) os argumentos críticos apresentados pelo grupo de funcionários, o chefe prosseguiu com o seu plano". (concessiva)

  • Meu professor sempre fala DECORA AS CONJUÇÕES E EU PERCO UMA DESTA TSC

  • Decorei que NÃO OBSTANTE  tem valor de oposicão e errei feio a questão. Pode ter valor concessivo também quando vem seguida de verbo no modo subjuntivo. EX: Não obstante estivesse cansado, foi trabalhar. Da pra substituir por EMBORA.

  • Revejam seus conceitos. A FCC mudou, mudem também. Hoje, decorar as conjunções representa acertar 15% das questões. A administração pública precisa de cabeças dinâmicas, não mecânicas... e a FCC adotou isso já faz um tempo. Essa questão está dentro dessa porcentagem, na medida em que ambas são conjunções concessivas.

  • A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada. "Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante".

  • A a expressão chegou à idade avançada (1o parágrafo) está empregada em seu sentido próprio. - É sentido impróprio, pois, 15 anos não é uma idade avançada

    B a interlocução na 3a pessoa do singular denota o uso informal da linguagem. - o texto não utiliza linguagem informal

    C a expressão indagação perplexa (3o parágrafo) tem aqui o sentido de questionamento ingênuo. - perplexo e ingênuo têm sentidos diferentes

    D o segmento sublinhado em Ainda que seja mentira (3o parágrafo) tem o valor de não obstante. - Correto - A conjunção "não obstante" pode ser adversativa ou de oposição, no caso adversativa.

    E as ações de dar ou inventar uma resposta (3o parágrafo) são apresentadas como ocorrências simultâneas. - "Dar OU inventar" não da sentido que devem ser feitas ao mesmo tempo

  • Gabarito: D

    Conjunções Concessivas:

    EMBORA;

    CONQUANTO;

    NÃO OBSTANTE;

    AINDA QUE;

    MESMO QUE;

    SE BEM QUE;

    POSTO QUE;

    POR MAIS QUE;

    POR PIOR QUE;

    APESAR DE QUE;

    A DESPEITO DE;

    MALGRADO;

    EM QUE PESE;

    Fonte: QC.

    -------------------------------------------------------------------------------

    Conjunções Concessivas são bastante cobradas pela FCC.

    Dica: Resolver Q951101 

    BONS ESTUDOS!

  • A professora estava precisando de um xarope para tosse rsrs

  • "Não Obstante" pode ter valor CONCESSIVO ou ADVERSATIVO. Na alternativa "D" a conjunção "AINDA QUE" exerce valor concessivo, portanto poder ser substituída pela conjunção NÃO OBSTANTE.

  • Complementando os ótimos comentários da Vanessa Giugni sobre a letra E, eu interpretei que pelo uso da palavra ou em ações de dar ou inventar uma resposta é possível extrai que ou ele dá ou intenta resposta, não as duas coisas ao mesmo tempo, uma exclui a outra, considerando que o sentido seria de contar algo fático ou algo inventado, as duas coisas não são possíveis ao mesmo tempo.