-
Gabarito: letra D.
Neste exercício, não obstante é uma conjunção concessiva, que tem igual valor a "apesar de", "apesar disso", "mesmo que", "embora". Logo, possui a mesma classificação e valor que a conjunção "ainda que".
-
A conjunção não obstante é, originalmente, do grupo das adversativas, no entanto, segundo Pestana, ela pode assumir valor semântico concessivo quando seguida de verbo no subjuntivo.
-
Gabarito D
tanto AINDA QUE, como NÃO OBSTANTE são conjunções concessivas, que dão um sentido de algo que era certo de que não acontecesse, mas acabou acontecendo.
-
alguém sabe os erros das demais?
-
ERRO DAS DEMAIS:
Letra A - quando o autor escreve que ela chegou "na idade avançada", ele está usando sentido IMPRÓPRIO, porque 15 anos não é de fato uma idade avançada.
Letra B- Usar a terceira pessoa do singular não está relacionado ao uso de linguagem informal. Aliás, de forma geral, o texto não usa linguagem informal, não identifiquei linguagem informal.
Letra C - Indagação PERPLEXA não pode ser substituído por questionamento INGÊNUO, em nenhum momento o autor faz parecer que é ingênuo questionar "quem sou eu neste mundo?", mas indica que a resposta é complexa, inclusive dizendo que "Quantas vezes mais decifrares essa CHARADA..." . Ora, charada não é algo ingênuo, mas complexo.
Letra D - gabarito
Letra E - "Não importa qual seja a resposta: o importante é dar ou inventar uma resposta."
Não se pode concluir que DAR ou INVENTAR são ações simultâneas, quando o autor diz que não importa, ele quer dizer que há equivalência entre esses dois tipos de resposta, que tanto faz se a resposta for inventada ou não, mas não há como concluir que essas ações ocorrem ao mesmo tempo.
O autor diz que a pergunta sobre seu papel no mundo deve ser decifrada VÁRIAS VEZES, ou seja, por vezes a menina pode dar uma resposta, outras vezes pode não encontrar uma resposta e inventar uma, porque ela vai estar sempre diante deste questionamento, durante a vida, mas a ação de inventar ou dar uma resposta não é NECESSARIAMENTE simultânea.
-
Letra D.
Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".
Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.
A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.
"Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante". É um termo muito usado em textos jurídicos.
Exemplos de frases com a locução "não obstante"
1. "Conduziu a uma velocidade acima da permitida por lei, não obstante (entretanto), não conseguiu chegar a tempo".(adversativa)
2. "Não obstante (apesar dos) os argumentos críticos apresentados pelo grupo de funcionários, o chefe prosseguiu com o seu plano". (concessiva)
-
Meu professor sempre fala DECORA AS CONJUÇÕES E EU PERCO UMA DESTA TSC
-
Decorei que NÃO OBSTANTE tem valor de oposicão e errei feio a questão. Pode ter valor concessivo também quando vem seguida de verbo no modo subjuntivo. EX: Não obstante estivesse cansado, foi trabalhar. Da pra substituir por EMBORA.
-
Revejam seus conceitos. A FCC mudou, mudem também. Hoje, decorar as conjunções representa acertar 15% das questões. A administração pública precisa de cabeças dinâmicas, não mecânicas... e a FCC adotou isso já faz um tempo. Essa questão está dentro dessa porcentagem, na medida em que ambas são conjunções concessivas.
-
A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada. "Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante".
-
A a expressão chegou à idade avançada (1o parágrafo) está empregada em seu sentido próprio. - É sentido impróprio, pois, 15 anos não é uma idade avançada
B a interlocução na 3a pessoa do singular denota o uso informal da linguagem. - o texto não utiliza linguagem informal
C a expressão indagação perplexa (3o parágrafo) tem aqui o sentido de questionamento ingênuo. - perplexo e ingênuo têm sentidos diferentes
D o segmento sublinhado em Ainda que seja mentira (3o parágrafo) tem o valor de não obstante. - Correto - A conjunção "não obstante" pode ser adversativa ou de oposição, no caso adversativa.
E as ações de dar ou inventar uma resposta (3o parágrafo) são apresentadas como ocorrências simultâneas. - "Dar OU inventar" não da sentido que devem ser feitas ao mesmo tempo
-
-
Gabarito: D
Conjunções Concessivas:
EMBORA;
CONQUANTO;
NÃO OBSTANTE;
AINDA QUE;
MESMO QUE;
SE BEM QUE;
POSTO QUE;
POR MAIS QUE;
POR PIOR QUE;
APESAR DE QUE;
A DESPEITO DE;
MALGRADO;
EM QUE PESE;
Fonte: QC.
-------------------------------------------------------------------------------
Conjunções Concessivas são bastante cobradas pela FCC.
Dica: Resolver Q951101
BONS ESTUDOS!
-
A professora estava precisando de um xarope para tosse rsrs
-
"Não Obstante" pode ter valor CONCESSIVO ou ADVERSATIVO. Na alternativa "D" a conjunção "AINDA QUE" exerce valor concessivo, portanto poder ser substituída pela conjunção NÃO OBSTANTE.
-
Complementando os ótimos comentários da Vanessa Giugni sobre a letra E, eu interpretei que pelo uso da palavra ou em ações de dar ou inventar uma resposta é possível extrai que ou ele dá ou intenta resposta, não as duas coisas ao mesmo tempo, uma exclui a outra, considerando que o sentido seria de contar algo fático ou algo inventado, as duas coisas não são possíveis ao mesmo tempo.