-
Gabarito: A.
Rodrigo Rennó:
Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas. Até pouco tempo atrás, os únicos indicadores utilizados eram os financeiros. Desta forma, os gestores mediam a situação de uma organização de acordo com um só ponto de vista: sua capacidade financeira. Entretanto, indicadores como o retorno sobre o investimento, liquidez e margem líquida sobre vendas são importantes, mas só contam um "lado da estória". Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através no investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação. Desta forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro. Neste modelo existem quatro perspectivas: financeira (I), clientes (III), processos internos (II) e aprendizado e conhecimento (IV).
-
A ferramenta BSC foi criada por Kaplan e Norton no início da década de 1990. Quatro dimensões foram criadas como padrão, também chamadas de perspectivas, são as seguintes: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento (inovação). Cada perspectiva se desdobra em uma série de medidas específicas que podem gerar indicadores. Por exemplo, na perspectiva financeira podemos, além da análise geral, criar indicadores como: lucratividade, rentabilidade, taxa de retorno.
Fonte: Ribeiro, Thiago de Luca. (2016). Administração sob a ótica dos concursos, P.84, Editora Labrador: São Paulo.
-
Gabarito - A
Falou em BSC , Processe a FCC!
Processe -> Processo interno (mapear os processos críticos)
Financeira (receita, produtividade,lucratividade)
Clientes (satisfação dos clientes)
Conhecimento e aprendizado
Créditos: Cassiano.
O Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão, visão e os objetivos, visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e crescimento organizacional.
O BSC deveria ser mais do que uma coleção de indicadores críticos. Desta forma, o BSC deve incorporar uma série de relacionamentos de causa e efeito e uma mistura de indicadores de desempenho e os vetores que levam a estes desempenhos.
Prof. Rodrigo Rennó
Veja: Q925633
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
De acordo com Lobato et al.
Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balances Scorecard (BSC),pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
Macete: processe a FCC
✔ Financeira: indicadores de lucratividade;
✔ Processos internos: críticos que a empresa deve focar para ter sucesso;
✔ Aprendizado e crescimento : medidas a se tomar para desafios futuros;
✔ Clientes : segmentos que a empresa atuará
Fonte : Rodrigo Rennó
GABA "a"
-
Lembrar que são perspectivas flexíveis e adaptáveis a qualquer tipo de organização.
-
Balanced Scorecard (BSC)
Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).
Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."
O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
-
Processe a fcc
-
O que talvez viesse a dificultar nessa questão seria a palavra: EXÓGENOS, fora isso..
-
GABARITO: LETRA A
Balanced Scorecard (BSC) é um ferramenta de gestão estratégica (usada sobretudo no alinhamento e no controle estratégico) que permite a medição de desempenho pelas perspectivas:
F.I.C.A!!!
1-Financeira e
2-Interna (processos),
3-Clientes e
4-Aprendizagem e crescimento.
FONTE: QC
-
Gabarito A
BSC==>04 perspectivas :
-Financeira
-Cliente
-Processos Internos
- Aprendizado e Crescimento
-
Gabarito: A
A questão cobra conhecimentos sobre Balanced Scorecard - BSC de Kaplan e Norton.
ão 4 Perspectivas que têm uma relação de causa e efeito a fim de atingir a Visão e a Estratégia:
1) Aprendizagem e crescimento;
2) Processos Internos;
3) Clientes;
4) Financeira.
Cada perspectiva será monitorada com indicadores.
@adm.semduvida
-
EXÓGENOS: provém do exterior, que se produz no exterior (do organismo, do sistema), ou que é devido a causas externas.
-
BSC = Processe a FCC.
processos internos
Aprendizagem e Crescimento
Financeira
Clientes e