SóProvas


ID
2851270
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Suponha que determinada empresa pública, buscando atingir as metas constantes de seu planejamento estratégico, pretenda aplicar conceitos e técnicas para aumentar a motivação de seus empregados. A consultoria especializada contratada para desempenhar tal atribuição afirmou, contudo, que, considerando a natural aversão ao trabalho, os empregados necessitam de direção e controle para a realização das tarefas. A premissa adotada pela consultoria denota os conceitos predicados por teoria motivacional descrita pela doutrina, correspondente à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = LETRA B

     

    a)Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, que sustenta ser a autorrealização o fator motivacional fundamental. 

    ERRADO. A Teoria descrita no enunciado é a de McGregor (in causo, a X). Não a de Maslow. 

     

    b)Teoria X, de MacGregor, que apresenta uma concepção negativa da natureza humana, de acordo com a qual o homem médio evita o trabalho. 

     

    CERTO. McGregor trouxe a ideia de que existem duas "maneiras" de se ver as pessoas. Tais visões seriam contrárias:

    A Teoria X seria negativa e atinquada, baseada na desconfiança.

    A Teoria Y é mais positiva e moderna, baseada na confiança nos indivíduos, sendo mais adequada à realidade. ​

    Quando bater o aperto na hora da prova: X é ruim e Y é bom KKKK

     

     

    c)Teoria Y, de Herzberg, fundada na crença de que o trabalho é um fator insatisfaciente e somente a recompensa financeira gera motivação para a tarefa. 

    ERRADO. A Teoria Y e a Teoria X são de McGregor. Ademais, a passagem sublinhada é relacionada aos fatores higiênicos (extrínsecos) de Herberg. 

     

     

    d)Teoria da Expectativa, de Macclelland, que propõe o reforço negativo, fundado em sanções e supressão de benefícios, como meio de atingir os objetivos postos.

    ERRADO. A Teoria descrita no enunciado é a de McGregor (in causo, a X). A Teoria da Expectativa é ligada ao modelo de Vroom (Valência + expectativa + instrumentalidade = MOTIVAÇÃO). Essa Teoria de Vroom é uma das + cobradas pela FCC. FCC cobra mais sobre valência. Macete: Vroom é VEI Valência + Expectativa + Instrumentalidade

     

     

    e)Teoria Bifatorial, de Skinner, de acordo com a qual os fatores exógenos ao indivíduo, como pressão social, são capazes de anular fatores intrínsecos de resistência à realização da tarefa.

    ERRADO. A Teoria descrita no enunciado é a de McGregor (in causo, a X). A Teoria Bifatorial é de Herzberg e a Teoria de Skinner é a do Reforço. 

  • LETRA B

     

    PEÇO DESCULPAS PELO TAMANHO DA RESPOSTA.

     

    O PULO DO GATO NO ENUNCIADO ESTÁ NA PALAVRA AVERSÃO AO TRABALHO, O QUE NOS LEVA A PENSAR NA TEORIA X E Y DE GREGOR.

     

    TEORIA X -----------------> NEGATIVA, BASEADA NA DESCONFIANÇA, PESSOAS SÃO PREGUIÇOSAS, SEM INICIATIVAS, NÃO GOSTAM DE TRABALHAR.

     

    TEORIA Y: PESSOAS GOSTAM DE TRABALHAR, SÃO AMBICIOSAS, O GESTOR CONFIA MAIS NOS SEUS FUNCIONÁRIOS.

     

    A) ERRADA. A TEORIA É A X E Y DE MCGREGOR

     

    C) ERRADA. A TEORIA DE HERZBERG É A DOS DOIS FATORES.

     

    D) ERRADA. TEORIA DA EXPECTATIVA QUE DIZ RESPEITO AO VROOM.

     

    E) ERRADA. TEORIA BIFATORIAL (DOIS FATORES) É DE HERZBERG.

     

     

    RESUMINDO:

    BERG = TEORIA DOS DOIS FATORES, BIFATORIAL.

     

    MCCLELLAND = NECESSIDAS DE REALIZAÇÃO + AFILIAÇÃO + PODER. --------------> MC É RAP.

     

    VROOM = TEORIA DA EXPECTATIVA. MACETE: VEI -----------> VALENÇA + EXPECTATIVA + INSTRUMENTALIDADE.

     

    SKINNER = TEORIA DO REFORÇO.

     

    ERROS? MANDEM MSG. BONS ESTUDOS!!!

     

  • Gabarito: Letra B



    Complementando:


    A Teoria X de McGregor descreve as pessoas como preguiçosas, indolentes e desmotivadas, o que justifica que sejam lideradas de modo coercitivo.

  • Falou em "natural aversão ao trabalho" lembrou da Teoria X de MacGregor.

  • As perguntas de prova sobre McGregor costumam abordar o fato da teoria X ser baseada em controle e rigidez, ao passo que a teoria Y ser baseada em confiança e dinamismo.


    Teoria X: É a visão mais tradicional da administração, baseada em alta burocracia e controle. Para essa teoria as pessoas são preguiçosas, não gostam de trabalhar e também não possuem ambições, preferem ser controladas do que terem autoridade. Para esse enredo, a organização deveria dirigir e controlar as pessoas rigidamente, além de incentivá-las ao trabalho por meio de incentivos materiais, como salários e premiações para os bons desempenhos, e punições para os empregados com desempenho aquém do esperado.


    Fonte: Ribeiro, Thiago de Luca. (2016). Administração sob a ótica dos concursos, P.149-150, Editora Labrador: São Paulo.

  • Teoria X um vaqueiro e uma boiada.
  • Teoria X de McGregor: Homem LIXO

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Foque nos trechos "natural aversão ao trabalho" e "empregados necessitam de direção e controle" para chegar à conclusão da Teoria X.

  • Teoria X & Y de McGregor - visão negativa e antiquada do trabalho

    Teoria X 

    ✔ Pessoas naturalmente preguiçosas sem ambição e iniciativa;

    ✔ Gestor fiscalizador e controlador;

    ✔ Modo rígido e autocrático (decide tudo sozinho)

    Teoria Y

    ✔ Funcionários ambiciosos e que gostam de trabalhar;

    ✔ Gestor delega poderes e responsabilidades;

    ✔ Ambiente democrático e empreendedor;

    GABA ''b"

  • ✿ Teoria X e Y de McGregor - McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y).

    ✎ Teoria X - É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano:

    ▪ As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.

    ▪ Falta-lhes ambição: não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentir-se seguras nessa dependência. O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.

    ▪ A sua própria natureza as leva a resistir às mudanças: procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.

    ▪ A sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina: elas precisam ser dirigidas e controladas pela administração.

  • Da pra fazer por eliminação também se souber os autores das teorias.

  • Suponha que determinada empresa pública, buscando atingir as metas constantes de seu planejamento estratégico, pretenda aplicar conceitos e técnicas para aumentar a motivação de seus empregados. A consultoria especializada contratada para desempenhar tal atribuição afirmou, contudo, que, considerando a natural aversão ao trabalho, os empregados necessitam de direção e controle para a realização das tarefas. A premissa adotada pela consultoria denota os conceitos predicados por teoria motivacional descrita pela doutrina, correspondente à

    TEORIA X--> Pessoas não gostam de trabalhar. Além disso, ela são dotadas de desconfianças ( a liderança que está sobre ela, não consegue confiar em tal pessoa )

    TEORIA Y --> Pessoas gostam de trabalhar. Desse modo, esse tipo de pessoa é alguém que é prestativa ao serviço. Logo, podemos também concluir que tal pessoa é chaia de confiança, para com aquele que é seu lider.

    Portanto, com base nesses comentários, podemos concluir que o gabarito é mesmo letra B.

    Bons estudos, galeraaaaaa!

  • Que chato.. Eu conheço as teorias. Mas pensei que a questão quisesse a solução e não a teoria do problema" aversão ao trabalho" No início da questão fala : a consultoria pretenda aplicar conceitos e técnicos e detectou que os empregado precisam de direção e controle para executar as tarefas. Para se resolver isso pensei na D por considerar o alinhamento da direção a realização das tarefas através da expectância. Na próxima vou me atentar mais o que a questão pede... Afinal todas as outras seriam complicadas pra afirmar que seria solução mais assertiva. #GodBlessYou
  • Teoria x : lembre- se do x da matemática , é sempre chato ter de encontrá-lo, bem assim é na teoria x , pois nela ninguém gosta de trabalhar.

    Teoria Y: gostam de trabalhar

    #faz_o_simples_que_dá_certo

  • LETRA B.

    Aversão ao trabalho = Teoria X de MacGregor que preconiza que o homem médio evita o trabalho e necessita ser controlado.

  • Como faço para não confundir :

    Sempre associo o Y com a palavra Yes, e associo com os funcionários de comportamento POSITIVO.

    Sempre associo o X com o sinal que o professor colocava nas questões que a gente errava na prova, então associo com os funcionários de comportamento NEGATIVO.

  • penso em : Xiiii, vou ter que trabalhar

  • Gabarito: B

    Teoria X e Y. X é preguiçoso, Tripallium e Y é labore, trabalhador.

  • Falou a palavra empregados que têm aversão ao trabalho e que precisam de controle para desempenhar tarefas Lembre-se da teoria x e y de MacGregor.

  • TEORIA X E Y DE MCGREGOR

    TEORIA Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nesta situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa.

    TEORIA X, as pessoas seriam naturalmente preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano não gosta de trabalhar e irá fazer o menor esforço possível!

    MACETE:

    Yes trabalho

    Xii trabalho

  • Gabarito: B

    A questão exige conhecimentos sobre Teoria X e Y de McGregor.

    Teoria X: as pessoas não gostam de trabalhar, o ambiente deve ser mais autocrático e coercitivo;

    Teoria Y: as pessoas aceitam responsabilidades e desafios.

    @adm.semduvida

  • “considerando a natural aversão ao trabalho, os empregados necessitam de direção e controle para a realização das tarefas”

    De acordo com a Teoria X, as pessoas têm aversão ao trabalho e precisam ser coagidos, controlados e ameaçados para que possam se esforçar e produzir. Além disso, o ser humano prefere ser dirigido, não gosta de assumir responsabilidades, não tem ambição e privilegia a segurança. Em vista dessas suposições, o gestor que percebe as pessoas de acordo com a Teoria X acredita que deve ser autoritário, centralizador e coercitivo. Ele desconfia que sem fiscalização constante, os subordinados não realizarão suas atividades.

    Já sabemos que a alternativa correta é a letra B, mas vamos analisar as outras:

    Alternativa A. Errado. A teoria de Maslow Abraham Maslow levantou a hipótese de que todo ser humano possui um conjunto de cinco categorias de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de autorrealização. 

    Alternativa C. Errado. A teoria Y, assim como a X foram desenvolvidas por Douglas McGregor.

    Alternativa D e E. Errado. Essas duas alternativas misturam várias teorias da motivação e seus autores.

    Teoria da Expectativa: Victor Vroom

    Teoria das três necessidades adquiridas: Mcclelland.

    Teoria do reforço: Skinner

    Teoria Bifatorial: Herzberg

    Gabarito: B

    • Teoria X e Y - Douglas McGregor

    • explica duas condições, sobre o dois conjuntos diferentes de suposições que os administradores fazem sobre seus subordinados

    • Teoria X - McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior na escala de Maslow dominavam as pessoas nesta Teoria

    • O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.

    1. Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;

    2. Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;

    3. O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

     

     

    • Teoria Y - McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior na escala de Maslow dominavam as pessoas nesta Teoria.

     

    • "O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis".

    1. O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;

    2. O esforço de atingir os objetivos da organização está ligado às recompensas decorrentes e não ao controle rígido e às punições;

    3. O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.

    4. Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;

    5. Os trabalhadores têm a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização, sem a necessidade de ameaças ou punições;

    6. O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.