SóProvas


ID
2853853
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem

Ao se considerar a necessidade de aprimorar o denominado “Controle Social” da Saúde no âmbito nacional e as demandas dos Conselhos Estaduais e Municipais, a Resolução n° 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, estabelece diretrizes para a atuação dos conselhos de saúde. De acordo com uma dessas diretrizes, cabe a um conselho de saúde, seja na esfera nacional, estadual ou municipal

Alternativas
Comentários
  • Uma das diretrizes garante a participação da sociedade organizada com composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. Portanto a alternativa A está errada já que a função não é de integrar a todos os cidadãos.  

    O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Alternativa B está errada. 

    Os Conselhos de Saúde garantem a participação da sociedade organizada, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Alternativa C está correta.  

    As três esferas de Governo garantem autonomia administrativa para o pleno funcionamento do Conselho de Saúde, dotação orçamentária, autonomia financeira e organização da secretaria-executiva com a necessária infraestrutura e apoio técnico. Alternativa D está errada. 

    Não é uma diretriz do Conselho de saúde a definição de procedimentos. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Alternativa C.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012.html