SóProvas



Prova FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Médico Psiquiatra


ID
2853841
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a redação da seguinte frase adaptada do texto:

Alternativas
Comentários
  • Ta mas aonde está o texto relacionado?????

  • "B) Por meio da música de Verdi, inspiraM-se emoções fortes, e com ela eclodeM melodias fáceis de cantar, apesar de alguns estarem alheios à profundidade sonora e reflexiva criada por ele.

    C) Verdi enfrentou a indústria da ópera de seu tempo e uma vez que, tenha vivido de modo simples e despojado em um pequeno sítio perto de Parma, manteve-se atrelado a região em que nasceu.

    D) Tanto Wagner como Verdi nasceram em 1813, traçaram histórias paralelas, tornando-se gigantes da ópera, conquanto Wagner tenha atribuído em si mesmo o mito de um gênio, em cuja imagem a humanidade deve se curvar.

    E) Na primeira cena de Attila, o rei dos hunos, aquele que, encarna a barbárie e a tirania, conforme concebido por Andrea de Rosa, vê-se, ao cair da noite, mulheres e crianças escondendo-se em um buraco."

    ---

    Bons estudos.

  • Prezado M e N

    Seu raciocínio faz sentido, no entanto, o fragmento ''da música'' encontra-se no singular, logo concordá-lo no plural com os termos seguintes parece-me um pouco estranho tendo em vista às regras ortográficas.

  • "em Milão" é adjunto adverbial de lugar, não teria que estar entre vírgulas também?

  • Ao meu ver, a alternativa "A" se equivocou ao não separar o excerto "advindo dos direitos autorais das obras de Verdi" entre virgulas, uma vez que se trata de uma oração reduzida de particípio e, por vez, também, encontra-se deslocada, não respeitando, assim, a forma direta/canônica do período ( Suj. + Verbo + Comp. ). Questão passiva de recurso e anulação.


ID
2853844
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O financiamento do Sistema Único de Saúde ocorre, de acordo com a Lei n° 141/2012, por meio da vinculação de recursos, com vistas à melhoria da saúde da população. Para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos seguintes instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Nas esferas estadual e municipal, além dos recursos do próprio Tesouro, há os recursos transferidos da União, que devem ser previstos no orçamento e identificados nos fundos de saúde para execução de ações previstas nos instrumentos do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS): Programação Anual de Saúde; Relatório de Gestão; Planos de Saúde contendo o Plano Diretor de Regionalização e o Plano Diretor de Investimentos. 

    Os recursos destinados às ações e serviços de saúde devem ser aplicados por meio de fundos de saúde. Assim, os fundos adquirem a forma de unidades gestoras de orçamento, devendo ter orçamento consignado para poder aplicar os recursos transferidos. 

    Portanto, devem-se definir os recursos do fundo de saúde no orçamento do município ou do estado em consonância com os respectivos planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde. Esses recursos definidos no orçamento para os programas devem estar de acordo com as metas que o governo pretende atingir no próximo exercício. 

    Deve-se, ainda, alocar os recursos por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual ou por intermédio de créditos suplementares, especiais ou extraordinários. 

    Enfim, para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e Fundo de Saúde. Conforme descrito na alternativa A. 

    O restante das alternativas estão errada porque não traz os instrumentos corretos para a gestão orçamentária-financeira. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia 

    https://www.conass.org.br/guiainformacao/planejamento-orcamentario-e-financeiro-sob-enfoque-no-fundo-de-saude/ 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp141.htm

ID
2853847
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, reafirmou-se a promoção e proteção da saúde dos povos como fundamento do contínuo desenvolvimento econômico-social, qualidade de vida e para a paz. O evento deu divulgação internacional ao conceito de “cuidados primários de saúde” como conceito-chave que permitiria que todos os povos atingissem um melhor nível de saúde. Pode-se dizer que o Sistema Único de Saúde, originariamente, se apoia nesse conceito operacionalizando uma atenção primária mais combativa, em que a correlação entre condições de saúde e classe social ficavam explícitas, em que enfermidade e pobreza não podiam mais ser dissociadas, na medida em que a desigualdade social se configurava em desigualdade de acesso aos serviços. Dessa forma, a concepção de saúde estava marcada pela compreensão da relação, no mundo contemporâneo, entre o modo de produção capitalista e a saúde, cenário que tornou possível reconhecer e admitir de maneira direta e pormenorizada que a saúde deve ser compreendida como decorrente

Alternativas
Comentários
  • A Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, coloca que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade, é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor da saúde. 

    Esta conferência ressaltou o íntimo inter-relacionamento e independência da saúde com o desenvolvimento econômico e social, sendo a primeira causa e consequência da progressiva melhoria das condições e da qualidade de vida. A chave do plano da Conferência de Alma-Ata está na prevenção, no desenvolvimento social e nos cuidados de saúde. 

    A carta ainda coloca que O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde. 

    Diante do exposto acima poderíamos fazer confusão com a alternativa A, porem a banca não solicita a definição de saúde, mas sim, a maneira como a saúde deve ser compreendida e, pelo texto acima fica claro a questão social para a determinação do processo saúde-doença, por isso a alternativa correta é a letra D. 

    A saúde vai muito além da ausência de doença, portanto a alternativa B está errada.  

    AS alternativas C e E falam de uso de medicação o que não se relaciona diretamente com a compreensão do processo saúde-doença.  

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf 

    http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-Alma-Ata.pdf 

ID
2853850
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) é implementada no âmbito do Sistema Único de Saúde tendo como fundamento o seguinte conceito de “assistência farmacêutica”, expresso na Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde, a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. 

    Portanto de acordo com a resolução a única alternativa que compreende a definição correta consta na letra D, as demais trazem informações que não se adequam ao conceito colocado pela legislação. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 


ID
2853853
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem

Ao se considerar a necessidade de aprimorar o denominado “Controle Social” da Saúde no âmbito nacional e as demandas dos Conselhos Estaduais e Municipais, a Resolução n° 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, estabelece diretrizes para a atuação dos conselhos de saúde. De acordo com uma dessas diretrizes, cabe a um conselho de saúde, seja na esfera nacional, estadual ou municipal

Alternativas
Comentários
  • Uma das diretrizes garante a participação da sociedade organizada com composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. Portanto a alternativa A está errada já que a função não é de integrar a todos os cidadãos.  

    O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Alternativa B está errada. 

    Os Conselhos de Saúde garantem a participação da sociedade organizada, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Alternativa C está correta.  

    As três esferas de Governo garantem autonomia administrativa para o pleno funcionamento do Conselho de Saúde, dotação orçamentária, autonomia financeira e organização da secretaria-executiva com a necessária infraestrutura e apoio técnico. Alternativa D está errada. 

    Não é uma diretriz do Conselho de saúde a definição de procedimentos. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Alternativa C.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012.html 

ID
2853856
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) integram as estruturas organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de organizarem a produção de informações compatíveis com as necessidades dos diferentes níveis de atenção à saúde, assegurando uma avaliação permanente das ações executadas e dos seus efeitos sobre a situação de saúde. Integram os SIS, no âmbito da produção assistencial, os seguintes sistemas:

Alternativas
Comentários
  • Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são instrumentos que apoiam a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. 

    Especificamente em relação aos SIS criados para informação de produção assistencial (Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/ SUS e Sistema de Informação Hospitalar - SIH/SUS), ambos sistemas foram criados no fim da década de 1980 e início da década de 1990, com a finalidade de operacionalizar o pagamento das internações e demais procedimentos realizados nos estabelecimentos do SUS, além de instrumentalizar ações de controle e auditoria. 

    Todas as alternativas trazem sistemas utilizados no SIS, porem a única alternativa que traz especificamente sistemas de produção assistencial é a alternativa B. 

    Gabarito do Professor: Alternativa B.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle. Sistemas de Informação da Atenção à Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS/Organização Pan-Americana da Saúde – Brasília, 2015. 

ID
2853859
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Inspirada na Carta de Ottawa, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196 aponta que deve haver “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Assim, a promoção da saúde é o conceito-chave nos quais os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem dar ênfase. Tradicionalmente, espera-se que os serviços de saúde em geral pratiquem promoção da saúde

Alternativas
Comentários
  • E) atuando pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

  • COMPROMISSOS COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

    Os participantes desta Conferência comprometem-se a:

    • atuar no campo das políticas públicas saudáveis e advogar um compromisso político claro em relação à saúde e à eqüidade em todos os setores;

    • agir contra a produção de produtos prejudiciais à saúde, a degradação dos recursos naturais, as condições ambientais e de vida não-saudáveis e a má-nutrição; e centrar sua atenção nos novos temas da saúde pública, tais como a poluição, o trabalho perigoso e as questões da habitação e dos assentamentos rurais;

    • atuar pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade;

    • reconhecer as pessoas como o principal recurso para a saúde; apoiá-las e capacita-las para que se mantenham saudáveis a si próprias, às suas famílias e amigos, através de financiamentos e/ou outras formas de apoio; e aceitar a comunidade como porta-voz essencial em matéria de saúde, condições de vida e bem-estar;

    • reorientar os serviços de saúde e os recursos disponíveis para a promoção da saúde; incentivar a participação e colaboração de outros setores, outras disciplinas e, mais importante, da própria comunidade;

    • reconhecer a saúde e sua manutenção como o maior desafio e o principal investimento social dos governos; e dedicar-se ao tema da ecologia em geral e das diferentes maneiras de vida;

    • a Conferência conclama a todos os interessados juntar esforços no compromisso por uma forte aliança em torno da saúde pública.

    Ottawa, novembro de 1986 

  • Para se operar a política de saúde, incluindo a de promoção da saúde, é necessária a consolidação de práticas voltadas para indivíduos e coletividades, em uma perspectiva de trabalho multidisciplinar, integrado e em redes, de forma que considere as necessidades em saúde da população, em uma ação articulada entre os diversos atores, em um determinado território 

    A promoção da saúde deve considerar a autonomia e a singularidade dos sujeitos, das coletividades e dos territórios, pois as formas como eles elegem seus modos de viver, como organizam suas escolhas e como criam possibilidades de satisfazer suas necessidades dependem não apenas da vontade ou da liberdade individual e comunitária, mas estão condicionadas e determinadas pelos contextos social, econômico, político e cultural em que eles vivem. 

    A Política Nacional de Promoção da Saúde, em seu processo de implementação nas várias esferas de gestão do SUS e na interação entre o setor Sanitário e os demais setores das políticas públicas e da sociedade, vem para provocar mudanças nos modos de organizar, planejar, realizar, analisar e avaliar o trabalho em saúde. 

    O foco da promoção da saúde não e apenas nos assentamentos rurais e comunidades quilombos, mas em toda população, principalmente a de risco. Alternativa A está errada. 

    A promoção a saúde leva em consideração a equidade e não o oposto, a inequidade. Alternativa B está errada. 

    Um dos pilares da promoção em saúde são as doenças crônicas não transmissíveis, claro que as doenças infectocontagiosas são importantes, mas não são o único trabalho da promoção em saúde. Alternativa C está errada. 

    A alternativa D está totalmente errada, a promoção em saúde não depende das forças armadas. 

    A alternativa E está correta, já que a promoção em saúde leva em consideração diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como luta contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

    Gabarito do Professor: Alternativa E.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 

ID
2853862
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a denominada “nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)", instituída em 2017, uma equipe de saúde da família para populações ribeirinhas (eSFR) será composta por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Equipes de Saúde da Família para o atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantaneira: Considerando as especificidades locorregionais, os municípios da Amazônia Legal e Pantaneiras podem optar entre 2 (dois) arranjos organizacionais para equipes Saúde da Família, além dos existentes para o restante do país:

    a. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR): São equipes que desempenham parte significativa de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas nas comunidades pertencentes à área adstrita e cujo acesso se dá por meio fluvial e que, pela grande dispersão territorial, necessitam de embarcações para atender as comunidades dispersas no território. As eSFR são vinculadas a uma UBS, que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

    Nas hipóteses de grande dispersão populacional, as ESFR podem contar, ainda, com: até 24 (vinte e quatro) Agentes Comunitários de Saúde; até 12 (doze) microscopistas, nas regiões endêmicas; até 11 (onze) Auxiliares/Técnicos de enfermagem; e 1 (um) Auxiliar/Técnico de saúde bucal. As ESFR poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos nas equipes de Nasf-AB.

    Neste caso, seria letra: C

    O poderão, não constitui regra.

  • Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): São equipes que desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), responsáveis por comunidades dispersas, ribeirinhas e pertencentes à área adstrita, cujo acesso se dá por meio fluvial. 

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal. 

    Devem contar também, com um (01) técnico de laboratório e/ou bioquímico. Estas equipes poderão incluir, na composição mínima, os profissionais de saúde bucal, um (1) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e um (01) Técnico ou Auxiliar em Saúde Bucal. 

    Poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos para os Nasf – AB. 

    Gabarito do Professor: Letra C 
    Gabarito da Banca: Letra D 

    Bibliografia 

  • É a letra C: A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

ID
2853865
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH, 2004), uma das atividades de humanização em saúde que pode ser realizada no nível da atenção secundária, especialmente na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos é

Alternativas
Comentários
  • As diretrizes na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos são: 

    1. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.  

    2. Comprometer-se com a referência e a contra-referência, aumentando a resolução da urgência e emergência, provendo o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura, conforme a necessidade dos usuários.  

    3. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as necessidades do sujeito. 

    Portanto a única alternativa que traz uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH, 2004)  relacionada a urgência e emergência, prontos-socorros e pronto-atendimentos é a alternativa D. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf 

ID
2853868
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na perspectiva de operacionalizar o conceito ampliado de saúde, diversas ações e serviços que transcendem a assistência direta ao paciente são realizações do Sistema Único de Saúde, conforme disposto no Art. 200 da Constituição Federal. Nesse sentido, considera-se uma dessas atribuições:

Alternativas
Comentários
  • Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

            I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

            II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

            III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

            IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

            V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;

            VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

            VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

            VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

  • Ao sistema único de saúde compete: 

     -  controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; 

    -  executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; 

    -  ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; 

    -  participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; 

    -  incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; 

    -  fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano; 

    -  participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; 

    -  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 

    Conforme colocado acima a alternativa A está correta. 

    A alternativa B está errada porque o SUS participa da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e não de segurança pública. 

    O SUS não executa edição de legislação sobre direito do trabalho. Alternativa C está errada. 

    Não é de competência do SUS financiar as ações de propaganda antitabagismo. Alternativa D está incorreta. 

    Não compete ao SUS reordenar a cadeia produtiva de drogas lícitas. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A. 

    Bibliografia 

    https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_200_.asp 

ID
2853871
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um aspecto importante do perfil de profissionais que trabalham com atenção primária à saúde é a capacitação para o trabalho com as famílias. Assim, existe a necessidade de os profissionais de saúde incorporarem atividades em saúde com base nos contextos de vida dos sujeitos e nos saberes destas famílias. Por exemplo, ao pensar na abordagem de uma família nuclear com uma criança de 7 anos com uma doença crônica de longa duração e dois irmãos mais novos, deve-se considerar a possibilidade:

Alternativas
Comentários
  • As condições crônicas na infância podem ser definidas como aquelas de base biológica, psicológica ou cognitiva que duram ou têm potencial para se manterem pelo menos por um ano e que produzem uma ou mais das seguintes consequências: limitações de função, atividade ou papel social; dependência de medicamentos, alimentação especial, dispositivo tecnológico ou cuidados; e necessidade de assistência em serviços de saúde ou educacionais acima do usual para a idade da criança. 

    Quando uma criança e sua família vivenciam a doença crônica, têm seu cotidiano modificado devido à interrupção das atividades diárias, internações prolongadas, realização de exames, adesão à terapêutica, efeitos indesejáveis advindos da própria medicação, limitações na compreensão do diagnóstico, desajuste financeiro, angústia, sofrimento, dor e medo constante da possibilidade de morte. Os irmãos saudáveis também precisam ser assistidos, uma vez que podem reagir negativamente à doença ou ao irmão(a) doente. 

    Algumas vezes a criança com doença crônica pode fortalecer o vínculo familiar, mas isso não é uma regra, o mais comum e uma crise conjugal em decorrência da criança com doença crônica. A alternativa A está errada. 

    A alternativa B está errada já que a criança sempre influencia o funcionamento familiar.  

    A alternativa C está correta, muitas vezes os pais buscam prazeres imediatos para aliviar a tensão do cuidado. 

    Não há como proteger os demais membros da família, eles fazem parte do núcleo familiar. Alternativa D está errada. 

    Os cuidados com a criança com doença crônica muitas vezes levam a um dos pais deixarem o emprego para cuidar da criança, acarretando em um problema social e econômico para a família. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia 

    Araújo Yana Balduíno, Reichert Altamira Pereira da Silva, Vasconcelos Maria Gorete Lucena de, Collet Neusa. Fragilidade da rede social de famílias de crianças com doença crônica. Rev. bras. enferm.  Oct [cited  2020  May  05] ;  66( 5 ): 675-681. 2013. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 

ID
3025375
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Para responder à questão a seguir, considere o caso clínico abaixo com base no DSM -5


            B.A.S., 25 anos, sexo masculino, procura um psiquiatra, após alguns anos de sofrimento, em decorrência de sentir uma incongruência acentuada entre o gênero experimentado/expresso e suas características sexuais primárias e secundárias, além de forte desejo de se livrar de suas próprias características sexuais e de pertencer ao outro gênero. Isso tem lhe causado prejuízos no seu funcionamento social e profissional. 

O principal diagnóstico para B.A.S.é de

Alternativas

ID
3025378
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Para responder à questão a seguir, considere o caso clínico abaixo com base no DSM -5


            B.A.S., 25 anos, sexo masculino, procura um psiquiatra, após alguns anos de sofrimento, em decorrência de sentir uma incongruência acentuada entre o gênero experimentado/expresso e suas características sexuais primárias e secundárias, além de forte desejo de se livrar de suas próprias características sexuais e de pertencer ao outro gênero. Isso tem lhe causado prejuízos no seu funcionamento social e profissional. 

É INCORRETO afirmar, com relação a essa condição clínica, que

Alternativas

ID
3025381
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Para responder à questão a seguir, considere o caso clínico abaixo com base no DSM -5


            B.A.S., 25 anos, sexo masculino, procura um psiquiatra, após alguns anos de sofrimento, em decorrência de sentir uma incongruência acentuada entre o gênero experimentado/expresso e suas características sexuais primárias e secundárias, além de forte desejo de se livrar de suas próprias características sexuais e de pertencer ao outro gênero. Isso tem lhe causado prejuízos no seu funcionamento social e profissional. 

Com relação aos seus fatores de risco e prognóstico,

Alternativas

ID
3025384
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

De acordo com a CID-10, o transvestismo de duplo papel:

Alternativas

ID
3025387
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

De acordo com o DSM-5, é correto afirmar quanto aos critérios diagnósticos para o transtorno de tique motor ou vocal persistente (crônico):

Alternativas

ID
3025390
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

NÃO é um dos sintomas constantes no critério diagnóstico “A” do DSM-5 para transtorno psicótico breve:

Alternativas

ID
3025393
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

É correto afirmar com relação ao transtorno bipolar tipo II, com base no DSM-5:

Alternativas

ID
3025396
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação à encoprese, considere:

I. Estima-se que, aproximadamente, 1% das crianças de 5 anos de idade tenham encoprese, e o transtorno é mais comum no sexo masculino do que no feminino.

II. A eliminação repetida de fezes em locais inapropriados deve ser sempre involuntária, nunca intencional

III. É preciso que a eliminação repetida de fezes em locais inapropriados ocorra, no mínimo, três vezes por mês, durante, pelo menos, 6 meses.

IV. A encoprese não é diagnosticada até a criança ter chegado a uma idade cronológica mínima de 4 anos (ou, no caso de crianças com atraso no desenvolvimento, uma idade mental de, no mínimo, 4 anos).

Com base no DSM-5, está correto o que consta APENAS de

Alternativas

ID
3025399
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

De acordo com o DSM-5, a porcentagem dos pacientes ambulatoriais com transtorno dissociativo de identidade que tentaram suicídio é

Alternativas

ID
3025402
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo relacionadas às “questões diagnosticas relativas ao gênero”, em diferentes condições clínicas, descritas no DSM-5:

I. Os ataques de pânico são mais comuns em indivíduos do sexo feminino do que nos do masculino, mas as características clínicas dos sintomas dos ataques de pânico não diferem entre os gêneros.

II. Indivíduos do sexo masculino, em geral, têm mais propensão do que os do sexo feminino para receber diagnóstico de formas moderadas (razão média masculino/feminino 1,6:1) e graves (razão média masculino/feminino 1,2:1) de deficiência intelectual.

III. O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é mais frequente no sexo masculino do que no feminino na população em geral, com uma proporção de cerca de 2:1 nas crianças e de 1,6:1 nos adultos. Há maior probabilidade de pessoas do sexo feminino se apresentarem primariamente com características de desatenção na comparação com as do sexo masculino.

IV. Indivíduos do sexo feminino com transtorno bipolar tipo I ou tipo II têm maior probabilidade de apresentar sintomas depressivos, e apresentam risco menor ao longo da vida de transtorno por uso de álcool do que os indivíduos do sexo masculino, embora tenham uma probabilidade maior de transtorno por uso de álcool do que indivíduos do sexo feminino na população em geral.

Com base no DSM-5, está correto o que consta APENAS de

Alternativas

ID
3025405
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

De acordo com o DSM-5, nos marcadores diagnósticos do transtorno pedofílico, medidas psicofisiológicas do interesse sexual podem, algumas vezes, ser úteis quando a história do indivíduo sugere a possível presença de transtorno pedofílico, mas ele nega atração forte ou preferencial por crianças. Entre essas medidas, a mais pesquisada e usada há mais tempo é:

Alternativas

ID
3025408
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

No critério diagnóstico “B” do DSM-5 para narcolepsia, consta a presença de polissonografia do sono noturno demonstrando latência do sono REM inferior ou igual a I minutos ou teste de latência múltipla do sono demonstrando média de latência do sono inferior ou igual a II minutos e dois ou mais períodos de REM no início do sono.

As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, por

Alternativas

ID
3025411
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

C.W.S., 8 anos, sexo masculino, foi levado para avaliação com psiquiatra infantil por apresentar deficiências qualitativas na interação social recíproca e padrões de comportamento, interesses e atividades restritos, repetitivos e estereotipados. Não possui nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem. Após a avaliação, a médica chegou ao diagnóstico de Síndrome de Asperger (CID-10: F84.5), que, na referida classificação de transtornos mentais e de comportamento, inclui:

Alternativas

ID
3025414
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Nas diretrizes diagnósticas da CID-10 para anorexia nervosa (CID-10: F50.0), consta que o peso corporal se mantenha, pelo menos, 15% abaixo do esperado (tanto perdido quanto nunca alcançado) ou que o índice da massa corporal de Quetelet se mantenha menor ou igual a

Alternativas

ID
3025417
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

São sinais ou sintomas apresentados no critério diagnóstico “C” do DSM-5 para intoxicação por estimulantes, e que podem ser desenvolvidos durante ou logo após o uso dessas substâncias:

Alternativas

ID
3025438
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

            A.X.S, 24 anos, solteira, foi levada ao serviço de emergência por ter sido encontrada deambulando pelas ruas após ter desaparecido de casa há 1 semana. A paciente apresenta prejuízo importante dos cuidados pessoais e higiene, emagrecida (IMC 17 kg/m2), com atitude desconfiada e hostil. Por vezes, agressiva com a equipe médica e policiais que a levaram ao hospital. O serviço social localizou a família, que informou que a paciente vinha apresentando períodos de agressividade e hostilidade com os irmãos e primos há 6 meses, referindo que estes a estavam envenenando e preocupada com o que poderia comer, ficando, por ocasiões, dias sem se alimentar. Os familiares referem que a mesma ficava no seu quarto mais isolada, falando sozinha e, quando era abordada, gritava e jogava objetos contra eles. Também informam que antes de 6 meses era funcional, e relacionam a piora do comportamento a ter terminado um relacionamento após ter ido numa festa e feito uso de maconha e lança perfumes. Referem que o comportamento da paciente foi piorando ao longo dos meses, tendo por vezes ficado deitada na cama por dias sem se levantar e tomar banho. Alimentava-se apenas quando muito estimulada. Ao exame psíquico, encontrava-se consciente, hipervigil, atitude agressiva em relação ao entrevistador, equipe e família, crítica do estado mórbido prejudicada e discurso com conteúdo persecutório e auto referente, evidências de sinais alucinatórios indiretos. A paciente recusa permanecer no hospital (ser internada) e fica solicitando continuamente alta médica. 

O diagnóstico inicial da paciente a ser realizado no serviço de emergência é:

Alternativas

ID
3025441
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

            A.X.S, 24 anos, solteira, foi levada ao serviço de emergência por ter sido encontrada deambulando pelas ruas após ter desaparecido de casa há 1 semana. A paciente apresenta prejuízo importante dos cuidados pessoais e higiene, emagrecida (IMC 17 kg/m2), com atitude desconfiada e hostil. Por vezes, agressiva com a equipe médica e policiais que a levaram ao hospital. O serviço social localizou a família, que informou que a paciente vinha apresentando períodos de agressividade e hostilidade com os irmãos e primos há 6 meses, referindo que estes a estavam envenenando e preocupada com o que poderia comer, ficando, por ocasiões, dias sem se alimentar. Os familiares referem que a mesma ficava no seu quarto mais isolada, falando sozinha e, quando era abordada, gritava e jogava objetos contra eles. Também informam que antes de 6 meses era funcional, e relacionam a piora do comportamento a ter terminado um relacionamento após ter ido numa festa e feito uso de maconha e lança perfumes. Referem que o comportamento da paciente foi piorando ao longo dos meses, tendo por vezes ficado deitada na cama por dias sem se levantar e tomar banho. Alimentava-se apenas quando muito estimulada. Ao exame psíquico, encontrava-se consciente, hipervigil, atitude agressiva em relação ao entrevistador, equipe e família, crítica do estado mórbido prejudicada e discurso com conteúdo persecutório e auto referente, evidências de sinais alucinatórios indiretos. A paciente recusa permanecer no hospital (ser internada) e fica solicitando continuamente alta médica. 

A paciente deseja ir embora, porém a equipe médica acredita que deva permanecer internada. A conduta a ser tomada é

Alternativas

ID
3025444
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

            A.X.S, 24 anos, solteira, foi levada ao serviço de emergência por ter sido encontrada deambulando pelas ruas após ter desaparecido de casa há 1 semana. A paciente apresenta prejuízo importante dos cuidados pessoais e higiene, emagrecida (IMC 17 kg/m2), com atitude desconfiada e hostil. Por vezes, agressiva com a equipe médica e policiais que a levaram ao hospital. O serviço social localizou a família, que informou que a paciente vinha apresentando períodos de agressividade e hostilidade com os irmãos e primos há 6 meses, referindo que estes a estavam envenenando e preocupada com o que poderia comer, ficando, por ocasiões, dias sem se alimentar. Os familiares referem que a mesma ficava no seu quarto mais isolada, falando sozinha e, quando era abordada, gritava e jogava objetos contra eles. Também informam que antes de 6 meses era funcional, e relacionam a piora do comportamento a ter terminado um relacionamento após ter ido numa festa e feito uso de maconha e lança perfumes. Referem que o comportamento da paciente foi piorando ao longo dos meses, tendo por vezes ficado deitada na cama por dias sem se levantar e tomar banho. Alimentava-se apenas quando muito estimulada. Ao exame psíquico, encontrava-se consciente, hipervigil, atitude agressiva em relação ao entrevistador, equipe e família, crítica do estado mórbido prejudicada e discurso com conteúdo persecutório e auto referente, evidências de sinais alucinatórios indiretos. A paciente recusa permanecer no hospital (ser internada) e fica solicitando continuamente alta médica. 

NÃO é exame a ser solicitado para essa paciente, no serviço de emergência:

Alternativas

ID
3025447
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

            F.M.A apresenta relatórios e atestados médicos informando ser portador de transtorno psiquiátrico há 15 anos, tendo nesse período recebido diagnóstico compatíveis com CID-10 F31, F29 e mais recentemente F20. Em sua história, apresenta antecedente de tentativa de suicídio na qual pulou de uma ponte e passou meses internado pelas fraturas. Ao exame psíquico, F.M.A apresenta-se consciente, orientado no tempo e espaço, memória e atenção preservadas. Afeto algo embotado, com latência de resposta às questões do médico perito. Apresenta também dificuldade de flexibilidade mental - identificada nas mudanças de temas, na qual o periciando tendia a manter a temática anterior. Juízo delirante, crítica prejudicada em relação ao seu estado mórbido, impactando em sua aderência a tratamento, o que resultou em diversas internações ao longos desses 15 anos. Sinais indiretos de presença de alucinação auditiva. Na avaliação de funcionalidade, apresenta prejuízo de função executiva e prejuízo nas atividades instrumentais da vida diária. Está em uso de ácido valproico 1.000 mg/dia, clorpromazina 200 mg/dia e sertralina 100 mg/dia. 

Como médico perito, o documento a ser entregue ao Juiz é:

Alternativas

ID
3025450
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

            F.M.A apresenta relatórios e atestados médicos informando ser portador de transtorno psiquiátrico há 15 anos, tendo nesse período recebido diagnóstico compatíveis com CID-10 F31, F29 e mais recentemente F20. Em sua história, apresenta antecedente de tentativa de suicídio na qual pulou de uma ponte e passou meses internado pelas fraturas. Ao exame psíquico, F.M.A apresenta-se consciente, orientado no tempo e espaço, memória e atenção preservadas. Afeto algo embotado, com latência de resposta às questões do médico perito. Apresenta também dificuldade de flexibilidade mental - identificada nas mudanças de temas, na qual o periciando tendia a manter a temática anterior. Juízo delirante, crítica prejudicada em relação ao seu estado mórbido, impactando em sua aderência a tratamento, o que resultou em diversas internações ao longos desses 15 anos. Sinais indiretos de presença de alucinação auditiva. Na avaliação de funcionalidade, apresenta prejuízo de função executiva e prejuízo nas atividades instrumentais da vida diária. Está em uso de ácido valproico 1.000 mg/dia, clorpromazina 200 mg/dia e sertralina 100 mg/dia. 

Considerando o presente caso como perito judicial, a conclusão é de que F.M.A seja

Alternativas

ID
3025453
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

            F.M.A apresenta relatórios e atestados médicos informando ser portador de transtorno psiquiátrico há 15 anos, tendo nesse período recebido diagnóstico compatíveis com CID-10 F31, F29 e mais recentemente F20. Em sua história, apresenta antecedente de tentativa de suicídio na qual pulou de uma ponte e passou meses internado pelas fraturas. Ao exame psíquico, F.M.A apresenta-se consciente, orientado no tempo e espaço, memória e atenção preservadas. Afeto algo embotado, com latência de resposta às questões do médico perito. Apresenta também dificuldade de flexibilidade mental - identificada nas mudanças de temas, na qual o periciando tendia a manter a temática anterior. Juízo delirante, crítica prejudicada em relação ao seu estado mórbido, impactando em sua aderência a tratamento, o que resultou em diversas internações ao longos desses 15 anos. Sinais indiretos de presença de alucinação auditiva. Na avaliação de funcionalidade, apresenta prejuízo de função executiva e prejuízo nas atividades instrumentais da vida diária. Está em uso de ácido valproico 1.000 mg/dia, clorpromazina 200 mg/dia e sertralina 100 mg/dia. 

O perito judicial, no processo de perícia, NÃO pode fazer ou incluir no documento médico legal a ser encaminhado:

Alternativas

ID
3025456
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sobre psicofarmacologia, considere:

I. O ginkgo-biloba possui efeito inibidor da agregação plaquetária; dessa forma, quando associado a outras medicações de efeito antiagregante plaquetário ou anticoagulante, pode aumentar o risco de sangramento.

II. O ciprofloxacino pode aumentar os níveis séricos da clozapina pois trata-se de um potente inibidor da enzima CYP1A2.

III. O ácido valpróico reduz o nível sérico da lamotrigina, necessitando de doses mais elevadas da mesma.

IV. A carbamazepina é um importante inibidor das enzimas CYP2D6, aumentando o nível sérico da fluoxetina ao ser administrada em conjunto.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas

ID
3025459
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Fármaco a ser usado para tratamento nos quadros de demências, com principal mecanismo de ação de modulador glutamatérgico (NMDA) que age como antagonista dos receptores de glutamato, indicado na Demência da Doença de Alzheimer:

Alternativas

ID
3025462
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Quadro com início em geral agudo (48 horas) e resolução breve (2 semanas), que apresenta vários tipos de alucinação ou delírios, variando em tipo e intensidade ao longo do tempo, instabilidade emocional, caracterizado pela CID 10 em F23.0. Trata-se de:

Alternativas