SóProvas



Prova FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Farmacêutico


ID
2853841
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a redação da seguinte frase adaptada do texto:

Alternativas
Comentários
  • Ta mas aonde está o texto relacionado?????

  • "B) Por meio da música de Verdi, inspiraM-se emoções fortes, e com ela eclodeM melodias fáceis de cantar, apesar de alguns estarem alheios à profundidade sonora e reflexiva criada por ele.

    C) Verdi enfrentou a indústria da ópera de seu tempo e uma vez que, tenha vivido de modo simples e despojado em um pequeno sítio perto de Parma, manteve-se atrelado a região em que nasceu.

    D) Tanto Wagner como Verdi nasceram em 1813, traçaram histórias paralelas, tornando-se gigantes da ópera, conquanto Wagner tenha atribuído em si mesmo o mito de um gênio, em cuja imagem a humanidade deve se curvar.

    E) Na primeira cena de Attila, o rei dos hunos, aquele que, encarna a barbárie e a tirania, conforme concebido por Andrea de Rosa, vê-se, ao cair da noite, mulheres e crianças escondendo-se em um buraco."

    ---

    Bons estudos.

  • Prezado M e N

    Seu raciocínio faz sentido, no entanto, o fragmento ''da música'' encontra-se no singular, logo concordá-lo no plural com os termos seguintes parece-me um pouco estranho tendo em vista às regras ortográficas.

  • "em Milão" é adjunto adverbial de lugar, não teria que estar entre vírgulas também?

  • Ao meu ver, a alternativa "A" se equivocou ao não separar o excerto "advindo dos direitos autorais das obras de Verdi" entre virgulas, uma vez que se trata de uma oração reduzida de particípio e, por vez, também, encontra-se deslocada, não respeitando, assim, a forma direta/canônica do período ( Suj. + Verbo + Comp. ). Questão passiva de recurso e anulação.


ID
2853844
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O financiamento do Sistema Único de Saúde ocorre, de acordo com a Lei n° 141/2012, por meio da vinculação de recursos, com vistas à melhoria da saúde da população. Para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos seguintes instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Nas esferas estadual e municipal, além dos recursos do próprio Tesouro, há os recursos transferidos da União, que devem ser previstos no orçamento e identificados nos fundos de saúde para execução de ações previstas nos instrumentos do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS): Programação Anual de Saúde; Relatório de Gestão; Planos de Saúde contendo o Plano Diretor de Regionalização e o Plano Diretor de Investimentos. 

    Os recursos destinados às ações e serviços de saúde devem ser aplicados por meio de fundos de saúde. Assim, os fundos adquirem a forma de unidades gestoras de orçamento, devendo ter orçamento consignado para poder aplicar os recursos transferidos. 

    Portanto, devem-se definir os recursos do fundo de saúde no orçamento do município ou do estado em consonância com os respectivos planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde. Esses recursos definidos no orçamento para os programas devem estar de acordo com as metas que o governo pretende atingir no próximo exercício. 

    Deve-se, ainda, alocar os recursos por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual ou por intermédio de créditos suplementares, especiais ou extraordinários. 

    Enfim, para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e Fundo de Saúde. Conforme descrito na alternativa A. 

    O restante das alternativas estão errada porque não traz os instrumentos corretos para a gestão orçamentária-financeira. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia 

    https://www.conass.org.br/guiainformacao/planejamento-orcamentario-e-financeiro-sob-enfoque-no-fundo-de-saude/ 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp141.htm

ID
2853847
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, reafirmou-se a promoção e proteção da saúde dos povos como fundamento do contínuo desenvolvimento econômico-social, qualidade de vida e para a paz. O evento deu divulgação internacional ao conceito de “cuidados primários de saúde” como conceito-chave que permitiria que todos os povos atingissem um melhor nível de saúde. Pode-se dizer que o Sistema Único de Saúde, originariamente, se apoia nesse conceito operacionalizando uma atenção primária mais combativa, em que a correlação entre condições de saúde e classe social ficavam explícitas, em que enfermidade e pobreza não podiam mais ser dissociadas, na medida em que a desigualdade social se configurava em desigualdade de acesso aos serviços. Dessa forma, a concepção de saúde estava marcada pela compreensão da relação, no mundo contemporâneo, entre o modo de produção capitalista e a saúde, cenário que tornou possível reconhecer e admitir de maneira direta e pormenorizada que a saúde deve ser compreendida como decorrente

Alternativas
Comentários
  • A Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, coloca que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade, é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor da saúde. 

    Esta conferência ressaltou o íntimo inter-relacionamento e independência da saúde com o desenvolvimento econômico e social, sendo a primeira causa e consequência da progressiva melhoria das condições e da qualidade de vida. A chave do plano da Conferência de Alma-Ata está na prevenção, no desenvolvimento social e nos cuidados de saúde. 

    A carta ainda coloca que O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde. 

    Diante do exposto acima poderíamos fazer confusão com a alternativa A, porem a banca não solicita a definição de saúde, mas sim, a maneira como a saúde deve ser compreendida e, pelo texto acima fica claro a questão social para a determinação do processo saúde-doença, por isso a alternativa correta é a letra D. 

    A saúde vai muito além da ausência de doença, portanto a alternativa B está errada.  

    AS alternativas C e E falam de uso de medicação o que não se relaciona diretamente com a compreensão do processo saúde-doença.  

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf 

    http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-Alma-Ata.pdf 

ID
2853850
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) é implementada no âmbito do Sistema Único de Saúde tendo como fundamento o seguinte conceito de “assistência farmacêutica”, expresso na Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde, a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. 

    Portanto de acordo com a resolução a única alternativa que compreende a definição correta consta na letra D, as demais trazem informações que não se adequam ao conceito colocado pela legislação. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 


ID
2853853
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem

Ao se considerar a necessidade de aprimorar o denominado “Controle Social” da Saúde no âmbito nacional e as demandas dos Conselhos Estaduais e Municipais, a Resolução n° 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, estabelece diretrizes para a atuação dos conselhos de saúde. De acordo com uma dessas diretrizes, cabe a um conselho de saúde, seja na esfera nacional, estadual ou municipal

Alternativas
Comentários
  • Uma das diretrizes garante a participação da sociedade organizada com composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. Portanto a alternativa A está errada já que a função não é de integrar a todos os cidadãos.  

    O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Alternativa B está errada. 

    Os Conselhos de Saúde garantem a participação da sociedade organizada, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Alternativa C está correta.  

    As três esferas de Governo garantem autonomia administrativa para o pleno funcionamento do Conselho de Saúde, dotação orçamentária, autonomia financeira e organização da secretaria-executiva com a necessária infraestrutura e apoio técnico. Alternativa D está errada. 

    Não é uma diretriz do Conselho de saúde a definição de procedimentos. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Alternativa C.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012.html 

ID
2853856
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) integram as estruturas organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de organizarem a produção de informações compatíveis com as necessidades dos diferentes níveis de atenção à saúde, assegurando uma avaliação permanente das ações executadas e dos seus efeitos sobre a situação de saúde. Integram os SIS, no âmbito da produção assistencial, os seguintes sistemas:

Alternativas
Comentários
  • Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são instrumentos que apoiam a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. 

    Especificamente em relação aos SIS criados para informação de produção assistencial (Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/ SUS e Sistema de Informação Hospitalar - SIH/SUS), ambos sistemas foram criados no fim da década de 1980 e início da década de 1990, com a finalidade de operacionalizar o pagamento das internações e demais procedimentos realizados nos estabelecimentos do SUS, além de instrumentalizar ações de controle e auditoria. 

    Todas as alternativas trazem sistemas utilizados no SIS, porem a única alternativa que traz especificamente sistemas de produção assistencial é a alternativa B. 

    Gabarito do Professor: Alternativa B.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle. Sistemas de Informação da Atenção à Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS/Organização Pan-Americana da Saúde – Brasília, 2015. 

ID
2853859
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Inspirada na Carta de Ottawa, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196 aponta que deve haver “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Assim, a promoção da saúde é o conceito-chave nos quais os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem dar ênfase. Tradicionalmente, espera-se que os serviços de saúde em geral pratiquem promoção da saúde

Alternativas
Comentários
  • E) atuando pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

  • COMPROMISSOS COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

    Os participantes desta Conferência comprometem-se a:

    • atuar no campo das políticas públicas saudáveis e advogar um compromisso político claro em relação à saúde e à eqüidade em todos os setores;

    • agir contra a produção de produtos prejudiciais à saúde, a degradação dos recursos naturais, as condições ambientais e de vida não-saudáveis e a má-nutrição; e centrar sua atenção nos novos temas da saúde pública, tais como a poluição, o trabalho perigoso e as questões da habitação e dos assentamentos rurais;

    • atuar pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade;

    • reconhecer as pessoas como o principal recurso para a saúde; apoiá-las e capacita-las para que se mantenham saudáveis a si próprias, às suas famílias e amigos, através de financiamentos e/ou outras formas de apoio; e aceitar a comunidade como porta-voz essencial em matéria de saúde, condições de vida e bem-estar;

    • reorientar os serviços de saúde e os recursos disponíveis para a promoção da saúde; incentivar a participação e colaboração de outros setores, outras disciplinas e, mais importante, da própria comunidade;

    • reconhecer a saúde e sua manutenção como o maior desafio e o principal investimento social dos governos; e dedicar-se ao tema da ecologia em geral e das diferentes maneiras de vida;

    • a Conferência conclama a todos os interessados juntar esforços no compromisso por uma forte aliança em torno da saúde pública.

    Ottawa, novembro de 1986 

  • Para se operar a política de saúde, incluindo a de promoção da saúde, é necessária a consolidação de práticas voltadas para indivíduos e coletividades, em uma perspectiva de trabalho multidisciplinar, integrado e em redes, de forma que considere as necessidades em saúde da população, em uma ação articulada entre os diversos atores, em um determinado território 

    A promoção da saúde deve considerar a autonomia e a singularidade dos sujeitos, das coletividades e dos territórios, pois as formas como eles elegem seus modos de viver, como organizam suas escolhas e como criam possibilidades de satisfazer suas necessidades dependem não apenas da vontade ou da liberdade individual e comunitária, mas estão condicionadas e determinadas pelos contextos social, econômico, político e cultural em que eles vivem. 

    A Política Nacional de Promoção da Saúde, em seu processo de implementação nas várias esferas de gestão do SUS e na interação entre o setor Sanitário e os demais setores das políticas públicas e da sociedade, vem para provocar mudanças nos modos de organizar, planejar, realizar, analisar e avaliar o trabalho em saúde. 

    O foco da promoção da saúde não e apenas nos assentamentos rurais e comunidades quilombos, mas em toda população, principalmente a de risco. Alternativa A está errada. 

    A promoção a saúde leva em consideração a equidade e não o oposto, a inequidade. Alternativa B está errada. 

    Um dos pilares da promoção em saúde são as doenças crônicas não transmissíveis, claro que as doenças infectocontagiosas são importantes, mas não são o único trabalho da promoção em saúde. Alternativa C está errada. 

    A alternativa D está totalmente errada, a promoção em saúde não depende das forças armadas. 

    A alternativa E está correta, já que a promoção em saúde leva em consideração diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como luta contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

    Gabarito do Professor: Alternativa E.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 

ID
2853862
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a denominada “nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)", instituída em 2017, uma equipe de saúde da família para populações ribeirinhas (eSFR) será composta por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Equipes de Saúde da Família para o atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantaneira: Considerando as especificidades locorregionais, os municípios da Amazônia Legal e Pantaneiras podem optar entre 2 (dois) arranjos organizacionais para equipes Saúde da Família, além dos existentes para o restante do país:

    a. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR): São equipes que desempenham parte significativa de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas nas comunidades pertencentes à área adstrita e cujo acesso se dá por meio fluvial e que, pela grande dispersão territorial, necessitam de embarcações para atender as comunidades dispersas no território. As eSFR são vinculadas a uma UBS, que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

    Nas hipóteses de grande dispersão populacional, as ESFR podem contar, ainda, com: até 24 (vinte e quatro) Agentes Comunitários de Saúde; até 12 (doze) microscopistas, nas regiões endêmicas; até 11 (onze) Auxiliares/Técnicos de enfermagem; e 1 (um) Auxiliar/Técnico de saúde bucal. As ESFR poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos nas equipes de Nasf-AB.

    Neste caso, seria letra: C

    O poderão, não constitui regra.

  • Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): São equipes que desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), responsáveis por comunidades dispersas, ribeirinhas e pertencentes à área adstrita, cujo acesso se dá por meio fluvial. 

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal. 

    Devem contar também, com um (01) técnico de laboratório e/ou bioquímico. Estas equipes poderão incluir, na composição mínima, os profissionais de saúde bucal, um (1) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e um (01) Técnico ou Auxiliar em Saúde Bucal. 

    Poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos para os Nasf – AB. 

    Gabarito do Professor: Letra C 
    Gabarito da Banca: Letra D 

    Bibliografia 

  • É a letra C: A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

ID
2853865
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH, 2004), uma das atividades de humanização em saúde que pode ser realizada no nível da atenção secundária, especialmente na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos é

Alternativas
Comentários
  • As diretrizes na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos são: 

    1. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.  

    2. Comprometer-se com a referência e a contra-referência, aumentando a resolução da urgência e emergência, provendo o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura, conforme a necessidade dos usuários.  

    3. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as necessidades do sujeito. 

    Portanto a única alternativa que traz uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH, 2004)  relacionada a urgência e emergência, prontos-socorros e pronto-atendimentos é a alternativa D. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf 

ID
2853868
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na perspectiva de operacionalizar o conceito ampliado de saúde, diversas ações e serviços que transcendem a assistência direta ao paciente são realizações do Sistema Único de Saúde, conforme disposto no Art. 200 da Constituição Federal. Nesse sentido, considera-se uma dessas atribuições:

Alternativas
Comentários
  • Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

            I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

            II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

            III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

            IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

            V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;

            VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

            VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

            VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

  • Ao sistema único de saúde compete: 

     -  controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; 

    -  executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; 

    -  ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; 

    -  participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; 

    -  incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; 

    -  fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano; 

    -  participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; 

    -  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 

    Conforme colocado acima a alternativa A está correta. 

    A alternativa B está errada porque o SUS participa da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e não de segurança pública. 

    O SUS não executa edição de legislação sobre direito do trabalho. Alternativa C está errada. 

    Não é de competência do SUS financiar as ações de propaganda antitabagismo. Alternativa D está incorreta. 

    Não compete ao SUS reordenar a cadeia produtiva de drogas lícitas. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A. 

    Bibliografia 

    https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_200_.asp 

ID
2853871
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um aspecto importante do perfil de profissionais que trabalham com atenção primária à saúde é a capacitação para o trabalho com as famílias. Assim, existe a necessidade de os profissionais de saúde incorporarem atividades em saúde com base nos contextos de vida dos sujeitos e nos saberes destas famílias. Por exemplo, ao pensar na abordagem de uma família nuclear com uma criança de 7 anos com uma doença crônica de longa duração e dois irmãos mais novos, deve-se considerar a possibilidade:

Alternativas
Comentários
  • As condições crônicas na infância podem ser definidas como aquelas de base biológica, psicológica ou cognitiva que duram ou têm potencial para se manterem pelo menos por um ano e que produzem uma ou mais das seguintes consequências: limitações de função, atividade ou papel social; dependência de medicamentos, alimentação especial, dispositivo tecnológico ou cuidados; e necessidade de assistência em serviços de saúde ou educacionais acima do usual para a idade da criança. 

    Quando uma criança e sua família vivenciam a doença crônica, têm seu cotidiano modificado devido à interrupção das atividades diárias, internações prolongadas, realização de exames, adesão à terapêutica, efeitos indesejáveis advindos da própria medicação, limitações na compreensão do diagnóstico, desajuste financeiro, angústia, sofrimento, dor e medo constante da possibilidade de morte. Os irmãos saudáveis também precisam ser assistidos, uma vez que podem reagir negativamente à doença ou ao irmão(a) doente. 

    Algumas vezes a criança com doença crônica pode fortalecer o vínculo familiar, mas isso não é uma regra, o mais comum e uma crise conjugal em decorrência da criança com doença crônica. A alternativa A está errada. 

    A alternativa B está errada já que a criança sempre influencia o funcionamento familiar.  

    A alternativa C está correta, muitas vezes os pais buscam prazeres imediatos para aliviar a tensão do cuidado. 

    Não há como proteger os demais membros da família, eles fazem parte do núcleo familiar. Alternativa D está errada. 

    Os cuidados com a criança com doença crônica muitas vezes levam a um dos pais deixarem o emprego para cuidar da criança, acarretando em um problema social e econômico para a família. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia 

    Araújo Yana Balduíno, Reichert Altamira Pereira da Silva, Vasconcelos Maria Gorete Lucena de, Collet Neusa. Fragilidade da rede social de famílias de crianças com doença crônica. Rev. bras. enferm.  Oct [cited  2020  May  05] ;  66( 5 ): 675-681. 2013. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 

ID
2877652
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um farmacêutico precisa estar atualizado quanto à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), pois a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) pode recomendar incorporação, exclusão ou alteração de medicamentos para uma determinada indicação específica de uso.


Esta afirmação está:

Alternativas

ID
2877655
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Assistência Farmacêutica

Alternativas

ID
2877658
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma prescrição farmacêutica

Alternativas
Comentários
  • Prescrição farmacêutica: ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde


ID
2877661
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na dispensação de medicamentos, um farmacêutico

Alternativas

ID
2877664
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para a dispensação farmacêutica de medicamentos, o correto é afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Em cada receita poderá estar prescrito somente 1 (um) antimicrobiano para que o medicamento possa ser dispensado. Errada. Segundo a RDC 20/11, não há limitação do número de itens contendo medicamentos antimicrobianos prescritos por receita.

    B) Uma receita de medicamento magistral, preparada na farmácia, não precisa ser registrada. Errada, deve ser registrada.

    C) A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional por apenas 30 (trinta) dias a contar da data de sua emissão. Errada, a receita é válida por todo território brasileiro por 10 dias a partir da sua emissão.

    D) Uma receita de antibiótico pode conter a prescrição de outras categorias de medicamentos sujeitos a controle especial, desde que, contenha o Código Internacional de Doenças (CID) e o número do Conselho Federal do prescritor. Errada, Art 7º A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos desde que não sejam sujeitos a controle especial.

    Gabarito: letra E


ID
2877667
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O uso racional de medicamentos

Alternativas

ID
2877670
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Infecções Hospitalares ou Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), o Ministério da Saúde

Alternativas

ID
2877673
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um alimento processado à base de carne de aves que apresentava emboloramento foi servido e consumido por funcionários de um hospital. Não houve ocorrência de efeitos adversos. Neste caso, o farmacêutico

Alternativas

ID
2877676
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um doador de sangue apresentou vermelhidão, petéquias e prurido intenso no local puncionado e retornou ao Hemocentro, após 12 horas da doação, para fazer uma reclamação. Para este caso, a ação de Hemovigilância,

Alternativas

ID
2877679
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o Ministério da Saúde, a promoção da saúde

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A PNPS traz em sua base o conceito ampliado de saúde e o referencial teórico da promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social. O conceito ampliado de saúde foi solicitado no momento histórico da VIII CNS, em 1986 e posto em seu relatório final. Esse conceito é descrito no art.3º da LOS 8.080/90, alinhando a saúde aos fatores determinantes e condicionantes como: moradia, lazer, educação, atividade física, acesso aos bens essenciais, dentre outros. Podemos dizer que a ampliação do conceito de saúde traz a ratificação da importância de ações intersetoriais para alcançarmos um alto grau de desenvolvimento e de melhoria das condições de saúde da população.

    B- Em momento algum ela cita que deverá ser feita somente pelo SUS.

    C- Neste parágrafo podemos perceber que os fatores determinantes de saúde estão destacados de azul. Porém falamos de promoção, e a reabilitação entrará na parte de prevenção terciária.

    D- Descarte. Completamente equivocada.

    E- Politicas de educação em saúde voltadas para tabagismo e alcoolismo entram no quesito promoção a saúde.

  • TEMAS PRIORITARIOS:

    II- Alimentação adequada e saudável: Promover ações relativas à alimentação adequada e saudável, visando à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional, contribuindo com as ações e com as metas de redução da pobreza, com a inclusão social e com a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

    IV. Enfrentamento ao uso do tabaco e de seus derivados: Promover, articular e mobilizar ações para redução e controle do uso do tabaco, incluindo ações educativas, legislativas, econômicas, ambientais, culturais e sociais.

    V. Enfrentamento do uso abusivo de álcool e de outras drogas: Promover, articular e mobilizar ações para redução do consumo abusivo de álcool e de outrasdrogas, com corresponsabilização e autonomia da população, incluindo ações educativas, legislativas, econômicas, ambientais, culturais e sociais.

    VIII. Promoção do desenvolvimento sustentável: Promover, mobilizar e articular ações governamentais e não governamentais, incluindo o setor privado e a sociedade civil, nos diferentes cenários (cidades/municípios, campo,

    floresta, águas, bairros, territórios, comunidades, habitações, escolas, igrejas, empresas e outros), permitindo a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável na produção social da saúde, em articulação com os demais temas prioritários.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.


ID
2877682
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Compete ao farmacêutico realizar ações de vigilâncias para a gestão de risco e segurança do paciente em um hospital, incluindo

Alternativas

ID
2877685
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Farmacovigilância é o sistema utilizado

Alternativas

ID
2877688
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre gestão e controle de estoque é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A disponibilidade de medicamentos no Sistema Único de Saúde É um fator limitante para a Assistência Farmacêutica resolutiva na Atenção Básica.

    A questão do controle de estoque pode ser abordada nas publicações do Ministério da Saúde.

    A classificação ABC é um método que tem utilidade para controle e gerenciamento de estoque, com base no custo financeiro dos produtos.

    A normalização de medicamentos serve para determinar QUAIS PRODUTOS DEVEM SER ADQUIRIDOS (STORPIRTIS)

    A classificação XYZ ajuda a melhorar a gestão de estoque com base RELEVÂNCIA/IMPORTÂNCIA DO medicamento.


ID
2877691
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A projeção e previsão da demanda orienta a quantidade de medicamentos a ser adquirida. Uma projeção de "consumo médio por meio da média móvel" pode ser feita com a soma dos dados de utilização de um medicamento dividida pelo número de meses nos quais foi consumido. Esse cálculo

Alternativas

ID
2877694
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Interações medicamentosas incluem

Alternativas
Comentários
  • A - sinergismo por somação

    B - apenas uma característica farmacocinética de um dado fármaco

    C - interação farmacêutica, incompatibilidade

    D - Gabarito: verapamil é um inibidor enzimatico

    E - errado, além dos BBTs serem indutores enzimáticos, eles são depressões do SNC, enquanto os Anfetamínico são estimulantes. Logo, há interação farmacodinâmica, de efeitos antagônicos.


ID
2877697
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É exemplo de efeito de interação medicamentosa:

Alternativas

ID
2877700
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre nutrição parenteral (NP), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) A avaliação nutricional do paciente DEVE ser feita ANTES a Terapia de Nutrição Parenteral,

    B) Uma prescrição de NP pode ser alterada, por recomendação do farmacêutico, quanto à sua concentração e compatibilidade físico-química de seus componentes.

    C)Em situação de emergência com pacientes que não satisfazem suas necessidades nutricionais pela via digestiva, um farmacêutico pode prescrever Terapia de Nutrição Parenteral. NÃO PODE, A NP DEVE SER PRESCRITA POR UM MÉDICO

    D) O nutricionista pode ser o responsável pela manipulação, conservação e transporte da NP, desde que, em área adequada e sempre de acordo com as orientações de um farmacêutico. NÃO, O FARMACÊUTICO É O RESPONSÁVEL POR ESSAS ETAPAS

    E) A manipulação da NP só pode ser realizada em área classificada C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos  A manipulação da NP deve ser realizada em área classificada grau A ou B (classe 100), circundada por área grau B ou C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos . RDC 272/98


ID
2877703
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre efeitos adversos de medicamentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - gabarito

    B - "maior risco"

    C - nem sempre é farmacocinética, pode ser farmacodinâmica ou mesmo farmacêutica.

    D - "farmacocinética "

    E - tem sim, há diversos polimorfismos associados a idiossincrasias na literatura


ID
2877706
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em um hospital

Alternativas

ID
2877709
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considere a seguinte situação para unitarização de doses de medicamentos:


- Dois procedimentos foram realizados em concomitância, com rompimento da embalagem primária de uma única matéria prima.

- Um dos procedimentos foi transformação com preparação extemporânea e gerou doses unitárias mantidas em geladeira por até 96 horas até o término da administração ao paciente.

- Outro procedimento foi clivagem de forma farmacêutica e as doses unitárias receberam rótulos contendo prazo de validade igual ao especificado na embalagem original.


Na situação narrada houve infração(ões) legal(is) relativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Preparação extemporânea deve ser administrada em até 48h. O prazo de validade, nesse segundo caso, deve ser de no máximo 25% do prazo original.


ID
2877712
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à qualidade e segurança na manipulação de soluções antineoplásicas, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2877715
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considere que em uma inspeção sanitária em farmácia de manipulação foram encontradas as seguintes situações:


1. Preparação farmacêutica não homeopática sendo realizada em sala de manipulação homeopática.

2. Alteração da posologia prescrita, para evitar toxicidade do medicamento, sem autorização do médico prescritor.

3. Uso de água purificada para enxágue de ampolas e recipientes de envase.

4. Manipulação de medicamento não controlado já dispensado várias vezes, constante de uma receita em que o prescritor indicou a duração do tratamento e este prazo não expirou.

5. Uso de água para injetáveis produzida por indústria farmacêutica.


Houve descumprimento das disposições da Resolução-Rdc n° 67, de 8 de outubro de 2007 (Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácia(s) APENAS na(s) situação(ões):

Alternativas

ID
2877718
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na legislação sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas está determinado que nas farmácias, de qualquer natureza, é exigida a presença de farmacêutico devidamente inscrito em um Conselho Regional de Farmácia (CRF), durante todo o horário de funcionamento, com exceção de farmácias

Alternativas

ID
2877721
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Portaria n° 4.283/2010 do Ministério da Saúde

Alternativas
Comentários
  • a) X a implantação de um sistema racional de distribuição de medicamentos, pela instituição de saúde e farmacêutico, deve ser priorizada, SENDO RECOMENDADA a adoção do sistema INDIVIDUAL OU unitário de dispensação.

    b) X O gerenciamento de risco é aplicação sistemática de políticas de gestão, procedimentos e práticas na análise, avaliação, controle e monitoramento de risco. O CONCEITO DADO NO ITEM SE APLICA AO PLANO DE CONTIGÊNCIA "medida de urgência, ou emergência, em momentos de risco de interrupção de processos vitais com prejuízo aos usuários de um estabelecimento de saúde."

    c) X tecnologias em saúde são equipamentos utilizados na prestação de serviços aos usuários de um estabelecimento de saúde, pública ou privada, e ENGLOBAM medicamentos, produtos de higiene e saneantes.

    d) um plano de contingência deve descrever medidas que devem ser tomadas em um estabelecimento de saúde, público ou privado, em determinados momentos de risco, entre outros, para evitar prejuízo financeiro à instituição. DEFINIÇÃO NA ÍNTEGRA: plano que descreve as medidas a serem tomadas, em momento de risco, por um estabelecimento de saúde, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer em que os processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rapidamente possível, evitando paralisação prolongada que possa gerar danos aos pacientes ou prejuízos financeiros à instituição.

    e)  X a atividade do farmacêutico no cuidado ao paciente pressupõe o acesso a ele e diálogo com a equipe que assiste o paciente, é permitido acesso ao prontuário médico e aos exames laboratoriais.


ID
2877727
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um estudo farmacoepidemiológico utilizou dados disponibilizados pelas Vigilâncias (Sanitária e Epidemiológica) da Nova Zelândia sobre vendas de fármacos antiasmáticos e número de óbitos por asma. A unidade de análise foi uma população e não houve interesse na relação entre exposição e efeito no nível individual. Diferentes populações, de distintas províncias do país e com características muito variadas, foram estudadas. O resultado do estudo indicou associação entre média de vendas dos fármacos antiasmáticos e a ocorrência de um número elevado de óbitos por asma. Este é um estudo

Alternativas
Comentários
  • Estudos ecológico procuram correlações geográficas entre a incidência da doença ou mortalidade e a prevalência de fatores de risco

  • Informação chave:  "não houve interesse na relação entre exposição e efeito no nível individual."

    ESTUDOS ECOLÓGICOS:

    Também denominados de ESTUDOS DE CORRELAÇÃO.

    Comparam indicadores globais de áreas geográficas distintas ou de uma mesma área geográfica, em diferentes períodos.

    Unidade de análise: populações, não permite fazer associação individual.

    Não tem poder de testar hipóteses.


ID
2877730
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um farmacêutico hospitalar planejou um estudo em seu hospital com 100 adolescentes sobre uso e percepção de efetividade dos anticoncepcionais. Obteve a assinatura do Assentimento Livre e Esclarecido de cada adolescente e, a pedido dos jovens, o farmacêutico não informou a existência do estudo aos seus responsáveis legais. Solicitou à gerência e ao Comitê de Ética em Pesquisa do seu hospital, autorização para início do estudo e, assim que a recebeu, iniciou a distribuição de um questionário aos adolescentes. Protocolou o estudo no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e deu prosseguimento à fase de entrevistas com os adolescentes. Os resultados foram, então, compilados e apresentados em um evento científico. Por coincidência, no dia da apresentação o CONEP pediu documentação adicional ao farmacêutico.


Nesse contexto

Alternativas

ID
2877733
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Resolução n° 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia, um farmacêutico

Alternativas
Comentários
  • a) DEVE denunciar, às autoridades competentes, um hospital público que não tem gestão de resíduos de saúde pelo risco de fechamento da instituição.

    B) PODE exercer sem remuneração seus serviços profissionais às autoridades constituídas em caso de epidemia.

    C) pode recusar-se a trabalhar em um laboratório de microbiologia de hospital público que não possui condições de higiene e germicidas em quantidade suficiente para desinfecção de bancadas.

    D) deve, quando não houver outro farmacêutico que legalmente o substitua, comunicar ao Conselho Regional de Farmácia afastamentos temporários das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, INCLUSIVE aqueles para congressos e atividades administrativas.

    E) NÃO pode exercer, simultaneamente, A MEDICINA


ID
2877736
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Classificação de Risco dos Agentes Biológicos, elaborada em 2017 pela Comissão de Biossegurança em Saúde do Ministério da Saúde, a Classe

Alternativas
Comentários
  • Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade):Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillussubtilis. Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): Inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas eficazes. Exemplos: Schistosomamansoni e vírus da rubéola.

    Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): Inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão, em especial por via respiratória, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplos: Bacillusanthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

    Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade, em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Até o momento, não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente vírus.


ID
2877739
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um exemplo correto de estudo epidemiológico é

Alternativas