SóProvas


ID
2854348
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em janeiro de 2018, ocorreu o empenho, a liquidação e o pagamento de despesas de exercícios anteriores em decorrência da entrega de um lote de microcomputadores por um dos fornecedores de um ente público estadual, em prazo compatível com os termos do contrato, mas cujo empenho emitido em 2017 havia sido anulado no final do exercício financeiro de 2017. Os microcomputadores foram colocados em condição de uso em 01/02/2018, data em que a Secretaria de Educação do ente público estadual começou a utilizá-los em suas atividades administrativas, com estimativa de vida útil de 3 anos. De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, no ente público estadual, em janeiro de 2018, houve o

Alternativas
Comentários
  • MCASP:


    5.2. RECONHECIMENTO

    5.2.1. Princípio Geral do Reconhecimento

    A entidade deverá aplicar o princípio geral de reconhecimento para todos os ativos imobilizados no momento em que os custos são incorridos, incluindo os custos iniciais e os subsequentes. Antes de efetuar a avaliação ou mensuração de ativos, faz-se necessário o reconhecimento do bem como ativo.

    O ativo imobilizado, incluindo os gastos adicionais ou complementares, é reconhecido 

    inicialmente com base no valor de aquisição, produção ou construção.

    O custo de um item do imobilizado deve ser reconhecido como ativo sempre que for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade; e se o custo ou valor justo do item puder ser mensurado com segurança.

    Partindo dessa premissa, o item do imobilizado deve ter uma base monetária confiável.

  • Gabarito A

  • Nos termos do MCASP, a entidade deverá aplicar o princípio geral de reconhecimento para todos os ativos imobilizados no momento em que os custos são incorridos, incluindo os custos iniciais e os subsequentes. Antes de efetuar a avaliação ou mensuração de ativos, faz-se necessário o reconhecimento do bem como ativo.

    Nesse sentido, a questão afirma que "Em janeiro de 2018, ocorreu o empenho, a liquidação e o pagamento de despesas de exercícios anteriores em decorrência da entrega de um lote de microcomputadores por um dos fornecedores de um ente público estadual, em prazo compatível com os termos do contrato".

    Gabarito A

    Fonte: MCASP

  • Liquidou tem ativo...

  • O empenho foi cancelado no final do exercício de 2017, não tem como ter sido inscrito em RP.

  • Pessoal, aqui temos a aplicação do princípio geral do reconhecimento, que segundo o MCASP se aplica a todos os ativos imobilizados. Ele prevê que os ativos imobilizados devem ser reconhecidos no momento em que seus custos são incorridos, incluindo os custos iniciais e os subsequentes. 

    Assim, está correta a alternativa A).

    Além disso, como há uma saída de recursos em troca da entrada de ativos, tem-se um fato permutativo, portanto uma Variação Patrimonial Qualitativa. Logo, ficam descartadas as alternativas B) e E). 

    Por fim, uma vez que o empenho foi cancelado no fim de 2017 e está se reconhecendo Despesas de Exercícios Anteriores em 2018, não há que se falar em Restos a Pagar de 2017. Logo, ficam descartadas também as alternativas C) e D).

    Gabarito: LETRA A

  • O imobilizado não deveria ter sido reconhecido apenas em fevereiro?