SóProvas


ID
2854369
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No dia 11/10/2018, uma empresa realizou a prestação de serviços de manutenção dos aparelhos de ar condicionado de uma entidade pública estadual, conforme especificado na nota de empenho emitida no dia 06/09/2018. No dia 15/10/2018, um dos gestores da entidade confrontou o contrato assinado com o fornecedor, a referida nota de empenho e os comprovantes da prestação do serviço com a finalidade de verificar o direito adquirido pela empresa. De acordo com a Lei n° 4.320/1964, em

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    Liquidação

    -> Verifica, por meio da análise de documentos / comprovantes, o direito do credor em receber a quantia exata pelo serviço prestado.

    -> Vemos que tal verificação se deu no dia 15/10/2018

     

    Despesa corrente de custeio --> porque envolve um gasto feito para a manutenção de equipamentos.

     

    Para mais detalhes sobre despesas de custeio, consulte o artigo 12, da lei 4.320, § 1º e § 2º.

  • Caro Reinaldo Sousa, sua colocação está correta, porém creio q você se confundiu n opção do gabarito.


    Gabarito correto é a C.

  • 06/09/10 - ocorreu a fase "empenho" da despesa;

    11/10/18 - ocorreu a fase "em liquidação" da despesa;

    15/10/18 - ocorreu a fase "liquidação" da despesa.

  • Retificando Reinaldo art 63. da lei 4320/64

  • Ainda, no dia 11.10. ocorreu a despesa propriamente dita, com o respectivo reconhecimento da VPD com contrapartida no Passivo.

  • Tendo em vista que:

    "L. 4320 Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito."

    E que: No dia 15/10/2018, um dos gestores da entidade confrontou o contrato assinado com o fornecedor, a referida nota de empenho e os comprovantes da prestação do serviço com a finalidade de verificar o direito adquirido pela empresa.

    Então:

    15/10/2018 ocorreu a liquidação de uma despesa orçamentária corrente.

  • Tendo em vista que:

    "L. 4320 Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito."

    E que: No dia 15/10/2018, um dos gestores da entidade confrontou o contrato assinado com o fornecedor, a referida nota de empenho e os comprovantes da prestação do serviço com a finalidade de verificar o direito adquirido pela empresa.

    Então:

    15/10/2018 ocorreu a liquidação de uma despesa orçamentária corrente.

  • A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios do respectivo crédito. A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base: o contrato, ajuste ou acordo respectivo; a nota de empenho; os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço (art. 63, caput e § 2º, da Lei 4320/1964). No caso em tela, isso foi feito no dia 15/10/2018. Trata-se de uma despesa orçamentária corrente, pois refere-se a uma prestação de serviços de manutenção. Resposta: Letra C

    ESTRATÉGIA C

  • Questão sobre as etapas da despesa pública e classificação da despesa.

    Conforme o MCASP, a despesa orçamentária percorre várias seguintes etapas/estágios. Vamos começar como uma visão geral das principais etapas da execução da despesa pública que é o que interessa para a questão:

    - Empenho: segundo o art. 58 da Lei n.º 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    - Liquidação: Conforme dispõe o art. 63 da Lei n.º 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importância exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    - Pagamento: consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Pois bem, além das etapas da execução da despesa, a questão também exige conhecimentos sobre a classificação sob o ponto de vista econômico. Com base na Lei n.°4.320/64, as despesas públicas orçamentárias são classificadas em duas categorias econômicas: despesas (1) correntes e (2) de capital.

    Despesas (1) correntes, são aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. São despesas contínuas, destinadas, em geral, à manutenção da máquina pública. Exemplos: despesas de pessoal, despesas de consumo, despesa de juros, etc.

    De outro lado, temos as despesas (2) de capital, que são aquelas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital, como obras públicas, instalações e imóveis. São despesas mais esporádicas, que em geral, implicam acréscimo do patrimônio público. Exemplos: investimentos, inversões financeiras e transferências de capital.

    Feita toda a revisão, agora já podemos analisar as alternativas:

    A) Errado, em 11/10/2018 ocorreu o fato gerador da obrigação patrimonial, gerando uma a realização da VPD (variação patrimonial diminutiva).

    Dica! Nessa data, registraríamos a VPD em contrapartida da obrigação a pagar no passivo na informação patrimonial. Na informação orçamentária, utilizaríamos a conta de crédito empenhado “em liquidação".   

    B) Errado, em 15/10/2018 ocorreu a liquidação de uma despesa orçamentária corrente.

    Atenção! Perceba que as despesas com serviços, nesse caso, não contribuem para formação de um bem de capital. É uma mera manutenção que não gera acréscimo ao patrimônio público.  

    C) Certo, 15/10/2018 ocorreu a liquidação de uma despesa orçamentária corrente.

    D) Errado, como vimos, em 11/10/2018 ocorreu o fato gerador da obrigação patrimonial.  

    E) Errado, 15/10/2018 ocorreu a liquidação de uma despesa orçamentária corrente. A realização da despesa orçamentária ocorreu na data do empenho, em 06/09/2018.


    Gabarito do Professor: Letra C.