SóProvas


ID
2855422
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere abaixo a descrição dos programas voltados a jovens.


I. Programa voltado a aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio da ampliação do número de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o País e da expansão dos campi existentes, com grande grau de interiorização dos cursos técnicos e tecnológicos.

II . Programa com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior (cursos de graduação e sequenciais de formação específica), a estudantes brasileiros que não possuam recursos suficientes para prosseguirem com seus estudos.

III . Programa criado com o objetivo de ajudar na profissionalização e formação, evitando a evasão escolar e incentivando os jovens a retomarem sua jornada escolar.


I, II e III são programas voltados à juventude, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC);

    Programa Universidade para Todos (PROUNI);

    Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem)

  • GABARITO: C

    I - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC);

    II - Programa Universidade para Todos (PROUNI);

    III - Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

  • Apresenta o histórico do programa Juventude Vivo que foi criado com o objetivo de prover subsídios para o enfrentamento da violência contra os jovens negros que, historicamente, estão mais expostos à violência. O foco do Juventude Viva consiste em prevenir a violência por meio da articulação de programas de governo, facilitando o acesso aos serviços e direitos nos territórios com maiores índices de homicídios. Mais de 20 mil jovens negros são mortos por ano no Brasil, como mostram as estatísticas elaboradas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Com esses índices alarmantes de violência contra essa parcela da população, vemos como necessário enfrentar esse problema de forma sistematizada e planejada, abarcando políticas que envolvam as diversas dimensões da vida dos jovens, bem como garantindo igualdade racial e oportunidades iguais para todos. É com esse intento que a UNESCO e a SNJ apresentam o Novo Plano Juventude Viva (PJV), para prevenir a violência e proteger a vida dos jovens negros.