SóProvas



Questões de Educação, Trabalho, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio


ID
63478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as bases legais da educação nacional, julgue os
próximos itens.

A progressiva universalização do ensino médio gratuito é uma das garantias previstas na Constituição Federal de 1988 para a efetivação do dever do Estado com a educação.

Alternativas
Comentários
  • A Constituição da República, no seu capítulo III, trata do direito à educação, como direito de todos e dever do Estado e da família, incentivado este direito pela sociedade e em seu artigo 208, inciso II define que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de progressiva universalização do ensino médio gratuito.
  •  Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

            I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

            II - progressiva universalização do ensino médio gratuito; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

              III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

            IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

            V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

            VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

            VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)

  • Atente para o enunciado da questão, "... é uma das garantias previstas na Constituição Federal de 1988 ...". Logo numa simples leitura do Art. 208, CF/88 respondemos facilmente a questão. Observe o inciso II:

    Art. 208, CF/88: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

    II - progressiva universalização do ensino médio gratuito;

    Assertiva
    correta.
  • ATENÇÃO GALERA:

    O princípio da "progressiva universalização do ensino médio gratuito" é previsto na CF/88. No entanto, não é mais previsto na LDB.

    Deve-se ter atenção em relação ao referente da questão (CF ou LDB).

     Ainda mais em questões cespe.

  • IMPORTANTE:  ECA  , ESTÁ PREVISTO,

    no Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    (CUIDADO NA LDB NÃO TEM ESSE TEXTO,MAS NO ECA E CF/88 AINDA ESTA PREVISTO)


ID
90631
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Castro e Tiezzi, em artigo da coletânea Os Desafios da Educação no Brasil (2005), ao tratarem da reforma e implantação do Ensino Médio, analisam limites e desafios enfrentados para se atingir a plena universalização do acesso e qualidade desejável ao término da educação básica.

I. A segunda metade da década de 80 inaugura um novo ciclo da educação brasileira com a democratização do acesso ao Ensino Fundamental e extraordinária expansão do nível médio.
II. A existência de ampla e diversificada educação profissional pós-médio é condição essencial para que os sistemas educacionais viabilizem uma educação permanente.
III. A gestão inovadora da escola implica na formação continuada de seus gestores e no desenvolvimento de uma cultura de planejamento escolar de avaliação institucional e de aprendizagem dos alunos.
IV. A melhoria do processo pedagógico dentro das escolas exige ações de fomento e assistência técnica pela esfera administrativa central.
V. Sensibilização dos professores para que desenvolvam habilidades de leitura e de produção dos mais diversos tipos de textos, cada qual em sua área curricular.

Está de acordo com os autores, apenas o contido em

Alternativas
Comentários
  • Repetirei a questão com seus devidos comentários: O Conselho Estadual de Educação, na Indicação nº 8/2000, fixa "Diretrizes para implementação da Educação Profissional de Nível Técnico no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo". Dentre essas diretrizes, destaca-se que:
    a) conhecimentos e habilidades são os principais fatores mobilizados pelas competências profissionais para o desempenho eficiente e eficaz no trabalho. COMENTÁRIOS NA LEI: 1.4 A nova exigência é a do desenvolvimento de competências 
    profissionais que permitam ao cidadão-trabalhador enfrentar e responder a desafios profissionais esperados e inesperados, previsíveis e imprevisíveis, rotineiros ou nusitados, com criatividade, autonomia, ética e efetividade. Para tanto, é entendida por “competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em  ação  conhecimentos, habilidades e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho” (Artº 6º da Resolução
    CNE/CEB nº 4/99 e item 6.3 do Parecer CNE/CEB nº 16/99).
    b) cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento profissional possam ter suas matrículas condicionadas, unicamente, à capacidade de aproveitamento e não à escolaridade do aluno.
    c) a concepção de profissionalização representa instrumento de uma política economicista e de linear ajustamento às demandas do mercado de trabalho. COMENTÁRIOS NA LEI: 1.9.1: Vê-se, desde logo, que tais objetivos devem responder a variadas demandas da economia e da sociedade no que se refere à qualificação de cada cidadão para o desempenho de uma função produtiva.
    d) a base para a organização curricular dos cursos de nível técnico é o conjunto de conteúdos específicos da habilitação profissional. COMENTÁRIOS NA LEI: 1.10  A educação profissional de nível técnico, de acordo com o Artº 5º do referido decreto, “terá organização curricular própria e independente doensino médio, podendo ser oferecida de forma concomitante  ou  seqüencial a este”, o que é reafirmado pelas Diretrizes constituídas pelo Parecer CNE/CEB nº 16/99 e pela  Resolução CNE/CEB nº 4/99.
    4. A base para a organização curricular dos cursos de nível técnico é o perfil profissional de conclusão, o qual é o definidor da identidade e da utilidade de cada curso.
    e) para matrícula em qualificação profissional, de itinerário profissional de nível técnico, é exigido, no mínimo, a matrícula no Ensino Médio. COMENTÁRIOS NA LEI: 10.2 Para matrícula em qualificação profissional que integre itinerário profissional de nível técnico, as escolas deverão exigir como pré-requisito de escolaridade, no mínimo, a conclusão do ensino fundamental e condições de matrícula no ensino médio.

ID
90634
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Castro e Tiezzi, em artigo da coletânea Os Desafios da Educação no Brasil (2005) apontam que o Exame Nacional do Ensino Médio é um instrumento que contribui para a implementação da reforma do Ensino Médio, difundindo seus objetivos para todo o Brasil, pois

Alternativas
Comentários
  • Segundo os autores: " "O ENEM tem sido um valioso instrumento da política de implementação da reforma do ensino médio, difundindo seus objetivos de forma intensiva para todo o Brasil [...] tem como ênfase a avaliação do perfil de saída dos egressosdesde nível de ensino [...] estabeleceu, pela primeira vez no Brasil, um padrãode referência (benchmark) para o término da escolaridade básica [...] NESTE SENTIDO o ENEM permite ao poder público dimensionar e localizar as lacunas que debilitam o processo de formaçõ dos jovens e dificultam sua realização pessoal e sua inserção na sociedade. De outro lado, COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA, BUSCA DIRETAMENTE EM SEU PÚBLICO ALVO subsídios para a avaliação das orientações a serem seguidas.Fonte: Castro e Tiezzi. Os Desafios da Educação no Brasil (2005)

ID
805432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as políticas de ensino médio integrado e inovador,
julgue os itens subsecutivos.

O programa de ensino médio inovador visa contribuir para o enfrentamento da tensão dialética entre pensamento científico e pensamento técnico; entre trabalho intelectual e trabalho manual na busca de outras relações entre teoria e prática.

Alternativas

ID
805438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as políticas de ensino médio integrado e inovador,
julgue os itens subsecutivos.

Os diplomas de técnico de nível médio terão validade tanto para fins de habilitação profissional quanto para fins de certificação do ensino médio, para continuidade de estudos na educação superior.

Alternativas
Comentários
  • LDB - 9394\96

    Art. 36-D Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior.


ID
1171786
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Enquanto a finalidade do Ensino Fundamental nunca foi posta em questão, no Ensino Médio há uma disputa permanente entre orientações mais profissionalizantes e orientações mais acadêmicas.

Conforme a Resolução no 02, de 30/01/2012, que substituiu a Resolução nº 3/1998, o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


ID
1338172
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir.

I. É a etapa final da Educação Básica, com a possibilidade de articulação com o Ensino Profissionalizante.

II. Os recursos financeiros para o Ensino Médio são assegurados pelo FUNDEF.

III. A Emenda Constitucional nº 59 ampliou a obrigatoriedade de escolarização até os 17 anos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • "Art. 208. .................................................................................

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (NR)


ID
1349449
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para fins da Resolução nº 06/2012, entende-se como conjunto articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições de ensino públicas e privadas, na organização e no planejamento, desenvolvimento e avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, inclusive fazendo uso da certificação profissional de cursos,

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo único. Para os fins desta Resolução, entende-se por Diretriz o conjunto

    articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas

    instituições de ensino públicas e privadas, na organização e no planejamento,

    desenvolvimento e avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, inclusive

    fazendo uso da certificação profissional de cursos



ID
1349455
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com o artigo 6º da Resolução nº 06/2012, entre outros, o(a)

I. dissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.

II. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso, que contemplem conhecimentos, competências e saberes profissionais requeridos pela natureza do trabalho, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas demandas sociais, econômicas e ambientais.

III. respeito ao princípio constitucional e legal do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

IV. flexibilidade na construção de itinerários formativos diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, nos termos dos respectivos projetos político-pedagógicos.

É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    I - relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a

    preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante;

    II - respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na

    perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional;

    III - trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência,

    a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento

    curricular;

    IV - articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na

    perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a

    intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico;

    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade

    dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem;

    VI - indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

    VII - interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à

    superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular;

    VIII - contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de

    estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a

    teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo

    tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas;


  • INDISSOCIABILIDADE (não se pode separar) entre educação e práticas sociais e entre teoria e prática do processo de ensino-aprendizagem.

  • A questão quer saber quais assertivas são Princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio conforme a Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Vejamos:

    I. Incorreta.

    A educação e a prática social devem ser indissociáveis, isto é, devem ser trabalhadas juntas nessas duas atividades, uma dando suporte a outra. Vejam:

    De acordo com o artigo 6º, VI, da CNE/CEB Nº 6/12: "indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;"

    II. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, XVII, da CNE/CEB Nº 6/12: "- identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso, que contemplem conhecimentos, competências e saberes profissionais requeridos pela natureza do trabalho, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas demandas sociais, econômicas e ambientais."

    III. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, XVII, da CNE/CEB Nº 6/12: "respeito ao princípio constitucional e legal do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas."

    IV. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, XIV, da CNE/CEB Nº 6/12: "flexibilidade na construção de itinerários formativos diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, nos termos dos respectivos projetos político-pedagógicos."

    Portanto, são corretas as assertivas II, III e IV.

    Gabarito do monitor: B


ID
1349458
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o disposto no artigo 7º, da Resolução nº 06/2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. Sobre essas duas formas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • na realidade dentre as alternativas :a mais certa é c

  • Gabarito: c 

    Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas:

    a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclue a última etapa da Educação Básica;

    b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino;

    c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado;

    II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.


ID
1414336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue o item a seguir.

Para evitar prejuízo à autonomia escolar, não deve haver articulação do projeto político pedagógico das escolas com o sistema nacional de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, é importante que tenha essa articulação entre o PPP e o Sistema Nacional de Avaliação.
    Gabarito: errado


ID
1414339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue o item a seguir.

A organização do ensino médio de forma integrada — trabalho, ciência e cultura — implica a necessidade de uma base unitária que assente as possibilidades diversas das formações específicas.

Alternativas

ID
1414342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue o item a seguir.

As proposições curriculares do Programa Ensino Médio Inovador incluem a possibilidade de cumprimento de, no mínimo, 50% da carga horária total do curso em atividades optativas a serem escolhidas pelas próprias escolas.

Alternativas
Comentários
  • Errado pq não são optativas e sim obrigatórias.


ID
1414345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Programa Ensino Médio Inovador e aos conceitos de educação, trabalho e formação profissional, julgue o item a seguir.

O foco do Programa Ensino Médio Inovador é o estabelecimento de mudanças nas escolas públicas de ensino médio nacionais, excetuando-se aquelas cujo ensino seja profissionalizante.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do EMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual.

     

     

    Deste modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura, da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, da utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.

     

     

    As ações propostas devem contemplar as diversas áreas do conhecimento a partir do desenvolvimento de atividades nos seguintes Campos de Integração Curriculares (CIC):

     

    I - Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática);
    II - Iniciação Científica e Pesquisa;
    III - Mundo do Trabalho;
    IV - Línguas Adicionais/Estrangeiras;
    V - Cultura Corporal;
    VI - Produção e Fruição das Artes;
    VII - Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital;
    VIII - Protagonismo Juvenil.

     

    Estas ações são incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na perspectiva da educação integral e, também, a diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de Ensino Médio.

     

     

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13439:ensino-medio-inovador


ID
1687129
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro Ensino Médio: desafios e reflexões, Franco (1994) apresenta algumas reflexões sobre a relação escola-trabalho.

Segundo a autora, pode se afirmar que

Alternativas

ID
1721026
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os desafios a serem superados para o desenvolvimento de um projeto de ensino médio integrado ao ensino técnico que tome por eixos estruturantes o trabalho, a ciência e a cultura, são apresentados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas

ID
1762477
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentro da variedade de situações do ensino técnico, considerando-se apenas o ensino técnico subsequente ao médio, para a boa atuação do professor, ele deve saber

Alternativas
Comentários
  • Sim! Veja o comando da questão, que pede para considerar o Ensino Técnico subsequente ao Médio. Nesse sentido, o professor lida com um alunado/alunos complexos, diferentes, multiculturais, heterogêneos, e além de reforçar alguns conteúdos da educação básica, desenvolve os conteúdos específicos para a habilitação técnica.

  • lidar com um alunado heterogêneo que já concluiu o ensino médio e reforçar a formação obtida na educação básica paralelamente ao desenvolvimento dos conteúdos específicos à habilitação.


ID
1791718
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica e observará as seguintes premissas:

Alternativas
Comentários
  • Letra A; é desenvolvido a formação profissional e ao mesmo tempo reforçado a formação básica.

  • A questão foi elaborada para confundir o candidato. Veja que a questão trata de aspectos relacionados ao ensino médio e educação profissional. Segue o texto da Resolução (CNE) 6 de 20 setembro de 2012.

    Art. 6º São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    I - relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante;

  • Princípios Norteadores
    Art. 6º São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
    I - relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante;

    a) relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Fundamental e a preparação para o exercício das profissões de nível médio.

     

    A questao é NULA, não tem resposta.

  • a) relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Fundamental e a preparação para o exercício das profissões de nível médio.


ID
1791787
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A demanda por educação no Brasil está relacionada às mudanças ocorridas em diversas esferas da vida nacional, principalmente as que conduziram a ampliação do sistema de ensino e à diversidade do sistema produtivo. No entanto, o interesse do aluno em frequentar a escola e sua permanência, em larga escala, se deve, em grande parte, à relação da família com a escola, que é mediada por determinantes macroestruturais e também por fatores microestruturais associados:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Para que um aluno se interesse pela escola, além da importância da família se envolver com a comunidade escolar para acompanhar e incentivar o progresso do aluno, essa iniciativa tem que sair do próprio núcleo famíliar, de forma que a família incentive a criança dentro de casa a atribuir significado  e entender a relevância de aprender e se desenvolver.


ID
1798888
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Projetos para o ensino médio e para a educação profissional técnica que defendem um currículo de caráter integrado, politécnico e omnilateral se sustentam nas proposições de

Alternativas
Comentários
  • Gramsci defende uma educação profissional técnica com um curriculo integrado.

  • Gramsci - Necessidade de educar os trabalhadores para encorajar o surgimento de intelectuais dentro da classe trabalhadora. Hegemonia Cultural, pedagogia crítica que inspirou Paulo Freire.

  • omnilateral: Diz-se de um pensamento marxista que defende que o homem deve se sentir completo a partir de sua convivência em sociedade e de seu trabalho.

    Pensei logo em Gramsci e Paulo Freire, lixarada marxista.

  • Por ser adepto da teoria marxista, Gramsci defendia a educação politécnica e omnilateral.

    GABARITO: alternativa “A”


ID
1798891
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a função social da educação escolar em uma perspectiva de formação politécnica e omnilateral no ensino médio e na educação profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito só pode estar errado!

     

  • Gabarito C.

    No caso da formação integrada, a educação geral se torna parte inseparável da educação profissional em todos os campos em que se dá a preparação para o trabalho: seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos como a formação inicial, como o ensino técnico, tecnológico ou superior. Significa que buscamos enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo e formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos (GRAMSCI, 1981, p.144).

  • Perfeito Yara

  • O que matou a questao, foi quando falou de um projeto de sociedade liberal.

  • omnilateral = marxismo = capitalismo é opressor = a escola tem a função de transformar a sociedade intelectualizando o proletariado (grasmici) e outras Mer_das como essas ...


ID
1812358
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o artigo 6 º da Lei, 11892/08, “Os Institutos Federais têm por finalidades e características: ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional".

Lucília Machado (2008, p. 09) enfatiza que “a Educação Profissional e Tecnológica está sendo convocada não somente para atender às novas configurações do mundo do trabalho, mas também para contribuir com a elevação da escolaridade dos trabalhadores e trabalhadoras em geral.".

Considerando o que determina o artigo 6º da lei 11892/08 e o que enfatiza Machado (2008) sobre o docente da educação profissional e tecnológica, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F). 

( ) Atualizar-se na sua área de formação específica e pedagógica, compreendendo o mundo do trabalho e as redes de relações que envolvem as modalidades, níveis e instâncias educacionais, bem como o conhecimento da sua profissão, de suas técnicas, bases tecnológicas e valores do trabalho.

( ) Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

( ) Ministrar no ensino médio, integrando os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos e os conhecimentos e habilidades.

( ) Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com as necessidades acadêmicas.

( ) Ministrar em cursos superiores de bacharelado, engenharia e tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

( ) Ministrar em cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • É Verdadeiro dizer que Atualizar-se na sua área de formação específica e pedagógica, compreendendo o mundo do trabalho e as redes de relações que envolvem as modalidades, níveis e instâncias educacionais, bem como o conhecimento da sua profissão, de suas técnicas, bases tecnológicas e valores do trabalho.

    É Verdadeiro Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.
    É Falso Ministrar no ensino médio, integrando os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos e os conhecimentos e habilidades.
    É FalsoDesenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com as necessidades acadêmicas.

    É Verdadeiro ,Ministrar em cursos superiores de bacharelado, engenharia e tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    É Verdadeiro Ministrar em cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica.

     

    NAO TEM ERRO, É FIXAR OS ARTIGOS DA LEI E ENTENDER

  • O certo seria:

    Competências e habilidades.

    Finalidades e caracterísitcas.

  • Art. 6o  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

    IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;

    V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;

    VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

    VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

    VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;

    IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

  • Questão confusa, pois no enuciado deixa explícito o que preconiza no Art. 6 ( Finalidades e Características dos IF) e nas alternativas, insere os objetivos que estão no Artigo 7. 

  • ESTA QUESTAO DEVERIA TER SIDO ANULADA, ESTA ERRADA. NO ARTIGO 6 ONDE ESTÃO AS FINALIDADES NÃO CONSTA Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. O QUE A QUESTÃO EMPREGA COMO VERDADEIRO

  • Alguém poderia dar uma explicação plausível desta questão baseada na Lei? Eu não consegui entender qual a análise a ser feita para responder...

  • Achei sacanagem essa questão. Pois todas as dicas sobre diferenças entre finalidades e objetivos não servem para praticamente nada nesta questão. Sempre disseram que a palavra "Ministrar" está associada aos objetivos, mas neste caso dos quatro itens onde ela aparece temos 3 deles certos e um único errado. O truque neste questão está na revista http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf onde a autora faz vários adendos.

  • Essa questão não se baseou apenas na lei. Vejam o enunciado: Considerando o que determina o artigo 6º da lei 11892/08 e o que enfatiza Machado (2008) sobre o docente da educação profissional e tecnológica. Foi necessário saber, também, a opinião de Machado sobre o assunto.

  • Questão poderia ser facilmente anulada. Porque a dar brechas de interpretações diferentes. Se  é pedido sobre o artigo 6 deveria apenas retratar as finalidades e características do IFs.


ID
1859317
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no artigo 14 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a formação do estudante, e considerando o que é proposto nos currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, atribua (V) para as questões Verdadeiras e (F) para as questões Falsas.


( ) Elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas.

( ) Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade tecnocrática.

( ) Instrumentais de cada habilitação, por meio da vivência de diferentes situações práticas de estudos e de trabalho

( ) Domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual.

( ) Fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão de qualidade social e ambiental do trabalho. 


A sequência CORRETA é:  

Alternativas
Comentários
  • b)

    V, F, V, V, V 

  • Gab: B

    V,F,V,V,V.

  • Art. 14 Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:


    I - diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação;


    II - elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas;


    III - recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática;


    IV - domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual;


    V - instrumentais de cada habilitação, por meio da vivência de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho;


    VI - fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho.


    Gab: B

    V,F,V,V,V

  • ( ) Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade tecnocrática.

    SOCIEDADE TECNOCRÁTICA NÃO = Poder político e a gestão da sociedade nas mão de especialistas , técnicos e cientistas.

    Art. 14

    III - recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática;

    SOCIEDADE DEMOCRÁTICA SIM= Com a participação de todos.


ID
1909036
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Correspondendo à nova realidade social e econômica, a LDB 9.394/96 confirma o ensino médio como etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos. De acordo com o art. 35 desta lei, com relação às finalidades definidas para o ensino médio, assinale V, para o que for Verdadeiro, ou F, para o que for Falso:

( ) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos.

( ) O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

( ) a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

( ) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

A sequência CORRETA para as afirmativas acima é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

     

    As outras frases se referem ao ensino fundamental

     

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:          (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)

    I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

    II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

    III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

    IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

  • Preciso de um macete para as finalidades do ensno fundamental, médio e superior. Já deve ser a 20ª questão que eu erro por confundir!

     

    PQP!

  • O ensino médio objetiva o pensamento critico eo ensino superior, o pensamento reflexivo.

  • Educação Infantil= lúdico;

    Ensino Fundamental=leitura, escrita e cálculo;

    Ensino Médio= crítico;

    Ensino Superior= reflexivo.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre as finalidades do ensino médio conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve julgar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    Obs: aquilo que for consolidar, aprofundar, aprimorar e preparar ainda mais o conhecimento irá ser uma finalidade do ensino médio.

    (V) Verdadeiro.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; (...)"

    (F) Falsa.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:  (...) IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social."

    (F) Falsa.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...) II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; (...)"

    (F) Falsa.

    "Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:  (...) I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

    (V) Verdadeiro.

    "Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; (...)"

    Portanto, a sequência ficou assim: V,F,F,F,V.

    Gabarito do monitor: D


ID
1934359
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os PCNs apontam para a necessidade de construir novas alternativas de organização curricular. No que se refere à reforma curricular do Ensino Médio, assinale a item correto.

Alternativas
Comentários
  • A BNCC foi dividida em quatro areas comuns do conhecimento: Resposta A 

    https://www.youtube.com/watch?v=2h5CbHRsuBQ&t=5s


ID
1934383
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta curricular para o Ensino Médio, defendida por KUENZER, (2005) entre outros, que articula o Ensino Propedêutico com o Ensino Profissionalizante e tem como fundamentos a Escola Única gramisciana, refer-se ao:

Alternativas
Comentários
  • curriculo integrado gabarito E

  • Esse currículo integrado visa trazer uma maior aproximação entre as áreas do saber.

    Já o currículo de coleção proporciona uma maior fragmentação entre as áreas do saber.

    Podemos concluir que Kuenzer (2005) se baseia no modelo crítico de currículo defendido por Basil Bernstein.

  • A resposta ta na pergunta...Ensino Propedêutico COM Profissionalizante... Esse COM já dar o sentido de Integração...


ID
2070694
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É premissa da educação profissional

Alternativas
Comentários
  •  

     

     c) a indissociabilidade entre teoria e prática.

  • Dica p/ memorização:

    Trabalho - Educativo = TE

    Pesquisa - Pedagógico = P com P


ID
2124814
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas últimas décadas, ao lado do modelo de produção taylorista/fordista (ainda não extinto), um novo paradigma de educação profissional instala-se, decorrente das mudanças na base técnica, com ênfase na microeletrônica que vem provocando novas demandas para a formação dos trabalhadores. A educação profissional brasileira constitui-se uma demanda urgente e necessária, tendo em vista, principalmente:

Alternativas
Comentários
  •  b) A carência de trabalhadores qualificados.


ID
2124820
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação do trabalhador exige que se estabeleça uma articulação entre a educação profissional e o mundo da produção e do trabalho. Entretanto, no momento histórico atual, as políticas para a educação profissional e tecnológica colocam-se para além do fator econômico. Nesse sentido, é correto afirmar que a educação profissional:

Alternativas
Comentários
  •  b) Deve incorporar todas as dimensões educativas que ocorrem no âmbito das relações sociais que objetivam a formação humana nas dimensões social, política e produtiva.


ID
2226052
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio poderá ser desenvolvida nas seguintes formas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - A

    Resolução nº 6 de 2012

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas
    articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante
    a essa etapa da Educação Básica.
     

  • a) Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  •  a)

    Articulada ao Ensino Médio, podendo ser integrada ou concomitante, e subsequente, ofertando a formação técnica para os egressos da educação básica. 

  • Gabarito = A

     

    Art. 3º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio,

    podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

  • Minha dúvida foi com relação a palavra "egresso" que significa sair, dando a ideia que seria para os alunos que estivessem saindo da educação básica, porém o nível médio faz parte da educação básica.

  • Marquei a letra E justamente pela palavra "egresso".

    Depois de ver o significado entendi que a palavra estava se referindo a forma subsequente que é pra quem terminou o ensino médio, ou seja, saiu(egresso) da educação básica.


ID
2260975
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considere:
I. Articula-se com o Ensino Superior e suas modalidades sequenciais, incluindo a educação a distância, e com as dimensões da tecnologia e da ciência.
II. Tem como seu objetivo fundamental a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho.
III. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.
IV. Um dos princípios visa ao reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo.
V. Sensibiliza os alunos para o empreendedorismo.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Articula-se com o Ensino Superior e suas modalidades sequenciais, incluindo a educação a distância, e com as dimensões da tecnologia e da ciência.

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

     

    II. Tem como seu objetivo fundamental a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho.

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    Art. 5º Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais.

     

    III. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    Art. 4º (...) Parágrafo único. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

     

    IV. Um dos princípios visa ao reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo.

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    Capítulo II
    Princípios Norteadores
    Art. 6º São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
    XI - reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo;

     

    V. Sensibiliza os alunos para o empreendedorismo.

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    Art. 14 Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:
    VI - fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho.

    (Faz propor mas não sensibiliza, comove ou emociona)

     

     

    Gabarito: D

  • Mais fracasso escolar e social por longos anos com essas diretrizes aí.


ID
2260993
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio será desenvolvida

Alternativas
Comentários
  • No artigo 4 do decreto 5.154..defini-se como opçoes as formas integrais, concomitantes e subsequente....

    Desta forma a alternativa c tambem esta correta, porem o gabarito é a letra E

  • A Educação Profissional Técnica de Nível Médio será desenvolvida nas formas:

    I. Articulada ao Ensino médio; e

    II. Subsequente, para quem já tenha concluído o Ensino médio. 

  •  e)

    articulada com o Ensino Médio e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.


ID
2262196
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o artigo 22 da Resolução nº 06 de 20 de setembro de 2012, a organização curricular dos cursos técnicos de nível médio deve considerar, dentre outros, os seguintes passos no seu planejamento:
I. Adequação e coerência do curso com o projeto político-pedagógico e com o regimento da instituição de ensino.
II. Identificação de conhecimentos, saberes e competências pessoais e profissionais definidoras do perfil profissional de conclusão proposto para o curso.
III. Elaboração do plano de curso a ser submetido à aprovação dos órgãos competentes do respectivo sistema de ensino.
IV. Atendimento às demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Resolvendo a questão:

    I. Adequação e coerência do curso com o projeto político-pedagógico e com o regimento da instituição de ensino.(Certo)

    II. Identificação de conhecimentos, saberes e competências pessoais e profissionais definidoras do perfil profissional de conclusão proposto para o curso.(Certo)

    III. Elaboração do plano de curso a ser submetido à aprovação dos órgãos competentes do respectivo sistema de ensino.(Certo)

    IV. Atendimento às demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade. (ERRADO - Critério de planejamento e organização dos cursos de Educação profissional técnica de nível médio).

  • Art. 22º. A organização curricular dos cursos técnicos de nível médio deve considerar os seguintes passos no seu planejamento:

     

    I - adequação e coerência do curso com o projeto políticopedagógico e com o regimento da instituição de ensino;

    II - adequação à vocação regional e às tecnologias e avanços dos setores produtivos pertinentes;

    III - definição do perfil profissional de conclusão do curso, projetado na identificação do itinerário formativo planejado pela instituição educacional, com base nos itinerários de profissionalização claramente identificados no mundo do trabalho, indicando as efetivas possibilidades de contínuo e articulado aproveitamento de estudos;

    IV - identificação de conhecimentos, saberes e competências pessoais e profissionais definidoras do perfil profissional de conclusão proposto para o curso;

    V - organização curricular flexível, por disciplinas ou componentes curriculares, projetos, núcleos temáticos ou outros critérios ou formas de organização, desde que compatíveis com os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da integração entre teoria e prática, no processo de ensino e aprendizagem;

    VI - definição de critérios e procedimentos de avaliação da aprendizagem;

    VII - identificação das reais condições técnicas, tecnológicas, físicas, financeiras e de pessoal habilitado para implantar o curso proposto;

    VIII - elaboração do plano de curso a ser submetido à aprovação dos órgãos competentes do respectivo sistema de ensino;

    IX - inserção dos dados do plano de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, aprovado pelo respectivo sistema de ensino, no cadastro do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), mantido pelo Ministério da Educação, para fins de validade nacional dos certificados e diplomas emitidos;

    X - avaliação da execução do respectivo plano de curso


ID
2262277
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As afirmativas abaixo referem-se à reforma gestada no campo da Educação Profissional no Brasil nos fins da década de 90, instituída pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996) e pelo Decreto Federal 2.208/1997.
Em relação a essa reforma no ensino médio e profissional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c) A reforma repõe uma dualidade de redes e currículos, reconhecendo a educação básica como fundamental para a formação sólida dos trabalhadores.

     

    Não sei...não vi essa parte


ID
2262286
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da proposta político-pedagógica dos Institutos Federais, a eles cabe ofertar:
I. Educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público de jovens e adultos;
II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio;
III. Formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade;
IV. Graduações tecnológicas, licenciatura e bacharelado em áreas que a ciência e tecnologia são componentes determinantes;
V. Cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio


    concomitante é para quem esta cursando o E. medio em outra escola ou periodo.


ID
2263564
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a implantação de uma política efetiva de formação de docentes para este nível de ensino constitui-se um grande desafio. Um caminho para efetivação dessa política pública foi sinalizado no Decreto Nº 6.755/2009, que estabelece os seguintes objetivos para a Política Nacional de Formação de Professores:
I. Promover a melhoria da qualidade da Educação Básica e tecnológica pública.
II. Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.
III. Promover a equalização nacional das oportunidades de formação superior dos professores do magistério em instituições públicas e privadas de Educação Superior.
IV. Identificar e suprir a necessidade das redes e sistemas públicos de ensino por formação tecnológica de profissionais do magistério.
V. Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira.
Tomando por base a fundamentação acima assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  São objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica:

    I. Promover a melhoria da qualidade da Educação Básica pública.

    II. Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.

    III. Promover a equalização nacional das oportunidades de formação INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

    IV. Identificar e suprir a necessidade das redes e sistemas públicos de ensino por formação INICIAL E CONTINUADA de profissionais do magistério.

    V. Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira.

     

    LETRA C)  II e V

  • Decreto Nº 6.755/2009 Revogado pelo Decreto nº 8.752, de 2016. Questão desatualizada.

  • Decreto nº 8.752, de 2016.



    Seção II

    Dos objetivos 

    Art. 3o  São objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica:

    I - instituir o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, o qual deverá articular ações das instituições de ensino superior vinculadas aos sistemas federal, estaduais e distrital de educação, por meio da colaboração entre o Ministério da Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    II - induzir avanços na qualidade da educação básica e ampliar as oportunidades de formação dos profissionais para o atendimento das políticas deste nível educacional em todas as suas etapas e modalidades, e garantir a apropriação progressiva da cultura, dos valores e do conhecimento, com a aprendizagem adequada à etapa ou à modalidade cursada pelos estudantes;

    III - identificar, com base em planejamento estratégico nacional, e suprir, em regime de colaboração, a necessidade das redes e dos sistemas de ensino por formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica, de forma a assegurar a oferta em quantidade e nas localidades necessárias;

    IV - promover a integração da educação básica com a formação inicial e continuada, consideradas as características culturais, sociais e regionais em cada unidade federativa;


    V - apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada em exercício para profissionais da educação básica pelas instituições de ensino superior em diferentes redes e sistemas de ensino, conforme estabelecido pela Meta 15 do PNE;


    VI - promover a formação de profissionais comprometidos com os valores de democracia, com a defesa dos direitos humanos, com a ética, com o respeito ao meio ambiente e com relações étnico-raciais baseadas no respeito mútuo, com vistas à construção de ambiente educativo inclusivo e cooperativo;


    VII - assegurar o domínio dos conhecimentos técnicos, científicos, pedagógicos e específicos pertinentes à área de atuação profissional, inclusive da gestão educacional e escolar, por meio da revisão periódica das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, de forma a assegurar o foco no aprendizado do aluno;

    VIII - assegurar que os cursos de licenciatura contemplem carga horária de formação geral, formação na área do saber e formação pedagógica específica, de forma a garantir o campo de prática inclusive por meio de residência pedagógica; e

    IX - promover a atualização teórico-metodológica nos processos de formação dos profissionais da educação básica, inclusive no que se refere ao uso das tecnologias de comunicação e informação nos processos educativos. 


  •  I. Promover a melhoria da qualidade da Educação Básica e tecnológica pública.

     II. Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.

     III. Promover a equalização nacional das oportunidades de formação superior dos professores do magistério em instituições públicas e privadas de Educação Superior.

     IV. Identificar e suprir a necessidade das redes e sistemas públicos de ensino por formação tecnológica de profissionais do magistério.

     V. Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira

  • GAB: C

    São objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica:

    Apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de Educação Superior.

     Promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira.


ID
2263594
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Parecer Nº 11/2012 e a Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012 dispõem acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de nível médio.
I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, a autorização e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos;
II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais;
III. Educação Profissional Técnica de Nível Médio articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, exceto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA);
IV. Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos;
V. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por itinerários formativos, organizados pela instituição de ensino e previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI.
Tomando por base a fundamentação legal, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa C  -  Resolução N 6º  -    

    I - Artigo 3º   § 1º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o
    reconhecimento e a certificação
    para prosseguimento ou conclusão de estudos.

     III -Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos
    objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes
    modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do
    trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura

    IV - Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados
    por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e
    organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação
    Brasileira de Ocupações (CBO)

     


     

  • c) As afirmativas II e IV são corretas.

    Art. 3º - § 2º Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    Art. 5º Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais.

     

  • Artigo 3º   § 1º --- I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, a autorização (O RECONHECIMENTO) e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos;

    Artigo 5º  II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais;

    Artigo 4º III. Educação Profissional Técnica de Nível Médio articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, exceto  INCLUINDO A  Educação de Jovens e Adultos (EJA); (continuação do art..., e com as dimensões do trabalho, da tecnologica, da ciência e da cultura.

    Artigo 3º   § 2º --- IV. Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos;(continuação do inciso flexíveis, diversificados e atualizados,...................)

    Artigo 3º § 2º. V. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por itinerários formativos, organizados pela instituição de ensino e previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades de instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade Educação Profissional Técnica de Nível médio.

  • I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, a autorização e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos; 

    II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais; 

    III. Educação Profissional Técnica de Nível Médio articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, exceto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA);

     IV. Os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos;

     V. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por itinerários formativos, organizados pela instituição de ensino e previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI. 


ID
2280649
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ciavatta (2005) apresenta alguns pressupostos para o desenvolvimento da educação profissional como formação integrada e humanizadora. Nessa direção, analise as seguintes sentenças:

I) Resgate da escola como um lugar de memória, das lembranças e momentos mais expressivos, e garantia de investimento na educação de modo assegurar a sua oferta pública e gratuita aos cidadãos.

II) Manutenção de mecanismos na lei que assegurem a articulação entre o ensino médio de formação geral e o ensino superior em todas as suas modalidades.

III) A adesão de gestores e de professores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, de modo a elaborarem coletivamente as estratégias acadêmico-científicas de integração.

IV) Articulação da instituição com os alunos e os familiares, na tentativa de construção do diálogo e desenvolvimento de uma democracia participativa.

V) Existência de um projeto de sociedade no qual, ao mesmo tempo, se minimizem os problemas da realidade brasileira, visando a permanência do dualismo de classes e a implantação das diversas instâncias de gestão educacional que busquem contribuir com a preparação de jovens para o mercado de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • II) Manutenção de mecanismos na lei que assegurem a articulação entre o ensino médio de formação geral e o ensino superior em todas as suas modalidades. 

    V) Existência de um projeto de sociedade no qual, ao mesmo tempo, se minimizem os problemas da realidade brasileira, visando a permanência do dualismo de classes e a implantação das diversas instâncias de gestão educacional que busquem contribuir com a preparação de jovens para o mercado de trabalho.


ID
2283355
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Saviani (2003) e Frigotto (2005), o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional retoma a função social da escola pública, pois

Alternativas
Comentários
  • ALT A

  • a)

    apresenta a possibilidade de superar a segregação entre a formação geral e a formação para o trabalho. 

  • a)

    apresenta a possibilidade de superar a segregação entre a formação geral e a formação para o trabalho. 


ID
2292145
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Frigotto (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005) discute a relação da educação básica de nível médio e nível médio integrado com o mundo do trabalho e do emprego na produção. Sobre as concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio, defendidas pelo autor, analise as seguintes sentenças:
I) O conceito de trabalho se reduz à atividade laborativa ou emprego, não necessariamente relacionado à produção das dimensões da vida humana.
II) O trabalho como princípio educativo deriva do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida. Nesse sentido, os seres humanos criam e recriam, pela ação consciente do trabalho, a sua própria existência.
III) O trabalho sob o capitalismo, de atividade produtora imediata de valores de uso para os trabalhadores, se reduz à mercadoria força de trabalho e tende a ser confundir com emprego. Assim, a ciência e a tecnologia são ordenadas na lógica de produzir lucro para quem compra, gerencia e controla privadamente a força de trabalho.
IV) O ensino médio estabelece uma relação imediata com o mercado de trabalho, considerando as mudanças científico-técnicas do processo produtivo, de modo a construir competências e habilidades necessárias à formação do trabalhador.
V) A concepção de ensino médio politécnico ou tecnológico, que articula conhecimento, tecnologia e trabalho, é a que pode responder ao horizonte da formação humana, ou seja, desenvolver os fundamentos das diferentes ciências que facultem aos jovens a capacidade analítica tanto dos processos técnicos que engendram o sistema produtivo quanto das relações sociais que regulam a quem e a quantos se destina a riqueza produzida.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I) O conceito de trabalho se reduz à atividade laborativa ou emprego, não necessariamente relacionado à produção das dimensões da vida humana.

    II) O trabalho como princípio educativo deriva do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida. Nesse sentido, os seres humanos criam e recriam, pela ação consciente do trabalho, a sua própria existência. (CORRETO)

    III) O trabalho sob o capitalismo, de atividade produtora imediata de valores de uso para os trabalhadores, se reduz à mercadoria força de trabalho e tende a ser confundir com emprego. Assim, a ciência e a tecnologia são ordenadas na lógica de produzir lucro para quem compra, gerencia e controla privadamente a força de trabalho. (CORRETO)

    IV) O ensino médio estabelece uma relação imediata com o mercado de trabalho, considerando as mudanças científico-técnicas do processo produtivo, de modo a construir competências e habilidades necessárias à formação do trabalhador. (Ensino Médio Técnico)

    V) A concepção de ensino médio politécnico ou tecnológico, que articula conhecimento, tecnologia e trabalho, é a que pode responder ao horizonte da formação humana, ou seja, desenvolver os fundamentos das diferentes ciências que facultem aos jovens a capacidade analítica tanto dos processos técnicos que engendram o sistema produtivo quanto das relações sociais que regulam a quem e a quantos se destina a riqueza produzida. (CORRETO)

  • As proposições se referem ao tema "Trabalho e educação". Vamos analisar cada um dos itens:

    I) O conceito de trabalho se reduz à atividade laborativa ou emprego, não necessariamente relacionado à produção das dimensões da vida humana.  Errada! Aqui o trabalho deveria também se relacionar com a dimensão integral humana.

    II) O trabalho como princípio educativo deriva do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida. Nesse sentido, os seres humanos criam e recriam, pela ação consciente do trabalho, a sua própria existênciaCorreta! A ideia da proposição é considerar o trabalho como algo intrínseco ao homem, isto é, antes mesmo do modelo capitalista existir, o trabalho já fazia parte da dimensão humana.

    III) O trabalho sob o capitalismo, de atividade produtora imediata de valores de uso para os trabalhadores, se reduz à mercadoria força de trabalho e tende a ser confundir com emprego. Assim, a ciência e a tecnologia são ordenadas na lógica de produzir lucro para quem compra, gerencia e controla privadamente a força de trabalho. Correta! A proposição faz uma crítica sobre as dimensões humanas: trabalho, ciência e cultura. O grandes detentores de capital detém as tecnologias advindas das ciências desenvolvidas, pelo próprio homem, que a produz. Ou seja, quem deveria receber o crédito (trabalhadores) por serem esses o principal responsável pelas tecnologias, acabam que sendo controlados por quem detém o capital econômico.

     IV) O ensino médio estabelece uma relação imediata com o mercado de trabalho, considerando as mudanças científico-técnicas do processo produtivo, de modo a construir competências e habilidades necessárias à formação do trabalhador. Errada! Aqui a ideia de ensino médio não considera outros aspectos da vida humana.

    V) A concepção de ensino médio politécnico ou tecnológico, que articula conhecimento, tecnologia e trabalho, é a que pode responder ao horizonte da formação humana, ou seja, desenvolver os fundamentos das diferentes ciências que facultem aos jovens a capacidade analítica tanto dos processos técnicos que engendram o sistema produtivo quanto das relações sociais que regulam a quem e a quantos se destina a riqueza produzida. Exata! O conceito de politecnia é empregado para se referir à formação humana de modo a considerar todas as suas dimensões: trabalho, ciência e cultura. Gabarito E.

    #vousernomeado


ID
2361946
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 

A Educação Profissional e Tecnológica abrange os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Profissional Tecnológica de graduação e pós-graduação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º, I, II, III (Resolução nº 2 de 20/09/2012.

  • Resolução nº 6 de 20/09/2012

  • LDB - Art. 39 § 2º A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II – de educação profissional técnica de nível médio;

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.


ID
2371327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue o seguinte item.

As matrizes curriculares dos cursos de educação profissional, independentemente do seu eixo tecnológico, devem pautar-se pela formação integral dos estudantes, de forma a prover-lhes condições de apropriação dos fundamentos sociais, científicos e tecnológicos necessários ao exercício profissional.

Alternativas
Comentários
  • Resolução n° 6 de 20 de setembro de 2012

     

    Capítulo II

    ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    ART.13

    II- O núcleo politécnico comum correspondente a cada eixo tecnológico em que se situa o curso, que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e a contextualização do mesmo no sistema de produção social.

     

     

    Correta.


ID
2371330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue o seguinte item.

Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe informar o artigo da resposta correta?

  • Art. 33 Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino

    RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

  • mínimo de 20%


ID
2387653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros — artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros —, é tarefa única de professores da área de linguagens.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

  • Errado, pois o que voga é exatamente o princípio da interdisciplinaridade e não multidisciplinaridade.

  • RESOLUÇÃO Nº 2, DE 30 DE JANEIRO 2012

    Capítulo II

    Art. 4º As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • Todos os professores deviam transmitir uma visão mais multidisciplinar do conteúdo programático ministrado,  este comportamento proporciona uma visão factual e/ ou melhor assimilação do conteúdo.


ID
2387656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Elementos tirados de várias línguas.
  • O multiletramento é uma nova pedagogia educacional cuja teoria defende a implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar, uma vez que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano

  • Ainda acontecerá o multiletramento nas classes populares, assim que pararem de roubar.

  • O multiletramento é uma nova pedagogia educacional cuja teoria defende a implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar, uma vez que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano

  • Interessante atentar que na definição de MULTILETRAMENTO o uso da expressão TODAS as tecnologias digitais não invalida a questão.


ID
2387659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue o item subsequente.

Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

  • O erro da questão está em afirmar " com prioridade para o estudo da norma culta padrão ".

  • Não pode ser prioridade a norma culta.

  • O erro da questão está em afirmar " com prioridade para o estudo da norma culta padrão ", pois esta não é nem pior e nem melhor que os outros tipos de linguagens, todas são importantes.


ID
2401288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM).
A oferta de curso de EPTNM por instituição de ensino depende de prévia autorização do órgão competente do respectivo sistema de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 36

    § 8o  A oferta de formação técnica e profissional a que se refere o inciso V do caput, realizada na própria instituição ou em parceria com outras instituições, deverá ser aprovada previamente pelo Conselho Estadual de Educação, homologada pelo Secretário Estadual de Educação e certificada pelos sistemas de ensino.             (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

  • Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012

     

    Art. 10 A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições públicas e privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino.


ID
2401294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM).

A EPTNM é desenvolvida na forma integrada, concomitante ao ensino médio, e na forma subsequente, destinada a alunos que já tenham concluído algum curso de nível superior.

Alternativas
Comentários
  • errada

     subsequente, destinada a alunos que já tenham concluído  o Ensino Médio

  • Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:        

    I - articulada com o ensino médio;       

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.      

  • O que torna a assertiva incorreta é o fato de citar nível superior.

  • Finalzinho errado, pois é E.M. Gab E

ID
2417917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

Dados os princípios norteadores da educação profissional técnica de nível médio, o projeto político-pedagógico estruturado deve-se estruturar a partir dos conhecimentos técnicos necessários à formação profissional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: errado 

  • Alguém saberia explicar?

  • Art. 3º - São princípios norteadores da educação profissional de nível técnico os enunciados no artigo 3º da LDB, mais os seguintes: I - independência e articulação com o ensino médio; II - respeito aos valores estéticos, políticos e éticos; III - desenvolvimento de competências para a laborabilidade; IV - flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização; V - identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso; VI - atualização permanente dos cursos e currículos; VII - autonomia da escola em seu projeto pedagógico.

    Art. 4º - São critérios para a organização e o planejamento de cursos: I - atendimento às demandas dos cidadãos, do mercado e da sociedade; II - conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade institucional da escola ou da rede de ensino.

     

    Acredito que o erro esteja quando o enunciado diz que deve estruturar a partir dos conhecimentos necessários para formação profissional, indo de encontro com o art. 3, principalmente quando o ensino  tem que ser flexivel, interdisciplinar e contextualizado com o mundo e sociedade. 

     

     

     

  • Problema está em conhecimento técnico que remete ao tecnicismo. Certo seria: conhecimento específico para a formação professional.

     

  • XIII - autonomia da instituição educacional na concepção, elaboração, execução, avaliação e revisão do seu projeto político-pedagógico, construído como instrumento de trabalho da comunidade escolar, respeitadas a legislação e normas educacionais, estas Diretrizes Curriculares Nacionais e outras complementares de cada sistema de ensino.

    FONTE: RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

  • Art. 15 O currículo, consubstanciado no plano de curso e com base no princípio do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, é prerrogativa e responsabilidade de cada instituição educacional, nos termos de seu projeto político-pedagógico, observada a legislação e o disposto nestas Diretrizes e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

  • Trocou a palavra específicos por técnicos. Por isso que ficou errado a questão.

  • Essa questão exige o conhecimento da Resolução CNE/CEB n.º 6/2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Vamos analisar a questão para julgarmos se está certa ou errada.

     
    Dados os princípios norteadores da educação profissional técnica de nível médio, o projeto político-pedagógico estruturado deve-se estruturar a partir dos conhecimentos técnicos necessários à formação profissional.

    Errada! O importante para a resolução da questão é compreender qual a intenção da banca no que se refere ao entendimento sobre “conhecimentos técnicos" no contexto apresentado. Note que, quando a banca se refere a “conhecimentos técnicos necessários à formação profissional", ela está dando ênfase ao aspecto de conteúdo, deixando em segundo plano um dos aspectos mais relevantes a qualquer projeto político-pedagógico, que é a sua estruturação a partir de uma construção coletiva, que vai além da dimensão meramente pedagógica, adentrando à dimensão política.

    Cabe destacar nesse sentido o art. 6.º, inciso XIII, da Resolução CNE/CEB n.º 6/2012, a qual afirma que o projeto político-pedagógico deve ser construído como instrumento de trabalho da comunidade escolar, respeitadas a legislação e normas educacionais. Portanto, fica claro o erro da questão quando o item limita a construção do projeto político-pedagógico aos conhecimentos técnicos, excluindo a construção política da comunidade escolar.

     
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.

ID
2417920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

Conforme as Diretrizes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os currículos devem proporcionar aos estudantes diálogo com diversos campos do trabalho, como referências fundamentais de sua formação.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 6/2012

    Art. 14 Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

    I - diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.

  • Gabarito C

  • Não só do trabalho, mas também da ciência, da tecnologia e da cultura!!

    está incompleta essa afirmativa...

  • Artigo 14 Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

    I - diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação;

    II - elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas;

    III - recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática;

    IV - domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual;

    V - instrumentais de cada habilitação, por meio da vivência de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho;

    VI - fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho


ID
2417923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

A reorganização da Educação Profissional Técnica de Nível Médio define que a oferta da educação profissional ocorra obrigatoriamente de forma integrada e concomitante com o ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • Educação profissional técnica de nível médio - poderá ocorrer nas formas: Integradas, Concomitante e Subsequente. Gab. Errado
  • Articulada é a palavra chave que representam todas as outras.

  • GABARITO: ERRADO

    Artigo 36B da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

    Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

  • Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas:

    a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclue a última etapa da Educação Básica;

    b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino;

    c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado;

    II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

    FONTE: RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

  • Item ERRADO, devido o uso da palavra OBRIGATORIAMENTE.

  • Errada

    Deve ocorrer na forma articula e subsequente!! portanto, não é só o termo obrigatoriamente que torna o enunciado incorreto, mas todo ele!!!


ID
2417926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

No ensino a distância, o tutor assume o papel de professor e é o responsável pela elaboração do material didático.

Alternativas
Comentários
  • Tutor é orientador - não assume papel de professor. Gab. Errado
  • O tutor não substitui o professor.


ID
2417929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir.

A avaliação na modalidade a distância deve ser presencial e contínua, para estimular os estudantes a ser ativos na construção de conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação deve ser um processo contínuo e processual, ou seja, devemos observar e avaliar o aluno ao longo do curso e não através de provas ou testes. Para Mercado (2008), a avaliação on-line possibilita o controle periódico do processo acadêmico dos alunos, propiciando uma avaliação contínua. Todo processo é mediado e acompanhado pelo tutor que recebe as orientações do professor da disciplina de como deve acompanhar o aluno. Por tanto, a avaliação sendo um processo continuo estimula os alunos a trilharem a construção do conhecimento e transformando-os em estudantes mais ativos dentro do processo de aprendizagem....

     

    RETIRADO: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/2752009231050.pdf 

  • a minha duvida é sobre a avaliação tem que ser presencial?

     

  • Majó Vicente, existem as ADs (atividades a distância) que ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem do curso, e existem as APs (atividades/avaliações presenciais). Isso para um curso regular, como a graduação, por exemplo. Mas existem cursos, de extensão, por exemplo, que só desenvolvem as atividades e avaliações de forma online.

    Espero ter ajudado a esclarecer.

  • a dúvida é no " deve". Deve mesmo ou pode?

  • A avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.

  • A avaliação na pandemia está sendo online mesmo kkkk

  • Gabarito CERTO


ID
2420179
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão educacional é uma das mais discutidas hoje. Uma série de mudanças são propostas nos mais diferentes níveis do ensino. Entre as opções a seguir, assinale a que possui a principal proposta de mudança na educação na atualidade.

Alternativas

ID
2427514
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o artigo 29 da Lei n° 12.608/2012, que altera o artigo 26 da Lei n° 9394/1996, os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    a) § 4o  Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. 

    c) § 2o  O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.  Não fala nada sobre expressões regionais.

    d) § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em situações específicas, como: que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; maior de trinta anos de idade; que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; que tenha prole. 

    e) Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.


ID
2448169
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.
( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.
( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.
( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.
A opção que indica a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • ( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, PRIMÁRIO e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha. Falso

    ( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais. Verdadeiro

    ( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do SECUNDÁRIO e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior em área equivalente à da sua formação. Falso

    ( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais. Verdadeiro

  • Letra "A"

    Pra quem estiver com preguiça de ler os comentários do nobre amigo Danyel ;D

  • Obrigada, Danyel. Acho importante lermos os comentários por vezes extensos dos colegas, porque eles podem nos ajudar a saber onde erramos. E para acertarmos na próxima vez, precisamos entender qual foi o erro nesta.


ID
2456350
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.


A Educação Profissional e Tecnológica abrange os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Profissional Tecnológica de graduação e pós-graduação.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULO I

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    Capítulo I

    Objeto e Finalidade

     

    Art. 2º A Educação Profissional e Tecnológica, nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), alterada pela Lei nº 11.741/2008, abrange os cursos de:

    I - formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II - Educação Profissional Técnica de Nível Médio;

    III - Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação.

  • DCN - Artigo 31. Como modalidade da Educação Básica, a Educação Profissional e Tecnológica ocorre na oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e nos de Educação Profissional Técnica de nível médio.

  • CERTO!

    Art. 2º A Educação Profissional e Tecnológica, nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), alterada pela Lei nº 11.741/2008, abrange os cursos de:

    I - formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II - Educação Profissional Técnica de Nível Médio;

    III - Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação.

  • QUESTÃO PÉSSIMA, MAL ELABORADA, a questão fala com base nas DCS(...) NÍVEL MÉDIO. Aí cita GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO que já se trata de Educação Superior.

    "Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio."


ID
2456353
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, excluindo a EJA, e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

Alternativas
Comentários
  • § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.         

  • TÍTULO I

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    Capítulo I

    Objeto e Finalidade

     

    Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura

  • Incluí a EJA ( Educação de Jovens e Adultos)
  • Incluindo o EJA ...

  • Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 

    A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, excluindo a EJA, e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

    * O erro está na palavra excluindo.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012 Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Vejamos:

    "Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura."

    Após a leitura do artigo acima, vimos que deve incluir a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e não o contrário. Portanto, o gabarito está errado por isso.

    Gabarito: ERRADO


ID
2552449
Banca
CONSULTEC
Órgão
SEC-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ensino Médio no Brasil está mudando. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho.

Pensar um novo currículo para o Ensino Médio deve-se levar em consideração dois fatores: as mudanças estruturais que decorrem da chamada “revolução do conhecimento”, alterando o modo de organização do trabalho e as relações sociais; e o atendimento aos padrões de qualidade que se coadunem com as exigências dessa nova ordem social.


Levando-se em conta o texto apresentado e a importância de se repensar um novo Ensino Médio, é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Como a questão pede a incorreta, vejamos:

    "As escolas devem preparar os educandos para o prosseguimento de estudos, voltados para uma habilitação que possibilite o exercício de uma profissão técnica, para a classe média e o acesso ao Ensino Superior para as elites".

    Nessa visão a educação deixa de ser inclusiva, tornando-se beneficio de alguns poucos privilegiados...

    Letra E


ID
2560255
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017) I - linguagens e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); II - matemática e suas tecnologias: (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); III - ciências da natureza e suas tecnologias; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); IV - ciências humanas e sociais aplicadas; (Redação dada pela Lei n° 13.415, de 2017); V - formação técnica e profissional. (Incluído pela Lei n° 13.415, de 2017).

Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm


A organização curricular para o Ensino Médio viveu debates e estudos entre atender às necessidades formativas dos jovens e à demanda do mercado de trabalho. Em 2017, sofreu intervenções verticais em sua proposta, com a alteração da Lei n° 9.394/96. A “E.E. Rocha Junior”, escola de ensino médio, definiu sua missão: preparar os adolescentes para o pleno exercício da cidadania e instrumentalizá-los para sua inserção no mercado de trabalho. Seu objetivo é oferecer um currículo com foco em uma formação integrada. Seu plano de ação educacional apresenta a oferta de um ensino médio integrado à formação profissionalizante, com três linhas de ação: gestão de pessoas e equipes; gestão pedagógica; gestão administrativa. 


Diante do contexto descrito acima, de acordo com a Lei n° 13.415/17, a “E.E. Rocha Junior”, na perspectiva do planejamento estratégico, deve propor na gestão pedagógica

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    a integração efetiva entre os conhecimentos próprios da base nacional comum do currículo e a formação prática e laborai do currículo profissionalizante.


ID
2579239
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmações abaixo, relativas aos cursos técnicos de nível médio:


I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é sempre desenvolvida de forma articulada ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, e têm suas cargas horárias mínimas de 1.400 horas.

III. É permitido atividades não presenciais de até 20% (vinte por cento) da carga horária diária dos cursos.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

V. As escolas particulares devem solicitar autorização ao Conselho Estadual de Educação, para a oferta de cursos técnicos.


Quais das afirmações NÃO estão corretas?

Alternativas
Comentários
  •                                                                                               Capítulo III
                                                                                        Duração dos cursos
    Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

  • Gabarito D

  • I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é sempre desenvolvida de forma articulada ao Ensino Médio. (Errada)

    Pode ser subsequente ao ensino médio, caso já o tenha concluído

    II - Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, e têm suas cargas horárias mínimas de 1.400 horas. (Errada) Carga mínima de 2.400 horas, sendo 1.200 horas para o ensino médio, mais 1.200horas para o ensino profissional.


ID
2580913
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o excerto.


Pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.- br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revela que mais de 70% dos estudantes do Ensino Médio usam celular na escola.

Disponível em: <http://www.jdv.com.br/noticia/6774/mais-de-70-por-cento-dos-alunos-do-ensino-medio-usam-celular-na-escola> Acesso em: 10 set. 2017. (Adaptado).


Das informações apresentadas no texto subentende-se a seguinte ideia:

Alternativas
Comentários
  • não vejo isso como inclusão digital. ter acesso a esses aparelhos pode mais prejudicar do que ajudar no proceso de ensino aprendizagem.

  • alguem para explicar o contexto?

     

  • não entendi a questão.

    ???

    Também não vejo isso como inclusão digital.


  • seria melhor anular a questão...

  • Hein ? como ?

  • Super interpretação!


ID
2698942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.


Os espaços não formais de ensino de física incluem ambientes como museus, teatros e até mesmo oficinas, mas não englobam espaços como a praça pública, que, por serem abertos, são pouco adaptados para o aprendizado.

Alternativas
Comentários
  • A física está presente em todo o meio em que vivemos, por isso, ela é a ciência que estuda os fenômenos naturais como um todo.


ID
2698945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.


A técnica de ensino de física em espaços não formais está intimamente relacionada com o conceito de divulgação científica, mas não se resume a esse conceito.

Alternativas

ID
2698954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.


A relativamente recente preocupação com as diferentes formas de aprender está ensejando uma diversidade de métodos de ensinar, relacionada à diversidade de recursos didáticos.

Alternativas

ID
2722558
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade ampla:

Alternativas
Comentários
  • Pensamento crítico: ensino médio

    Pensamento Reflexivo: Ed. Superior

  • Art. 35(LDB). O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • lei 9394

    artigo 35º

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • Educação no sentido amplo: Processo formativo- família - trabalho

    Educação no sentido estrito: Ed. escolar - ens. em ambientes próprios


ID
2760436
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Kuenzer e Grabowski (2006), ao ressaltarem as problemáticas da histórica dualidade entre ensino profissional e propedêutico, destacam os princípios da gestão da educação profissional integrada à gestão da educação nacional. A gestão dessa modalidade de educação, assentada em um viés crítico, deverá:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    A gestão, portanto, desta modalidade de educação deverá:

    • integrar-se à gestão da Educação Nacional, em especial à Educação Básica, apontando para a integração com o ensino superior;

    FONTE: Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho

    Acácia Zeneida Kuenzer

    Gabriel Grabowski

    *Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_dtec_pdp_carla_aparecida_de_barros.pdf


ID
2761915
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

João é discente em uma única instituição de ensino, onde realiza o Ensino Médio no período matutino e o Curso Técnico em Informática no período noturno, possuindo duas matrículas distintas. Nesse caso, considerando o disposto no artigo 4º, § 1º, inciso II, do Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, o discente está realizando a educação profissional técnica de nível médio articulada na forma:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Art. 4 - § 1º A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio dar-se-á de forma:

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno;

    II - concomitante, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer:

            a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

            b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; ou

            c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando o planejamento e o desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados;

    III - subsequente, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.


ID
2761945
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Resolução nº 163/2017, de 28 de novembro de 2017, Art. 4º. “São princípios norteadores das propostas de cursos e ações desenvolvidas no âmbito dos Técnicos de Nível Médio na forma integrada ao Ensino Médio do IFSP”. Analise as seguintes afirmativas:
I- Articulação entre Educação Básica e Educação Profissional, com ênfase na segunda em detrimento da primeira, com vistas à formação integral do estudante e para sua emancipação.
II- O trabalho como princípio educativo, considerado em suas dimensões ontológica, histórica e ética-política, integrado à Ciência, à Tecnologia e à Cultura.
III- Organização curricular e práticas pedagógicas que assegurem a integração, a interdisciplinaridade, a diversidade de componentes curriculares e a indissociabilidade entre teoria e prática, conferindo maior valorização à prática, no caso da Educação Profissional.
IV- O atendimento das efetivas demandas de natureza econômico-social dos setores e arranjos socioprodutivos locais, bem como a articulação ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

Considerando o disposto no Art. 4º. da referida Resolução, estão INCORRETAS apenas as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.


    Princípios Norteadores

    Art. 6º São princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:


    III - trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular;


    IV - articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico;


    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem;


    VI - indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;


    IX - articulação com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental dos territórios onde os cursos ocorrem, devendo observar os arranjos socioprodutivos e suas demandas locais, tanto no meio urbano quanto no campo;



    GAB: A


ID
2762026
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

(FRIGOTO, 2012) O ensino médio integrado é aquele possível e necessário em uma realidade conjunturalmente desfavorável – em que os filhos dos trabalhadores precisam obter uma profissão ainda no nível médio, não podendo adiar este projeto para o nível superior de ensino”.

Com base nas ideias contidas na obra, assinale a alternativa correta sobre o ensino médio integrado ao ensino técnico:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio


    Art. 5º Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais


    GAB: D


ID
2775382
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características das políticas implementadas, nos últimos anos, para o Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir.


I. A partir de 2004, o ENEM passou a ser utilizado como critério para a seleção de bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

II. No ano de 2009 foi publicado o Programa Ensino Médio Inovador, estabelecendo uma nova política nacional para o Ensino Médio.

III. O governo federal utiliza o ENEM como certificação para a conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos, desde 2009.


Assinale:

Alternativas

ID
2776315
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, pretende ofertar um curso de formação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio, cujo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos prevê uma carga horária mínima para formação técnica do referido curso de 1.000 (mil) horas. Desta forma, qual seria a carga horária mínima para o Projeto Pedagógico unificado?

Alternativas
Comentários
  • Letra A


    Habilitação profissional ------------- Duração do curso

    800h-----------------------------------------------------3000h

    1000h--------------------------------------------------- 3100h

    1200h--------------------------------------------------- 3200h


    Art. 27. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas


ID
2783056
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Profissional Técnica visa à qualificação do estudante para o mercado de trabalho. Para isso, precisa ter seus currículos construídos considerando as diferentes especializações profissionais e as suas atribuições. No artigo 14 da Resolução Nº 6/2012, NÃO HÁ previsão de que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes

Alternativas
Comentários
  •  b)

    instrumentais de cada habilitação, por meio das concepções teóricas de um conjunto de disciplinas e de experiências acadêmicas.

  • Letra B


    instrumentais de cada habilitação, por meio das concepções teóricas de um conjunto de disciplinas e de experiências acadêmicas - (...) por meio da vivência de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho



    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192


ID
2783065
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o artigo 4º (§ 1 o ), do Decreto Nº 5.154 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394/96, a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio poderá se dar de forma integrada, concomitante e subsequente.

Sobre as características de cada uma delas, analise as afirmativas a seguir:

I. A integrada pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. O curso é planejado
para levar o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com
matrícula única para cada aluno.

II. A subsequente pode ser oferecida somente para aqueles que já tenham concluído o ensino médio no prazo
máximo de 2 anos.

III. A concomitante pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando
o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino
médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.

IV. A concomitante pode ocorrer em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade,
visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados.

Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    I. A integrada pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. O curso é planejado para levar o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno.

    II. A subsequente pode ser oferecida somente para aqueles que já tenham concluído o ensino médio no prazo máximo de 2 anos (ERRO).

    III. A concomitante pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.

    IV. A concomitante pode ocorrer em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados.

  • Importante ressaltar que essa assertiva Afirmativa IV é a alínea c do inciso II do parágrafo 1º, então se alguém ler apenas versões resumidas, pode acabar passando batido.

  • III. "A concomitante pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental". No meu ponto de vista não está correta.

    Não seria a articulada integrada apenas pra quem já concluiu o fundamental?? Alguem me explique. Obg!

  • Essa questão é bem estranha

  • A alternativa III está mal elaborada, quando diz:

    A concomitante pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.

    Mas concomitante já ao mesmo tempo que o ensino médio em local e horário diferente da unidade escolar regular. Então o correto seria e E não OU.

    Concomitante: Que acontece ao mesmo tempo, simultâneo, sincrônico, síncrono, coexistente, coincidente, concorrente, conjunto.

  • Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:

    I - articulada com o ensino médio;          (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

    Art. 36-C. A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.


ID
2783335
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


A LDB atual define como finalidades do Ensino Médio a preparação para a _______________, a preparação básica para o trabalho e o exercício da___________. Determina, ainda, uma base nacional comum e uma _______________ para a organização do currículo escolar.


Assinale a opção cujos termos completam, adequadamente, o fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: continuidade dos estudos - cidadania - parte diversificada

     

  • Lei seca!!!

  • A LDB define como finalidades do Ensino Médio a preparação para a continuidade dos
    estudos
    , a preparação básica para o trabalho e o exercício da cidadania. Determina, ainda, uma
    base nacional comum e uma parte diversificada para a organização do currículo escolar.

    Alternativa correta "d".

  • d) continuidade dos estudos - cidadania - parte diversificada. (CORRETO) (art.35, Inciso II e art. 35-A, § 1o, Lei 9.394/96 - LDB)

  •  d) continuidade dos estudos - cidadania - parte diversificada.


ID
2843608
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Distrital da Educação (PDE) (2015–2024), a exemplo do Plano Nacional da Educação (PNE), é um documento que expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades e metas e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de estratégias. Assim, configura‐se como uma política pública de Estado que favorece o planejamento de ações diante das demandas da educação. No que se refere a esse tema, julgue o item.

O PDE visa a aumentar a matrícula da educação profissional por meio da educação profissional integrada ao ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • Integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio à Educação Profissional pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (Projovem).


    https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/saiba-o-que-e-e-como-funciona-o-plano-de-desenvolvimento-da-educacao/

  • CERTO

    META 11

    Triplicar as matriculas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento publico.

    Triplicar quer dizer AUMENTAR.

  • Gab: C

    "Meta 11: Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta em pelo menos 75% da expansão na rede pública, priorizando a educação integrada ao ensino médio."

    Fonte: http://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/01/pde_site_versao_completa.pdf

    Deus é por nós!

  • Se triplica é pq aumenta! Rsrsr


ID
2854120
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As diretrizes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução CNE/CEB 6/2012) estabelecem princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições de ensino públicas e privadas na organização, no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação de cursos e programas. É/são princípio(s) norteadore(s) da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

Alternativas
Comentários
  • A) Relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante; trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular

  • A) Relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante; trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular.


    B) Indissociabilidade entre teoria, pesquisa e prática no processo de ensino-aprendizagem e avaliação; interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação do mercado de trabalho.


    C) articulação com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental dos territórios onde os cursos ocorrem, devendo observar os arranjos socioprodutivos globais e suas demandas locais, sobretudo do meio urbano. (correto: tanto no meio urbano quanto no campo)


    D) Reconhecimento da unicidade das formas de produção, dos processos de trabalho e consumo e das culturas a eles subjacentes, as quais estabelecem novos paradigmas e possibilitam cursos e programas diversificados. (correto: reconhecimento das diversidades das formas de produção)


    E) Flexibilidade na construção de itinerários formativos unificados e atualizados, segundo interesses das instituições e possibilidades orçamentárias, nos termos dos respectivos projetos político-pedagógicos. (correto: segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais)



ID
2855419
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Por vezes, a juventude é definida por sua característica revolucionária, de potência positiva e transformadora. Em outras circunstâncias, a juventude é identificada como geradora de problemas para a sociedade e como um modo de vida que exige cuidados específicos. Cada uma dessas, e outras visões gera, como consequência, uma maneira de lidar com a juventude e de pensar em políticas para esse grupo social.


Nesse sentido, para a juventude, como preparação para a vida adulta, as políticas pensadas serão essencialmente voltadas para o futuro, geralmente em torno da educação formal ou da formação profissional. Já para a juventude, como problema ou ameaça social, as políticas

Alternativas
Comentários
  • a) serão voltadas para conter sua atuação na sociedade, já que o jovem é criminalizado de maneira geral; o foco se encontra em medidas repressivas ou assistencialistas e voltadas apenas para a parcela da juventude em situação de vulnerabilidade social.


ID
2855422
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere abaixo a descrição dos programas voltados a jovens.


I. Programa voltado a aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio da ampliação do número de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o País e da expansão dos campi existentes, com grande grau de interiorização dos cursos técnicos e tecnológicos.

II . Programa com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior (cursos de graduação e sequenciais de formação específica), a estudantes brasileiros que não possuam recursos suficientes para prosseguirem com seus estudos.

III . Programa criado com o objetivo de ajudar na profissionalização e formação, evitando a evasão escolar e incentivando os jovens a retomarem sua jornada escolar.


I, II e III são programas voltados à juventude, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC);

    Programa Universidade para Todos (PROUNI);

    Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem)

  • GABARITO: C

    I - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC);

    II - Programa Universidade para Todos (PROUNI);

    III - Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

  • Apresenta o histórico do programa Juventude Vivo que foi criado com o objetivo de prover subsídios para o enfrentamento da violência contra os jovens negros que, historicamente, estão mais expostos à violência. O foco do Juventude Viva consiste em prevenir a violência por meio da articulação de programas de governo, facilitando o acesso aos serviços e direitos nos territórios com maiores índices de homicídios. Mais de 20 mil jovens negros são mortos por ano no Brasil, como mostram as estatísticas elaboradas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Com esses índices alarmantes de violência contra essa parcela da população, vemos como necessário enfrentar esse problema de forma sistematizada e planejada, abarcando políticas que envolvam as diversas dimensões da vida dos jovens, bem como garantindo igualdade racial e oportunidades iguais para todos. É com esse intento que a UNESCO e a SNJ apresentam o Novo Plano Juventude Viva (PJV), para prevenir a violência e proteger a vida dos jovens negros.


ID
2858839
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A interdisciplinaridade no campo epistêmico científico, trabalhada nas áreas de formação humana, constitui-se um termo de ação e reflexão, que nos ajuda a compreender as múltiplas relações que podem ocorrer entre o indivíduo e a sociedade e entre os próprios indivíduos. Buscando essa relação como princípios formativos, a Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012, define nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu Capítulo II –Art. 6º- Princípios Norteadores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

I - A relação e a articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante.

II - O respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional.

III - O trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura, como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular.

IV - A indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.

V - A contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.

Considerando os princípios elencados, assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Itens da resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012:


    I - relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante;


    II - respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional;


    III - trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular;


    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; 


    VIII - contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas; 

  • GABARITO: E

    *LETRA DE LEI (RESOLUÇÃO)!!!

    Itens da resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012:

    I - relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante;

    II - respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional;

    III - trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular;

    V - indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; 

    VIII - contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas; 

  • A questão quer saber quais assertivas são Princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio conforme a Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Vejamos:

    I - Correta.

    De acordo com o artigo 6º, I, da CNE/CEB Nº 6/12: "relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante;"

    II - Correta.

    De acordo com o artigo 6º, II, da CNE/CEB Nº 6/12: "respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional."

    III - Correta.

    De acordo com o artigo 6º, III, da CNE/CEB Nº 6/12: "trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular.

    IV - Correta.

    De acordo com o artigo 6º, V, da CNE/CEB Nº 6/12: "indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem."

    V - Correta.

    De acordo com o artigo 6º, VIII, da CNE/CEB Nº 6/12: "contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas."

    Assim, todas as assertivas estão perfeitamente corretas.

    Gabarito do monitor: E


ID
2858857
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Arroyo (2006, p.19) ressalta que:

A educação de jovens e adultos sempre fez parte da dinâmica da sociedade, da dinâmica mais emancipadora. A EJA se vincula muito mais aos processos de emancipação do que aos de regulação. Que a sociedade assuma, nessa dinâmica, a educação de jovens e adultos, que o governo e o sistema escolar somem e legitimem politicamente essa dinâmica emancipatória que vem da tradição da EJA.

Assim, essa modalidade de ensino passa a ser compreendida como possibilidade de inclusão social e formação cidadã emancipatória. A esse respeito que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio de 2012 estipulam em seu art. 28 que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tenham a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB E

  • Art. 28 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente, o mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio.


ID
2859733
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e propostas arrojadas para a profissionalização da sociedade brasileira e, por isso, convoca todas as instituições e instituintes para o desafio de promover uma educação profissional de qualidade.

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.

A concepção de formação profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é multirreferencial, pois articula o conhecimento científico com o saber fazer.


Alternativas
Comentários
  • A questão copiou e colou o texto do Currículo em Movimento.

    Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF. 2014. p. 8

    4º parágrafo.

    https://issuu.com/sedf/docs/6-educacao-profissional-e-a-distanc

    QUESTÃO CORRETA.


ID
2859973
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional. SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.


A concepção de formação profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é multirreferencial, pois articula o conhecimento científico com o saber fazer.

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me dizer o pq tá certo?

  • multirreferencialidade é uma resposta à constatação da complexidade das práticas sociais e, num segundo tempo, o esforço para dar conta, de um modo mais rigoroso, desta mesma complexidade, diversidade e pluralidade.

  • A questão copiou e colou o texto do Currículo em Movimento.

    Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF. 2014. p. 8

    4º parágrafo.

    https://issuu.com/sedf/docs/6-educacao-profissional-e-a-distanc

    QUESTÃO CORRETA.

  • Saber fazer para algo sobre tecnicismo!


ID
2867866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Grafia Química Braille para Uso no Brasil, julgue o próximo item.


Em braille, o movimento de dois elétrons é representado pelo emprego de seta curva para a esquerda, utilizando-se três celas: na primeira cela, utilizam-se os pontos (2456); na segunda, os pontos (36); e, na terceira, os pontos (26).

Alternativas

ID
2871511
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao elencar os principais desafios que se colocam ao Ensino Médio no país, Acacia Z. Kuenzer aponta, no livro Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho, para a necessidade prioritária de se formular uma concepção de ensino que articule de forma competente as dimensões da preparação para o mundo do trabalho e da continuidade dos estudos.

A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • resposta letra C..Acacia Kuenzer explica bem essa teoria quando fala na Pedagogia da Fábrica ....Essa pedagogia se constroí a partir do princípio da distribuição da desigualdade.

    Fonte; Gran Curso Professor Leandro Gabriel.


ID
2890975
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os resultados observados por Dore (2014), em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais do estudante e institucionais da escola. A exemplo do exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que se refere aos fatores individuais.


I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho;

II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras;

III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico;

IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional;

V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação.

Alternativas
Comentários
  • I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho;

    II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras;

    III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico;

    IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional;

    V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação.

  • D

  • Link para um artigo da autora citada:

    https://www.capes.gov.br/images/seminarios/iv-observatorio-da-educacao/Educacao_Profissional_e_Tecnologica/Educacao_profissional_e_evasao_escolar..._-_Rosemary_Dore.pdf

  • Nesta questão, tendo como base os estudos de Dore (2014) sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais, deve-se indicar a alternativa que apresenta os fatores individuais de evasão. 
    I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho; 
    CORRETO - A evasão é um fenômeno complexo, multifacetado e multicausal, atrelado a fatores pessoais, sociais e institucionais, que podem resultar na saída provisória do aluno da escola ou na sua saída definitiva do sistema de ensino. Esse problema deve ser analisado por perspectivas diversas, tais como a perspectiva da escola, do sistema de ensino e do indivíduo. Alguns fatores individuais associados à evasão são: o comportamento do aluno; suas atitudes perante a vida escolar; a convivência social com outros estudantes, professores e comunidade escolar; o nível educacional dos pais; a renda familiar. O Fator 1, “necessidade de trabalhar", está ligado à dimensão socioeconômica, que leva o estudante a procurar trabalho, podendo afetar a permanência escolar e as taxas de conclusão dos estudos, seja pela dificuldade do estudante de conciliar estudo e trabalho, seja pela distância entre escola e local de trabalho. Assim, o status socioeconômico dos estudantes é um elemento chave que os levam a optar por trabalho em detrimento dos estudos. É um forte indicador do desempenho escolar e do comportamento de abandono. A  situação econômica é uma questão individual de cada estudante.
    II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras; 
    ERRADO - Os fatores institucionais da escola, associados à evasão, incluem: os recursos da instituição; as práticas pedagógicas; o perfil do corpo discente; as características estruturais da escola. No âmbito do sistema de ensino, um importante fator é o mecanismo de retorno do estudante à escola. Destacam-se também três importantes agentes que devem contribuir para a busca de resoluções para o problema da evasão: o sistema educacional, que deve oferecer à população propostas para minimizar o problema e propiciar o retorno do evadido à escola; as instituições escolares e a comunidade, as quais devem buscar soluções para seus problemas intrínsecos; as políticas públicas para a educação técnica de nível médio, que devem estimular o estudante a permanecer e a concluir seus estudos. Mais conhecimento das causas e manifestações deste fenômeno é fundamental para enfrentar o problema e propor medidas de prevenção da evasão escolar, pelo poder público e pela sociedade. O Fator 6, “falta de suporte acadêmico", envolve a falta de programa de apoio pedagógico por um profissional, assim como monitoria, aulas extras, etc. Este não é, portanto, um fator individual. 
    III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico; 
    CORRETO - De acordo com a pesquisa, o Fator 3, “preferência por curso superior", que reúne tanto a possibilidade de ingresso no ensino superior, quanto à falta de apoio psicológico por um profissional, remete a dois aspectos. O primeiro é referente à possibilidade de mudança de carreira, por meio de um curso superior, quando o estudante não se identifica com o curso técnico, o que está estreitamente relacionada à falta nas escolas de psicólogos que atuem como orientadores vocacionais. O segundo aspecto se refere à maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado de trabalho, o que pode levar os jovens a investir em um curso superior, como meio mais propício para alcançar um status profissional e econômico mais elevado. A opção por curso superior como causa de evasão nos cursos técnicos também foi identificada, sugerindo que muitos alunos utilizam as instituições federais como trampolim para acessar o nível superior, tendo em vista a qualidade do ensino de nível médio ofertado por essas instituições. Consiste, assim, em uma estratégia individual do estudante.
    IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional; 
    CORRETO - O Fator 2, “falta de identificação com o curso", representado por aspectos relacionados a desinteresse, desmotivação ou não afinidade com a área profissional do curso técnico, pode ser decorrente da escassez de informação e orientação profissional para a escolha da carreira. Nesse sentido, existe o efeito da falta de políticas de divulgação de informações sobre os cursos técnicos ou de orientação vocacional pelas instituições federais de educação profissional, que devem trabalhar na divulgação do conteúdo dos cursos aos interessados, para que os alunos recebam informação suficiente sobre o tipo de investimento educacional que eles irão enfrentar, evitando a desistência por desconhecimento a respeito do conteúdo dos cursos. A não identificação, que pode ter origem em diversificados fatores, é um fator individual do estudante.
    V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação. 
    ERRADO - Os fatores institucionais da escola, associados à evasão, incluem: os recursos da instituição; as práticas pedagógicas; o perfil do corpo discente; as características estruturais da escola. No âmbito do sistema de ensino, um importante fator é o mecanismo de retorno do estudante à escola. Destacam-se também três importantes agentes que devem contribuir para a busca de resoluções para o problema da evasão: o sistema educacional, que deve oferecer à população propostas para minimizar o problema e propiciar o retorno do evadido à escola; as instituições escolares e a comunidade, as quais devem buscar soluções para seus problemas intrínsecos; as políticas públicas para a educação técnica de nível médio, que devem estimular o estudante a permanecer e a concluir seus estudos. Mais conhecimento das causas e manifestações deste fenômeno é fundamental para enfrentar o problema e propor medidas de prevenção da evasão escolar, pelo poder público e pela sociedade. O Fator 7, “falta de incentivo aos estudos pela escola", inclui a falta de incentivo à disciplina e à frequência dos alunos nas aulas, ou seja, a escola permite o excesso de liberdade dos alunos, o que pode ocasionar problemas de reprovação. Esse fator indica a importância de a escola orientar uma conduta escolar apropriada dos alunos em prol de seu desenvolvimento acadêmico. Não se trata de um fator individual. 
    Portanto, as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

ID
2891002
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio, os cursos técnicos podem ser ofertados na forma articulada ao ensino médio ou subsequente. Contudo, independente da forma de oferta, todos os cursos técnicos integrados, concomitantes ou subsequentes, obrigatoriamente precisam observar algumas premissas, tais como:

Alternativas
Comentários
  • a) Organização por eixos tecnológicos (OK), carga horária de 1200 horas (800, 1000, 1200hs), formação básica e profissional oferecidas num projeto único.

    b) Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Classificação Brasileira de Ocupações como base para o planejamento de curso, organização por eixos tecnológicos e a certificação do Ensino Médio como condição necessária para a obtenção do diploma de técnico. CORRETA

    C) Carga horária de 3200 horas, Catálogo Nacional de Cursos Técnicos como base para o planejamento de curso, projeto único, ainda que ofertado em mais de uma instituição.

    Art 27: Cursos de Ed. Prof. Téc. Nivel Médio na forma articulada com Ensino Médio, integrada ou concomitante, em instituição de ensino distintas, com projeto politico pedagógico Unificado, têm cargas horarias totais, de minimo de 3000, 3100 e 3200 horas, conforme numero de horas para respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1000 ou 1200hs.

    d) Projeto único, ainda que ofertado em mais de uma instituição, com matrículas separadas, carga horária de 1200 horas. (800, 1000hs , 1200hs conforme indicação de Catalogo Nacional de Cursos)

    Art 27 .... conforme numero de horas para respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1000 ou 1200hs.

    e) Certificação do Ensino Médio como condição necessária para a obtenção do diploma de técnico, projeto pedagógico unificado e carga horária total de 3200 horas. ( carga horária de 3000, 3100 e 3200, há também há cursos que contemplam etapas com terminalidade). Art 30

  • b) Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Classificação Brasileira de Ocupações como base para o planejamento de curso, organização por eixos tecnológicos e a certificação do Ensino Médio como condição necessária para a obtenção do diploma de técnico.

  • Esta questão solicita que seja indicada a alternativa que apresenta corretamente as premissas dos cursos técnicos, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio. 
    A) Organização por eixos tecnológicos, carga horária de 1200 horas, formação básica e profissional oferecidas num projeto único. 
    ERRADO - Os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino para a modalidade. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente, o mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos nas formas subsequente e articulada concomitante, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis, portanto sem projeto pedagógico unificado, devem respeitar as cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas, conforme indicadas para as respectivas habilitações profissionais no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC. 
    B) Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Classificação Brasileira de Ocupações como base para o planejamento de curso, organização por eixos tecnológicos e a certificação do Ensino Médio como condição necessária para a obtenção do diploma de técnico. 
    CORRETO - De acordo com o que consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio, os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Ainda de acordo com o documento, as instituições de ensino devem estimular a continuidade dos estudos dos que não estejam cursando o Ensino Médio e alertar os estudantes de que a certificação do Ensino Médio é condição necessária para a obtenção do diploma de técnico. 
    C) Carga horária de 3200 horas, Catálogo Nacional de Cursos Técnicos como base para o planejamento de curso, projeto único, ainda que ofertado em mais de uma instituição. 
    ERRADO - Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente, o mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos nas formas subsequente e articulada concomitante, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis, portanto sem projeto pedagógico unificado, devem respeitar as cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas, conforme indicadas para as respectivas habilitações profissionais no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC. De acordo com o art. 7º das Diretrizes, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio: I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas: a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica; b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino; c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado; II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. O art. 8º diz que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio podem ser desenvolvidos nas formas articulada integrada na mesma instituição de ensino, ou articulada concomitante em instituições de ensino distintas, mas com projeto pedagógico unificado, mediante convênios ou acordos de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento desse projeto pedagógico unificado na forma integrada. 
    D) Projeto único, ainda que ofertado em mais de uma instituição, com matrículas separadas, carga horária de 1200 horas. 
    ERRADO - De acordo com o art. 7º das Diretrizes, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio: I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas: a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica; b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino; c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado; II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. A carga horária é variável, de acordo com o tipo de curso: Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente, o mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos nas formas subsequente e articulada concomitante, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis, portanto sem projeto pedagógico unificado, devem respeitar as cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas, conforme indicadas para as respectivas habilitações profissionais no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC. O art. 8º diz que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio podem ser desenvolvidos nas formas articulada integrada na mesma instituição de ensino, ou articulada concomitante em instituições de ensino distintas, mas com projeto pedagógico unificado, mediante convênios ou acordos de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento desse projeto pedagógico unificado na forma integrada. 
    E) Certificação do Ensino Médio como condição necessária para a obtenção do diploma de técnico, projeto pedagógico unificado e carga horária total de 3200 horas. 
    ERRADO - A carga horária é variável, de acordo com o tipo de curso: Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente, o mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos nas formas subsequente e articulada concomitante, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis, portanto sem projeto pedagógico unificado, devem respeitar as cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas, conforme indicadas para as respectivas habilitações profissionais no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC O art. 8º diz que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio podem ser desenvolvidos nas formas articulada integrada na mesma instituição de ensino, ou articulada concomitante em instituições de ensino distintas, mas com projeto pedagógico unificado, mediante convênios ou acordos de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento desse projeto pedagógico unificado na forma integrada. Já o art. 29 diz que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos nas formas subsequente e articulada concomitante, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis, portanto sem projeto pedagógico unificado, devem respeitar as cargas horárias mínimas de 800, 1.000 ou 1.200 horas, conforme indicadas para as respectivas habilitações profissionais no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC.
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.

ID
2894551
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 06/2012, regulamenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Conforme o seu Art. 15, o currículo, consubstanciado no plano de curso e com base no princípio do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, é prerrogativa e responsabilidade de cada instituição educacional, e deve ser organizado, pelo:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA LETRA C

  • Art. 15 O currículo, consubstanciado no plano de curso e com base no princípio do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, é prerrogativa e responsabilidade de cada instituição educacional, nos termos de seu projeto político-pedagógico, observada a legislação e o disposto nestas Diretrizes e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

  • Questão trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 
    Vejamos o que dispõe o Artº 15 da Resolução nº 06/2012: 
    Artigo 15 O currículo, consubstanciado no plano de curso e com base no princípio do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, é prerrogativa e responsabilidade de cada instituição educacional, nos termos de seu projeto políticopedagógico, observada a legislação e o disposto nestas Diretrizes e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
    Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra C. 
    Gabarito do professor: Letra C.

ID
2894569
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, altera as Leis n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), e nº 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. A Lei nº 13.415/2017 trouxe alterações significativas na LDB, provocando mudanças na educação nacional, principalmente referente ao Ensino Médio. Com relação à carga horária do Ensino Médio, a Lei n° 13.415/2017, define:

Alternativas
Comentários
  • LDB ART. 24 e lei 13.415/2017 art.1

    § 1º A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do  caput  deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017.

    Na minha interpretação o prazo de 5 anos é a para que se tenha, pelo menos, mil horas anuais. Mas a questão diz que o prazo é de 5 anos para as 1400 horas

    Então, a questão deveria ser anulada, já que não existe resposta correta.

  • ( Questão mais próxima do correto: D) O aumento da carga horária mínima anual do ensino médio de 800 horas para 1.400 horas no prazo de cinco anos.

    Danilo tem razão o art. 24 da LDB diz o seguinte:

    § 1º A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput  deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017.           

  • A Questão deve ser anulada, sim. Cinco anos é o prazo máximo para que se ofereça pelo menos 1.000 horas anuais

  • A carga mínima anual de que trata o inciso I deverá ser ampliada de forma progressiva no ensino médio para 1400h. OS SISTEMAS DE ENSINO OFERECERÃO NO PRAZO  MÁXIMO DE 5 ANOS, PELO MENOS, 1000H ANUAIS. Questão bem duvidosa!

  • Realmente, texto de lei muito confuso.

    "Elegemos" muitas das vezes, legisladores ignorantes(pouco conhecimento) que acabam contratando assessores incompetentes...

  • Art 24: A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do  caput  deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017.

    Comentário: Ampliada de forma progressiva significa que todos em até 5 anos deverão ter uma carga de 1400h.

  • Esta questão trata da alteração da carga horária do Ensino Médio. 
    De acordo com a lei nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017 
    Art. 1º O art. 24 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações: "Art. 24. I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; .......................................................................................................... 
    § 1º A carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017. 
    Portanto, a carga horária mínima anual do ensino médio passa de 800 horas para 1.400 horas.
    ATENÇÃO: A Lei diz que o aumento deverá ser progressivo, mas que no no prazo máximo de cinco anos deverá ser ofertada pelo menos 1.000 horas. A banca coloca como gabarito correto a Letra D, mas a questão é passível de recurso, visto que a alternativa informa que o aumento será 1.400 horas no prazo de cinco anos. 
    Gabarito: Letra D.
  • Questão mal formulada e passível de anulação.

  • Questão que deveria ser anulada, uma vez que o prazo de 5 anos (a partir de 2017) é para o mínimo de 1.000h anuais, e só futuramente, ainda sem data estabelecida, a progressão para as 1.400h.


ID
2904643
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Acácia Kuenzer (2017, p. 331), a reforma regulamentada pela Lei nº 13.415/2017 “propõe-se a flexibilizar o ensino médio, pela possibilidade de escolha, pelo aluno, de um percurso de formação em uma área acadêmica ou técnica e profissional, a partir de sua trajetória e de seu projeto de vida, desde que assegurada a base nacional”.


Tendo como base o texto da autora e suas considerações sobre essa reforma, analise as proposições:


I – A aprendizagem flexível, como organização curricular e como metodologia, é uma das formas de atender à finalidade de formação desses profissionais cuja força de trabalho poderá ser consumida de forma mais ou menos predatória, ao longo das cadeias produtivas, segundo as necessidades da produção puxada pela demanda;

II – É possível afirmar que a aprendizagem flexível é uma nova forma de mercadoria que, para ser produzida e consumida, demanda a formação de subjetividades flexíveis: pragmatistas, presentistas e fragmentadas;

III – A educação técnica e profissional, em uma manifesta retomada do Decreto nº 2.208/97, poderá ser organizada em módulos com sistema de créditos e terminalidade específica; essa flexibilização abre a possibilidade, reincorporada pela Lei, de que sejam firmados convênios com instituições de ensino que ofertem formação técnica e profissional de modo presencial e a distância reconhecidas, de modo que as competências e os cursos desenvolvidos em outros espaços sejam validados.

IV – A fragmentação passa a substituir a proposta de diretrizes anterior, cujo eixo era a integralidade da pessoa humana e, portanto, sua formação integral.


Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas de acordo com a autora.


ID
2904649
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):


( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.

( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.

( ) Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.

( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.

( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


ID
2904661
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução Nº 06, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no capítulo III, que trata da duração dos cursos, em seu art. 27, indica que os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as seguintes cargas horárias totais:

Alternativas
Comentários
  • Art. 27 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada com o Ensino Médio, integrada ou concomitante em instituições de ensino distintas com projeto pedagógico unificado, têm as cargas horárias totais de, no mínimo, 3.000, 3.100 ou 3.200 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, seja de 800, 1.000 ou 1.200 horas.

  • GABARITO: A


ID
2904682
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu art. 14, prevê que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:


I – Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.

II – Elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas.

III – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, visando exclusivamente o prosseguimento de estudos no ensino superior.

IV – Domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual.

V – Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática.


Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Art. 14 Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

    I - diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação;

    II - elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas;

    III - recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática;

    IV - domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual;

    V - instrumentais de cada habilitação, por meio da vivência de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho;

    VI - fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho.

  • GABARITO : B

  • A questão quer saber quais itens correspondem ao que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes conforme a Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Façamos a leitura da lei:

    "Art. 14 Os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

    I - diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação; (Item I)

    II - elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas; (Item II)

    III - recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática; (Item V)

    IV - domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual; (Item IV)

    V - instrumentais de cada habilitação, por meio da vivência de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho;

    VI - fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão da qualidade social e ambiental do trabalho."

    Somente o Item III que não consta no rol do que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes, até porque o objetivo da resolução é falar sobre o ensino médio, e não superior. Portanto, estão corretas somente I, II, IV e V

    Gabarito do monitor: B


ID
2909158
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu Art. 7º, estabelece que a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. Nesse sentido, associe os itens com as descrições abaixo, de acordo com as formas estabelecidas no artigo:


I – Articulada/Integrada

II – Articulada/Concomitante

III – Articulada/Concomitante na forma integrada

IV – Subsequente


( ) Desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

( ) Uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado.

( ) Ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.

( ) Ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • B

    Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas:

    a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclue a última etapa da Educação Básica;

    b) concomitante, ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino;

    c) concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado;

    II - a subsequente, desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

  • A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

  • A correta interpretação e preenchimento correto do primeiro parêntese já é o suficiente para a resolução da questão.

ID
2909206
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Prevista na Resolução 06, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a prática profissional supervisionada, caracterizada como prática profissional em situação real de trabalho, configurase como atividade de estágio profissional supervisionado, assumido como ato educativo da instituição educacional. O estágio profissional supervisionado, quando necessário em função da natureza do itinerário formativo, ou exigido pela natureza da ocupação, pode ser realizado em empresas e outras organizações públicas e privadas, à luz da Lei no 11.788/2008 e conforme Diretrizes específicas editadas pelo Conselho Nacional de Educação. O plano de realização do estágio profissional supervisionado deve ser explicitado na/no:

Alternativas
Comentários
  • Organização curricular e no plano de curso.

  • Se ler a ultima frase da questão já mata ela e ganha tempo. Arrocha!

  • § 4º O plano de realização do estágio profissional supervisionado deve ser explicitado na organização curricular e no plano de curso, uma vez que é ato educativo de responsabilidade da instituição educacional, conforme previsto no inciso V do art. 20 desta Resolução.


ID
2914513
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista os estudos históricos sobre a relação entre a educação escolar e a formação profissional no Brasil, é verdade que:

Alternativas
Comentários
  • a partir da Lei Nº 5692, aprovada em 1971, o ensino de Segundo Grau tornou-se obrigatoriamente profissionalizante.

  • CAPÍTULO I

    Do Ensino de 1º e 2º graus

         Art. 1º O ensino de 1º e 2º graus tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania. 

  • A Lei 5.692 mudou a organização do ensino no Brasil.

    Numa alteração radical, o 2º grau passou a ter como principal objetivo a profissionalização. Em curto e médio prazos, todas as escolas públicas e privadas desse nível deveriam tornar-se profissionalizantes.

    Elas teriam que escolher os cursos que ofereceriam, dentre mais de 100 habilitações, que incluíam formações variadas como auxiliar de escritório ou de enfermagem e técnico em edificações, contabilidade ou agropecuária.

    O aluno receberia ao fim do 2º grau um certificado de habilitação profissional. Os governos estaduais teriam que implementar as medidas.

    A formação geral, antes oferecida por meio do secundário (que podia ser clássico ou científico), perderia espaço.

    Fonte: Agência Senado


ID
2914516
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei 5154/2004, a educação profissional técnica de nível médio, nos termos dispostos na LDB, deve ser desenvolvida de forma articulada com o ensino médio, observando os(as):

Alternativas
Comentários
  • Projeto Político Pedagógico ----- C

  • Art. 4º A educação profissional técnica de nível médio, nos termos dispostos no § 2º do art. 36, art. 40 e parágrafo único do art. 41 da Lei nº 9.394, de 1996, será desenvolvida de forma articulada com o ensino médio, observados: 

         I - os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação; 

         II - as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino; e 

         III - as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico. 

  • ldb 36b

  • Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:           

    I - articulada com o ensino médio;          

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.          

    Parágrafo único. A educação profissional técnica de nível médio deverá observar:            

    I - os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação;            

    II - as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino;           

    III - as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.          


ID
2914567
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Alguns especialistas afirmam que, no tocante da política educacional brasileira, a educação profissional, também, nunca perdeu duas de suas marcas originais: a característica economicista, que a vincula muito fortemente à dinâmica do mercado de trabalho e a aponta como meio de preparar as pessoas para esse mercado, e a característica da dualidade, que a situa como a educação destinada à classe trabalhadora e aos filhos da classe trabalhadora. Tudo isso leva a sociedade acreditar que todo esse ideário se modifica ao longo da história da educação profissional e é como esses aspectos vão se transformando à luz do modelo de acumulação do capital e as formas como eles se configuram nos países capitalistas dependentes, como é o caso do Brasil. Portanto, dentre os princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, observa-se que alguns princípios norteiam a estruturação dos cursos técnicos de nível médio, que são orientadas pela concepção de eixo tecnológico, e isso implica considerar que:


I. a matriz tecnológica, contemplando a observação direta extensiva, métodos indutivos, hipotético-dedutivo e dialético relativos aos cursos.

II. o núcleo politécnico comum correspondente a cada eixo tecnológico em que se situa o curso, que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e a contextualização do mesmo no sistema de produção social.

III. os conhecimentos e as habilidades nas áreas estruturalista, monográfica, funcionalista, experimentação e o programa ciências sem fronteiras, os quais estão vinculados à Educação profissional técnica de nível médio.

IV. a pertinência, a coerência, a coesão e a consistência de conteúdos, articulados do ponto de vista do trabalho assumido como princípio educativo, contemplando as necessárias bases conceituais e metodológicas.

V. a atualização permanente dos programas de formação de professores, estruturados na pedagogia libertadora, com base no materialismo histórico e dialético, pedagogia tecnicista e outras formas dialéticas.


Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Princípios que norteiam a estruturação dos cursos técnicos de nível médio, que são orientadas pela concepção de eixo tecnológico...

    II. o núcleo politécnico comum correspondente a cada eixo tecnológico em que se situa o curso, que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e a contextualização do mesmo no sistema de produção social.

    IV. a pertinência, a coerência, a coesão e a consistência de conteúdos, articulados do ponto de vista do trabalho assumido como princípio educativo, contemplando as necessárias bases conceituais e metodológicas.


ID
2914570
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na própria Resolução Nº 06/2012, a qual define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dentre os critérios para o planejamento e a organização dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, estabelecido no Art. 18, qual dos itens abaixo está INCORRETO?

Alternativas
Comentários
  • Art. 18 São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    I - atendimento às demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade;

    II - conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade da instituição ou rede de ensino, em termos de reais condições de viabilização da proposta pedagógica;

    III - possibilidade de organização curricular segundo itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais;

    IV - identificação de perfil profissional de conclusão próprio para cada curso, que objetive garantir o pleno desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências profissionais e pessoais requeridas pela natureza do trabalho, segundo o respectivo eixo tecnológico, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica e em condições de responder, de forma original e criativa, aos constantes desafios da vida cidadã e profissional.

  • GABARITO: E

  • Letra "E" não é um critério para o planejamento e a organização dos cursos de EPTEM

  • A questão quer saber qual assertiva não corresponde a critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio conforme a Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Vejamos:

    a) Correta.

    De acordo com o artigo 18, I: "São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional atendimento às demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade."

    b) Correta.

    De acordo com o artigo 18, II: "São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade da instituição ou rede de ensino, em termos de reais condições de viabilização da proposta pedagógica."

    c) Correta.

    De acordo com o artigo 18, III: "São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: possibilidade de organização curricular segundo itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais."

    d) Correta.

    De acordo com o artigo 18, IV: "São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: identificação de perfil profissional de conclusão próprio para cada curso, que objetive garantir o pleno desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências profissionais e pessoais requeridas pela natureza do trabalho, segundo o respectivo eixo tecnológico, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica e em condições de responder, de forma original e criativa, aos constantes desafios da vida cidadã e profissional.

    e) Incorreta.

    Não consta como um critério, na verdade a banca misturou os princípios com articulação e desenvolvimento. Vejam:

    De acordo com o artigo 6, III: "trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular."

    De acordo com o artigo 7: "A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio: (...)"

    Gabarito do monitor: E


ID
2995393
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em se tratando da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio, a legislação estabelece que

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º A Educação Profissional e Tecnológica, nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB),

    alterada pela Lei nº 11.741/2008, abrange os cursos de:

    I - formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

    II - Educação Profissional Técnica de Nível Médio;

    III - Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação.

    Parágrafo único. As instituições de Educação Profissional e Tecnológica, além de seus

    cursos regulares, oferecerão cursos de formação inicial e continuada ou qualificação

    profissional para o trabalho, entre os quais estão incluídos os cursos especiais, abertos à

    comunidade, condicionando-se a matrícula à capacidade de aproveitamento dos educandos e

    não necessariamente aos correspondentes níveis de escolaridade.

    DCN EPTNM NO. 06/2012

  • Não concordo com o gabarito!!

    A questão fala sobre a educação profissional técnica do nível médio que pode ser: articulada ou subsequente, porém dá o gabarito como correto a educação profissional tecnológica.

    NÃO ENTENDI!!!!!