-
GABARITO LETRA E.
Procedimento de auditoria padrão segue um rito. Esses procedimentos são distribuídos por tópicos e ordenados numa seqüência lógica de checagem. O checklist consiste em um formulário a ser utilizado pelo auditor, composto de linhas, colunas, cabeçalho, tópico a auditar, procedimentos de auditoria e o embasamento legal. O artigo demonstra como usar o checklist e sugere anotações complementares.
FONTE: http://bibliotecadigital.fgv.br
-
GAB E
Elaboração do Programa de Auditoria:
O programa de auditoria é o plano de ação detalhado do trabalho que o auditor deverá executar em campo para atingir o objetivo da auditoria.
Os programas de auditoria podem ser:
• padronizados (programa-padrão): quando é elaborado para utilização em todos os trabalhos da mesma natureza, isto é, que pode ser reutilizado. Aplica-se a objetos de auditoria que não se alteram, ou que sofrem apenas pequenas alterações de um órgão ou entidade para outro, como os processos organizacionais de apoio ou as atividades e procedimentos fortemente regulamentados, como, por exemplo, os processos de licitação e os atos de pessoal;
• específicos: quando elaborado para cada trabalho em particular. A necessidade de se elaborar programas específicos ocorre quando o objeto de auditoria não tem um modo padronizado de funcionamento, ou seja, quando as funções, unidades, processos, sistemas, programas, projetos e atividades da organização apresentam variações em seu modo de realização ao longo do tempo, impedindo que um programa-padrão seja aplicado.
FONTE: Programa de aprimoramento profissional em Auditoria - Proaudi - TCU
Bons estudos.
-
Utilizando a explicação da Márcia Cruz por que não pode ser a A) ???
-
O programa de auditoria é o documento por meio do qual o auditor especifica de forma mais completa os procedimentos a serem executados naquela auditoria. É uma definição ordenada de objetivos, determinação de escopo e roteiro de procedimentos detalhados, destinado a orientar a equipe de auditoria. Configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem relativamente a uma área especifica da Companhia ou a gestão de determinado sistema organizacional e deve estabelecer os procedimentos para a identificação, analise avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho. Deverá contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com vistas a determinar a extensão e a profundidade deste, e deverá ser estruturado de forma que possa ser:
a) Específico: um plano para cada trabalho. A necessidade de se elaborar programas específicos ocorre quando o objeto de auditoria não tem um modo padronizado de funcionamento, ou seja, quando as funções, unidades, processos, sistemas, programas, projetos e atividades da organização apresentam variações em seu modo de realização ao longo do tempo, impedindo que um programa-padrão seja aplicado.
b) Padronizado: destinado à aplicação em trabalhos locais ou em épocas diferentes, com pequenas alterações. Aplica-se a objetos de auditoria que não se alteram, ou que sofrem apenas pequenas alterações de um órgão ou entidade para outro, como os processos organizacionais de apoio ou as atividades e procedimentos fortemente regulamentados, como, por exemplo, os processos de licitação e os atos de pessoa.
Gabarito: letra E.
-
Especifico é unico
Padrão é repetitivo