SóProvas



Questões de Programas de Auditoria


ID
812512
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação aos programas de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    NBC T 11 - IT - 07 PLANEJAMENTO DA AUDITORIA
    48. O planejamento e os programas de auditoria devem ser revisados permanentemente, como forma de o auditor independente avaliar as modificações nas circunstâncias e os seus reflexos na extensão, oportunidade e natureza dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.

  • Cuidado!

    A questão não dispõe sobre Planejamento de Auditoria e sim sobre PROGRAMA DE AUDITORIA. (apesar de o Programa de Auditoria estar contido no planejamento eles não são a mesma coisa)

     

     

  • Resolução: o planejamento é flexível. Qualquer um dos seus dois níveis pode e deve ser revisto se as circunstâncias exigirem.

    Resposta: A


ID
952123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna existe em empresas privadas e também no poder público. A respeito das especificidades da auditoria interna, julgue os itens de 49 a 55.

O programa de auditoria, elaborado pelo auditor interno, é um plano de ação detalhado, pois define os objetivos, determina o escopo e o roteiro de procedimentos. Além de orientar a equipe de auditoria, configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem relativamente a uma área específica da companhia ou à gestão de determinado sistema organizacional, estabelecendo os procedimentos para a identificação, análise, avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual de Auditoria Interna Conab:
    PROGRAMA DE AUDITORIA
    Constitui-se no objetivo final do planejamento. E um plano de ação detalhado e se destina, precipuamente, a orientar adequadamente o trabalho do auditor interno, facultando-se-lhe, ainda, sugerir oportunamente complementações quando as circunstancias o recomendarem.
    O programa de auditoria e uma definição ordenada de objetivos, determinação de escopo e roteiro de procedimentos detalhados, destinado a orientar a equipe de auditoria; configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem relativamente a uma área especifica da Companhia ou a gestão de determinado sistema organizacional e deve estabelecer os procedimentos para a identificação, análise, avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho. 

    portanto afirmação CORRETA
    Fonte: http://www.conab.gov.br/downloads/regulamentos/ManualdeAuditoriaInterna.pdf
     

ID
1158415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

É fundamental que o programa de auditoria contemple procedimentos que possibilitem ao auditor verificar se os itens contabilizados estão apresentados corretamente nas demonstrações financeiras. A respeito do programa de auditoria que fundamenta o parecer do auditor, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) No meu ver o erro está em "com os extratos das contas bancárias dos fornecedores cadastrados". O auditor da empresa auditada não tem acesso aos extratos bancários de fornecedores, logo, não há como fazer esta comparação sugerida.


    b) Vamos trabalhar com exemplo:

    Em uma venda, reconhecendo a receita auferida:

    D- caixa ou banco

    C- receita de vendas

    Se foi omitida da contabilidade, significa que na realidade a empresa de fato recebeu este dinheiro e pode efetuar o pagamento de fornecedores (obrigações no passivo). Por outro lado, como na contabilidade não foi registrado o ingresso de dinheiro no caixa, seu saldo ficará negativo (credor).


    c) Lapping? Desconhece este termo em auditoria... Se alguém puder contribuir.


    d) Elaboração dos planos estratégico, tático e operacional é de competência da entidade auditada (da adm), logo, não tem relação com o programa de auditoria, que por sua vez é de competência da auditoria.


    e) Para mim o erro está em “e que os referidos pagamentos representam na íntegra os benefícios já recebidos”. O pagamento foi efetuado na íntegra, contudo, os benefícios relativos ao pagamento (ex: seguro de um veículo) serão “auferidos” mensalmente, durante o período de apropriação destes pagamentos para o resultado.


    Gabarito: B

    BONS ESTUDOS!!

  • Há dois tipos de desfalques comuns utilizados: o LAPPING que se faz com cobranças de contas a receber e consiste em desviar os resultados de cobrança substituindo-se o montante desviado por cobranças posteriores; E o KITING que é um tipo de desfalque de caixa que envolve o desembolso é um sistema de encobrir falta de dinheiro com transferências em cheques não registradas.
  • C) O erro está em afirmar que LAPPING é encoberto!

    Na verdade, o Lapping(futuro) e o Kiting(cheques) são NÃO ENCOBERTOS!

  • Aprofundando um pouco na alternativa "C", o erro a questão é ter suprimido o NÃO. Pois Lapping é desfalque NÃO ENCOBERTO.

    Segundo Crepaldi, existem dois tipos de desfalques de caixa: os desfalques encobertos e o desfalque não encoberto. Desfalques encobertos são normalmente aqueles feitos por meio de um lançamento de compensação nos registros contábeis, de modo que a falta do bem não seja notada. Normalmente, o ato de encobrir o desfalque só é possível com um mau controle interno, que permite ao individuo desonesto acesso ao caixa e autoridade para fazer lançamentos no diário. O desfalque não encoberto é aquele que não se faz acompanhar de lançamento contábil em contrapartida. Portanto, as faltas resultantes de desfalques não encobertos podem ser escondidas por algum tempo apenas, ou não podem ser escondidas de forma nenhuma. Há dos tipos comuns de desfalques NÃO ENCOBERTOS, que são o lapping e o kiting.

    a) O lapping geralmente se faz com cobranças de contas a receber e consiste em desviar os resultados de cobranças, substituindo-se o montante desviado por cobranças posteriores.

     b) O kiting é um tipo de desfalque de caixa que envolve os desembolsos aí feitos. É, essencialmente, um sistema de encobrir faltas de dinheiro com transferências, em cheques não registrados.

    Fonte: SILVIO CREPALDI, LIVRO AUDITORIA CONTÁBIL, TEORIA E PRÁTICA 6ª EDIÇÃO, EDITORIA ATLAS.

  • Bom dia a todos!

    Alguém saberia me explicar a razão de a letra B ser o gabarito, por favor?

    Eu entendi o erro das demais alternativas, mas admito que não compreendi porque a B não está errada também.

    Abs e bons estudos!

  • Quanto ao item B, as hipóteses de presunção de omissão de receitas estão previstas no Regulamento do Imposto de Renda (RIR).

    Decreto 9.580/2018 (novo RIR)

    Art. 293. Caracteriza-se como omissão no registro de receita, ressalvada ao contribuinte a prova da improcedência da presunção, a ocorrência das seguintes hipóteses:

    I - a indicação na escrituração de saldo credor de caixa;

    II - a falta de escrituração de pagamentos efetuados; ou

    III - a manutenção no passivo de obrigações já pagas ou cuja exigibilidade não seja comprovada.

  • não existe caixa com saldo credor


ID
1258087
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Como se denomina o plano de ação voltado para orientar e controlar a execução dos exames de auditoria?

Alternativas
Comentários
  • programa de auditoria

  • Belo adendo

  • Segundo ATTIE, programa de auditoria é o plano de ação voltado para orientar e controlar a execução dos exames de auditoria.

    As vantagens fornecidas pelo programa de aditoria são:

    * estabelecer a forma adequada de realização dos trabalhos;

    * as considerações feitas pelo auditor para a determinação do seu trabalho;

    * controlar o tempo despendido na realização do trabalho;

    * a sequência lógica da realização do trabalho;

    * evidência dos trabalhos e quaisquer modificações ocorridas em relação ao original.


ID
1455580
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Programa de Auditoria consiste em um tipo de

Alternativas
Comentários
  • PAPÉIS DE TRABALHO:

    1. Programas de auditoria -> Gabarito D

    2. Papéis elaborados pelo auditor

    3. Outros papéis de trabalho: cartas de confirmação de terceiros, copias de documentos importantes.

     

     (Fonte: Livro de auditoria, autor: Almeida, Marcelo Cavalcanti, 8ª edição, atlas, 2012).


ID
1630354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Como é denominado o plano de trabalho para exame de área específica que prevê os procedimentos a serem aplicados, a fim de que se possa alcançar o resultado desejado?

Alternativas
Comentários
  • Programa de Auditoria é o mesmo que plano ou planejamento de Auditoria.


ID
2792287
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca do planejamento da auditoria, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

    NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 

    Considerações adicionais em auditoria inicial

    A finalidade e o objetivo do planejamento da auditoria não mudam caso a auditoria seja inicial ou em trabalho recorrente. Entretanto, no caso de auditoria inicial, o auditor pode ter a necessidade de estender as atividades de planejamento por falta da experiência anterior que é normalmente utilizada durante o planejamento dos trabalhos. Para a auditoria inicial, o auditor pode considerar os seguintes temas adicionais na definição da estratégia global e do plano de auditoria:

    1- Exceto se for proibido por lei ou norma, manter contato com o auditor antecessor, por exemplo, para conduzir a revisão de seus papéis de trabalho;

    2-Quaisquer assuntos importantes (inclusive a aplicação de princípios contábeis ou de auditoria e normas de elaboração de relatórios) discutidos com a administração e relacionados à escolha do auditor, a comunicação desses temas aos responsáveis pela governança e como eles afetam a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria;

    3- Os procedimentos de auditoria necessários para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada relativa aos saldos iniciais (ver NBC TA 510 – Trabalhos Iniciais – Saldos Iniciais);

    4- Outros procedimentos exigidos pelo sistema de controle de qualidade da firma para trabalhos de auditoria inicial (por exemplo, esse sistema pode exigir o envolvimento de outro sócio ou profissional experiente para a revisão da estratégia global de auditoria antes de iniciar procedimentos de auditoria significativos ou de revisão dos relatórios antes da sua emissão).


  • Quanto ao erro da letra B

    A estratégia global que deve incluir o plano de auditoria

  • Na verdade, a estratégia global orienta a elaboração do Plano de Auditoria, que é mais detalhado.

  • Gabarito "A". Mas deveria ter sido anulada, na minha opinião.

    Embora a afirmativa da letra "a" esteja expressa na norma, no mesmo parágrafo traz a exceção. O que invalida a questão.

    NBC TA 200

    Considerações adicionais em auditoria inicial (ver item 13)

    A22. A finalidade e o objetivo do planejamento da auditoria não mudam caso a auditoria seja inicial ou em trabalho recorrente. Entretanto, no caso de auditoria inicial, o auditor pode ter a necessidade de estender as atividades de planejamento por falta da experiência anterior que é normalmente utilizada durante o planejamento dos trabalhos. Para a auditoria inicial, o auditor pode considerar os seguintes temas adicionais na definição da estratégia global e do plano de auditoria:

    ·             exceto se for proibido por lei ou norma, manter contato com o auditor antecessor, por exemplo, para conduzir a revisão de seus papéis de trabalho;

    ·             quaisquer assuntos importantes (inclusive a aplicação de princípios contábeis ou de auditoria e normas de elaboração de relatórios) discutidos com a administração e relacionados à escolha do auditor, a comunicação desses temas aos responsáveis pela governança e como eles afetam a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria;

    ·             os procedimentos de auditoria necessários para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada relativa aos saldos iniciais (ver NBC TA 510 – Trabalhos Iniciais – Saldos Iniciais);

    ·             outros procedimentos exigidos pelo sistema de controle de qualidade da firma para trabalhos de auditoria inicial (por exemplo, esse sistema pode exigir o envolvimento de outro sócio ou profissional experiente para a revisão da estratégia global de auditoria antes de iniciar procedimentos de auditoria significativos ou de revisão dos relatórios antes da sua emissão).

  • A estratégia inclui o plano.

  • halison está certo

  • Sobre a letra B:

    A10. Uma vez definida a estratégia global de auditoriapode ser desenvolvido plano de auditoria para tratar dos diversos temas identificados na estratégia global de auditoria, levando-se em conta a necessidade de atingir os objetivos da auditoria por meio do uso eficiente dos recursos do auditor. A definição da estratégia global de auditoria e o plano de auditoria detalhado não são necessariamente processos isolados ou sequenciais, estando intimamente relacionados, uma vez que as mudanças em um podem resultar em mudanças no outro. 

    NBCTA300(R1)


ID
2856622
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A matriz de planejamento é o papel de trabalho em que são registrados os passos e procedimentos a serem realizados na fase de execução para que o objetivo da auditoria seja alcançado.


As opções a seguir listam funções da matriz de planejamento, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • "Matriz de Planejamento é uma ferramenta cujo objetivo é “esquematizar” as informações relevantes de um trabalho de auditoria, que servirão de base para sua execução e para o detalhamento do escopo."


    e) Estabelecer e categorizar as conclusões que serão alcançadas.


    Pelo que eu entendi, o erro da letra "e" seria que não será estabelecido e categorizado as conclusões, pois o que a Matriz de Planejamento faz é estabelecer as conclusões que podem ser alcançados a partir da estratégia metodológica adotada.

  • eu entendi que NAo tem como ategorizar as conclusões que serão alcançadas. como assim?? mãe diná agora? se dissesse que deverão ai era outra coisa né

  • e) trata da matriz de achados, não da matriz de planejamento, como ocorre nas demais alternativas. Logo é o gabarito da questão.

  • Em resumo, durante a fase de planejamento não se determinam as conclusões, mas sim durante/após a fase de execução. É evidente que é possível estabelecermos metas e prioridades na matriz de planejamento, mas não é correto afirmar que as conclusões serão estabelecidas e categorizadas nessa etapa.

    Apenas para complementar, pergunte-se: "Como é possível categorizar (dar prioridade/visibilidade) a algo que ainda não foi encontrado? Com o que irei comparar?

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Fonte - Manual de Auditoria Operacional do TCU

    Planejamento

    -> Análise preliminar do objeto auditado

    -> Definição do objetivo e do escopo da auditoria

    -> Tipos de questão de auditoria

    -> Especificação dos critérios de auditoria

    -> Elaboração/Validação da Matriz de Planejamento

    Uma vez definidos o problema e as questões de auditoria, a equipe deverá elaborar a matriz de planejamento. Trata-se de quadro resumo das informações relevantes do planejamento de uma

    O propósito da matriz de planejamento é auxiliar a elaboração conceitual do trabalho e a orientação da equipe na fase de execução. É uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia e auxiliando a condução dos trabalhos de campo. A matriz de planejamento é um instrumento flexível e o seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe à medida que o trabalho de auditoria progride.

    Execução

    -> Achado de auditoria

    -> Evidências

    -> Desenvolvimento dos trabalhos de campo

    -> Análise dos dados coletados

    Durante os trabalhos de campo, a equipe obtém grande quantidade de dados, que devem ser organizados, separados e analisados.

    O estágio final da análise de dados consiste em combinar os resultados obtidos de diferentes fontes.

    -> Elaboração/Validação da Matriz de Achados

    As constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações, são registradas na matriz de achados.

    A matriz de achados é instrumento útil para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria, porque permite reunir, de forma estruturada, os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório. A matriz propicia compreensão homogênea dos achados e seus elementos constitutivos pelos integrantes da equipe de auditoria e demais interessados.

  • A Matriz de planejamento organiza o planejamento, orienta a execução, contém o detalhamento dos procedimentos, das fontes de informação e dos possíveis achados. Tudo isso faz com que auditoria “corra bem”, isto é: já se sabe o que testar, qual procedimento aplicar, a quem perguntar etc. Tudo isso está contido nas assertivas, exceto na letra E. A letra E faz referência aos resultados encontrados, isto é, aos achados. O documento que sistematiza os achados é a matriz de achados.

    Resposta: E

  • Gabarito E para não.assinantes.

  • Auditoria é decoreba pura. Esqueça lógica, esqueça coerência. Tem que ler as normas secas e seja o que Deus quiser

  • Se alguém puder ajudar, gostaria de entender o motivo da letra B (Dar foco ao trabalho de fiscalização) ser uma função da matriz de planejamento.


ID
2856628
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O programa de auditoria é o plano de ação detalhado do trabalho que o auditor deverá executar em campo para atingir o objetivo da auditoria.


Sobre os programas de auditoria, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E.

    Procedimento de auditoria padrão segue um rito. Esses procedimentos são distribuídos por tópicos e ordenados numa seqüência lógica de checagem. O checklist consiste em um formulário a ser utilizado pelo auditor, composto de linhas, colunas, cabeçalho, tópico a auditar, procedimentos de auditoria e o embasamento legal. O artigo demonstra como usar o checklist e sugere anotações complementares.

    FONTE: http://bibliotecadigital.fgv.br

  • GAB E

    Elaboração do Programa de Auditoria:

    O programa de auditoria é o plano de ação detalhado do trabalho que o auditor deverá executar em campo para atingir o objetivo da auditoria.

    Os programas de auditoria podem ser:

    padronizados (programa-padrão): quando é elaborado para utilização em todos os trabalhos da mesma natureza, isto é, que pode ser reutilizado. Aplica-se a objetos de auditoria que não se alteram, ou que sofrem apenas pequenas alterações de um órgão ou entidade para outro, como os processos organizacionais de apoio ou as atividades e procedimentos fortemente regulamentados, como, por exemplo, os processos de licitação e os atos de pessoal;

    específicos: quando elaborado para cada trabalho em particular. A necessidade de se elaborar programas específicos ocorre quando o objeto de auditoria não tem um modo padronizado de funcionamento, ou seja, quando as funções, unidades, processos, sistemas, programas, projetos e atividades da organização apresentam variações em seu modo de realização ao longo do tempo, impedindo que um programa-padrão seja aplicado.

    FONTE: Programa de aprimoramento profissional em Auditoria - Proaudi - TCU

    Bons estudos.

  • Utilizando a explicação da Márcia Cruz por que não pode ser a A) ???

  • O programa de auditoria é o documento por meio do qual o auditor especifica de forma mais completa os procedimentos a serem executados naquela auditoria. É uma definição ordenada de objetivos, determinação de escopo e roteiro de procedimentos detalhados, destinado a orientar a equipe de auditoria. Configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem relativamente a uma área especifica da Companhia ou a gestão de determinado sistema organizacional e deve estabelecer os procedimentos para a identificação, analise avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho. Deverá contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com vistas a determinar a extensão e a profundidade deste, e deverá ser estruturado de forma que possa ser:

    a) Específico: um plano para cada trabalho. A necessidade de se elaborar programas específicos ocorre quando o objeto de auditoria não tem um modo padronizado de funcionamento, ou seja, quando as funções, unidades, processos, sistemas, programas, projetos e atividades da organização apresentam variações em seu modo de realização ao longo do tempo, impedindo que um programa-padrão seja aplicado.

    b) Padronizado: destinado à aplicação em trabalhos locais ou em épocas diferentes, com pequenas alterações. Aplica-se a objetos de auditoria que não se alteram, ou que sofrem apenas pequenas alterações de um órgão ou entidade para outro, como os processos organizacionais de apoio ou as atividades e procedimentos fortemente regulamentados, como, por exemplo, os processos de licitação e os atos de pessoa.

    Gabarito: letra E.

  • Especifico é unico

    Padrão é repetitivo