SóProvas


ID
2862124
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os currículos são a expressão do equilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os fins da educação no ensino escolarizado. Santos (2008) discorre sobre três teorias que asseguram os currículos atuais. Aquela que é resultante das influências das ideias das ciências sociais, que traz à tona as discussões sobre gênero, raça, etnia, religião, entre outras questões, é a concepção:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • TEORIAS DO CURRÍCULO  

    MODERNIDADE

    1 - TEORIAS TRADICIONAIS, palavras-chave:

     Ensino

     Aprendizagem

     Avaliação

     Metodologia

     Didática

     Organização

     Planejamento

     Eficiência

     Objetivos

    2 - TEORIAS CRÍTICAS, palavras-chave:

     Ideologia

     Reprodução cultural e social

     Poder

     Classe social

     Capitalismo

     Relações sociais de produção

     Conscientização

     Emancipação e libertação

     Currículo oculto

     Resistência

    PÓS-MODERNIDADE 

    3 - TEORIAS PÓS-CRÍTICAS, palavras-chave:

    Identidade, alteridade, diferença

     Subjetividade

     Significação e discurso

     Saber-poder

     Representação

     Cultura

     Gênero, raça, etnia, sexualidade

     Multiculturalismo 

    fonte: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16146_10142.pdf

  • Obrigado Alice Silva... dicas otimas.

  • O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a As mudanças sócio culturais foram, também, responsáveis por marcantes transformações nas relações travadas entre as crescentes práticas capitalistas, a arte e a cultura.

    Por conta das transformações ligadas à cultura e as relações capitalistas, o movimento pós-modernista pode também ser chamado de pós-industrial ou de movimento financeiro, pois é a partir do fim da Segunda Guerra Mundial que as inovações tecnológicas, os investimentos financeiros e a indústria de massa desenvolveram-se e marcaram intensas e profundas transformações na sociedade e na maneira pela qual os indivíduos passaram a encarar o consumo. Os limites temporais da pós-modernidade ainda não estão claramente definidos. Alguns pensadores, filósofos e cientistas afirmam que a pós-modernidade ainda não acabou, está em fase de desenvolvimento. No campo do marxismo, Friederich Jameson afirma que a pós-modernidade corresponde à terceira etapa do capitalismo. No contexto pós-Segunda Guerra e diante de tantas informações, ligadas ou não a esse acontecimento, algumas características permitem identificar o pós-modernismo. Dentre elas, merecem destaque: Ausência de regras e valores muito rígidos, INDIVIDUALISMO, Pluralidade e diversidade, Combinações de tendências, gostos e estilos, Produção em série de cultura voltada para o consumo rápido, Liberdade de expressão e pensamento, Mistura entre realidade e imaginação - hiper-realismo, Disponibilização de grande quantidade de informações, Incertezas e vazios existenciais.

    Essas características destacadas estão presentes na teoria pós críticas de currículo.

  • A resposta é "pós-moderna", mas isso não está inteiramente certo, porque o termo usado na área é "teoria pós-CRÍTICA". Embora esta tenha um caráter de fato pós-moderno, a imprecisão dos termos e a citação da teoria "crítica" (essa, sim, com o nome utilizado na teoria de currículo e mesmo pelo autor citado) pode levar ao erro na hora da prova. Mais um lembrete pra ficar esperto e lembrar que quem elabora provas elabora pra te $@#.