SóProvas


ID
2865355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.


O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, utilizado para avaliação e diagnóstico, é aplicável apenas às organizações públicas e privadas sem fins lucrativos.

Alternativas
Comentários
  • Hoje, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. 

    Mas antes de ser consolidado como MEG, a FNQ adotava outras metodologias internacionais. De 1992 a 1996, era utilizado o modelo americano da Fundação Baldridge da Gestão Qualidade Total. Algumas mudanças foram feitas no modelo a partir de 1995, mas sempre acompanhando a estrutura do Malcolm Baldridge National Quality Award, até 2000, quando foi lançada a primeira versão do MEG, o primeiro modelo genuinamente brasileiro de gestão.

    A cada ano, o MEG vem sendo aperfeiçoado por meio do Núcleo Técnico Critérios de Excelência, da Fundação, que promove a sua atualização eo coloca na vanguarda dos modelos de gestão.

  •  

     

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

  • GABARITO: ERRADO

     

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

     

    - Modelo Sistêmico

    Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). 

     

    - Não é prescritivo

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

    - Adaptável a todo tipo de organização

    O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.

     

    -------------------------------------------------

     

    Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Excelência na gestão

    GESPÚBLICA -> Setor Público

    MEG -> Setor Privado

  • GABARITO ERRADO

    CONFORME Roberto Frois

  • Com todo respeito, o comentário da/o Mi F está equivocado.

    Não anotem isso, pode gerar erro na prova- objetiva ou dissertativa.

    Baseado na literatura, atribuir a diferenciação do MEG "empresa privada" é restritivo e é incorreto. Cuidado com as anotações e as remissivas temáticas.

    O MEG é desenvolvido para "apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas."

    "serve para todo tipo e porte de empresa"

    Vejam, dentro de "organizações" pode-se auferir tanto pública quanto privada.

    Curiosidade, a representação gráfica do MEG (pena aqui não poder colocar figura, mas olhem no google, é interessante) é baseada no Tangram(quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa).

    Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

    BOUER, FERREIRA, MIGUEL. Gestão da qualidade: Teoria e casos, Elsevier Brasil, 2016.

  • PALUDO, 2017, página 293:

    ” O modelo atual da FNQ representa a evolução dos mindicadores dela de excelência em gestão, focado na integração e geração de resultados, e pode ser aplicado em qualquer tipo e porte de organização.”

    Assertiva ERRADA

  • Gab. ERRADO

    Vou contribuir com algumas siglas que podem confundir a cabeça de muitas pessoas (assim como a minha).

    -FNQ (Fundação Nacional de Qualidade) é uma instituição que busca e promove conhecimentos na área de gestão(pública ou privada). Estimula a busca por uma gestão de excelência.

    -A FNQ criou o modelo chamado de MEG (Modelo de Excelência em Gestão), que busca melhoria contínua dos processos organizacionais.

    -O PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade) é um prêmio oferecido para as empresas que têm boas práticas de gestão.

    -GESPÚBLICA é um programa de qualidade específico para organizações públicas. Este programa tem foco no CIDADÃO e é voltado para a melhoria da qualidade dos serviços públicos,o aumento da competitividade do país e a melhoria contínua da gestão e o rumo da excelência.

    Fonte: Material do Estratégia - Prof.: Rodrigo Rennó.

  • SHOW Helen BELO COMENTÁRIO QUE POSSAMOS FUNDAMENTAR NOSSOS COMENTÁRIOS PARA QUE AJUDE OUTRAS PESSOAS A TIRAR SUAS DÚVIDAS, EU PARTICULARMENTE TENHO APRENDIDO MUUUITO COM ESSES COMENTÁRIOS, SOMOS TODOS VIDA LOUCA,....POR CONCURSO, EU CHEGO LÁ....

  • Muito interessante Helen, não tinha visto está questão da representação gráfica do MEG ser um tangram :)

    Explicação:

    A nova representação gráfica do MEG, baseada no Tangram(quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), criada com inspiração nas cores da bandeira do Brasil e no Ciclo PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

     

    Ao utilizar o MEG como referência, a organização deve adaptá-lo (remontá-lo) na melhor forma que defina seu modelo de gestão. A figura simboliza um modelo de relacionamento entre a organização - considerada como um sistema adaptável, gerador de produtos e informações - e seu ambiente organizacional e tecnológico, além do próprio ambiente externo.

  • Apenas... Não faz sentido
  • - Adaptável a todo tipo de organização

    O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.

     

    O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. 

     

    Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.

     

    BENEFÍCIOS DA MEG

    O MEG pode ser aplicado em qualquer tipo de organização. São diversos os benefícios da adoção do modelo.

     

    • Promove a competitividade e a sustentabilidade. 

    • Proporciona um referencial para a gestão de organizações.

    • Promove o aprendizado organizacional. 

    • Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente. 

    • Prepara a organização para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). 

    • Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas. 

    • Mensura os resultados do negócio de forma objetiva. 

    • Desenvolve a visão sistêmica dos executivos. 

    • Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas. 

    • Incorpora a cultura da excelência. 

    • Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial. 

    • Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão. 

    • Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.

     

    FONTE: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • GABARITO: ERRADO

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está alicerçado em oito Fundamentos da Excelência

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. 

    5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7. Orientação por processos: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

    FONTE; http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

  • Gab: ERRADO

    Já vi o cespe considerar errado o fato de MEGP ser também para empresa privada. Então, cuidado! MEG (ambas as cadeias), MEGP (pública).

    Se eu achar a questão que cobrou isso, volto aqui pra postar.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), sendo mais especificamente cobradas as características do modelo, que são: sistêmico, não prescritivo e adaptável a qualquer organização.

    A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi criada em 1991 para ajudar a aumentar a qualidade dos produtos nacionais para concorrem com os produtos importados, que apareciam a cada dia em maior número, dada a abertura do mercado feita pelo presidente Fernando Color.

    Como efeito, a FNQ criou o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que segundo Paludo (2013), “consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão".  

    Contudo, ao contrário do que o item afirma em “é aplicável apenas às organizações públicas e privadas sem fins lucrativos.", o MEG pode ser adaptado em qualquer organização, dado seu caráter não prescritivo, ou seja, não existe uma receita de bolo para se seguir, mas um modelo com questões para avaliação da gestão, baseado nas melhoras práticas internacionais.

    Portanto, a restrição do âmbito de atuação do MEG deixa a questão errada, pois este é um modelo não prescritivo e adaptável a todo tipo de organização.

    Gabarito do Professor: Errado.