SóProvas


ID
2865430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca dos mecanismos técnicos utilizados na administração do orçamento público, julgue o item a seguir.


O módulo de conformidade contábil do SIAFI destina-se à utilização pelas unidades gestoras.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    14.1. Objetivos
    Os objetivos do SIAFI, segundo o referido manual são:
    • prover de mecanismos adequados ao registro e controle diário da gestão orçamentária, financeira e patrimonial os órgãos central, setorial, seccional e regional do sistema de controle interno e órgãos executores;
    • padronizar métodos e rotinas de trabalho, sem implicar rigidez ou restrição ao gestor público, que permanece com o total controle da gestão dos recursos;
    • fornecer meios para agilizar a programação financeira, com vistas a otimizar a utilização dos recursos do Tesouro Nacional;
    • permitir que a Contabilidade Pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinada a todos os níveis da Administração Pública Federal;
    • integrar e compatibilizar as informações disponíveis nos diversos órgãos e entidades participantes do sistema;
    • permitir aos segmentos da sociedade obterem a necessária transparência dos gastos públicos;
    • permitir a programação e o acompanhamento físico-financeiro do orçamento, em nível analítico;
    • permitir o registro contábil dos balancetes dos estados, municípios e de suas supervisionadas; e
    • permitir o controle da dívida interna e externa, do Governo Federal, bem assim a das transferências negociadas.

  • Errado,


    Módulo de Conformidade Contábil


    Neste Módulo podem ser acessadas as transações que permitem às Unidades Setoriais de Contabilidade de Órgão e de UG registrar e consultar a Conformidade Contábil das UG de sua jurisdição.


    São usuários todas as Unidades Setoriais de Contabilidade de UG, de Órgão e a CCONT. É de responsabilidade específica dessas Unidades, cadastrar O NOME/CPF do Contador Responsável, através da transação >ATUUG (habilitação automática), para permitir que seja efetuado o registro da Conformidade Contábil.


    Ou seja, não destina-se à utilização pelas unidades gestoras e sim pelas unidades setoriais.



    http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/090000/090300/?searchterm=m%C3%B3dulo%20de%20conformidade%20cont%C3%A1bil

  • Fonte do comentário da colega Vanessa

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/objetivos

  • Corrigindo

    O módulo de conformidade contábil do SIAFI destina-se à utilização pelas unidades setoriais.

  • A questão trata do SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL (SIAFI).

    De acordo com o Capítulo 020000, Seção 020300 – Macrofunções, 020315 – Conformidade Contábil, item 2.1- Definições, do Manual do SIAFI:

    2.1.1 - A Conformidade Contábil dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial consiste na certificação dos demonstrativos contábeis gerados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) estão de acordo com a Lei nº 4.320/1964, com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e com este Manual SIAFI.".

    2.1.2 - A Conformidade Contábil terá como instrumentos adicionais que subsidiam o processo de análise as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP), o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP, a tabela de eventos, a Conformidade dos Registros de Gestão e outras ferramentas que subsidiem o processo de análise realizada pelo responsável de seu registro.

    2.1.3 A Conformidade Contábil terá como objeto principal as demonstrações contábeis e suas notas explicativas. A conformidade deverá oferecer segurança suficiente sobre o resultado da avaliação desse objeto. Ou seja, apresentar seguramente, em aspectos relevantes, a conformidade das demonstrações contábeis com as normas contábeis; ou se as demonstrações apresentam inconformidades perante tais normas que resultam em distorções relevantes que prejudicam a tomada de decisões e avaliação nelas baseadas.

    2.1.4 - O registro da Conformidade Contábil compete a profissional em contabilidade devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade - CRC, em dia com suas obrigações profissionais, credenciado no SIAFI para este fim.

    3 – DA ESTRUTURA, RESPONSABILIDADES e COMPETÊNCIAS

    3.1- SETORIAL DE CONTABILIDADE

    3.1.1 - Os órgãos/unidades Setoriais de Contabilidade são as unidades de gestão interna dos Ministérios, da Advocacia-Geral da União, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público da União e da Defensoria Pública, responsáveis pelo acompanhamento contábil no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI de determinadas unidades gestoras executoras ou órgãos sob sua supervisão, podendo ser caracterizados nas seguintes formas:

    3.1.1.1 - Setorial Contábil de Unidade Gestora - é a unidade responsável pelo acompanhamento da execução contábil de um determinado número de Unidades Gestoras Executoras e pelo registro da respectiva conformidade contábil;

    3.1.1.2 - Setorial Contábil de Órgão: é a Unidade Gestora responsável pelo acompanhamento da execução contábil de determinado órgão, compreendendo as Unidades Gestoras a este pertencentes, e pelo registro da respectiva conformidade contábil;

    3.1.1.3 - Setorial Contábil de Órgão Superior: é a unidade de gestão interna dos Ministérios e órgãos equivalentes responsáveis pelo acompanhamento contábil dos órgãos e entidades vinculados e pelo registro da respectiva conformidade contábil.

    Portanto, o módulo de conformidade contábil do SIAFI destina-se à utilização pelos órgãos/unidades Setoriais de Contabilidade. A banca cobrou a literalidade da norma.

     

    Gabarito do professor: ERRADO.