-
LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.
Art. 4º: A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
XVII - nas situações previstas nos incisos XI e XVI, o pregoeiro poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor;
Logo, a capacidade de negociação do servidor poderá ser útil.
-
Indiquem para comentário!
-
Questão mal formulada. Para ser pregoeiro precisa de uma portaria específica. Não é qualquer membro de licitação que pode ser pregoeiro e nem negociar. A questão não informa que Pedro é pregoeiro.
-
CERTA
O termo "imediatamente" torna a questão incorreta, o que não preocupou o cespe.
10520, art 2. -IV, §1
-
[...] Nessa situação, a capacidade negocial de Pedro poderá ser utilizada durante a condução, como pregoeiro, de pregões eletrônicos. CERTO!
Dentro das repartições públicas, o pregoeiro é indicado por autoridade competente.
No entanto, essa indicação não pode ser feita aleatoriamente, devendo obedecer a alguns critérios.
O pregoeiro deve ser escolhido entre os servidores do órgão, juntamente com a equipe de apoio que irá dar suporte aos trabalhos.
Também deve ser um profissional preparado para a função, com capacitação específica na área, além de conhecimento comprovado em temas necessários para desempenhar o papel, como licitações, contratações e negociação públicas.
-
As questões do CESPE para nível superior estão mais fáceis que as de nível médio.
-
A questão não está afirmando que Pedro foi designado como pregoeiro. Está dizendo que, já estando no setor de licitação (o que não quer dizer que ele é pregoeiro), diante das habilidades demonstradas por ele, PODERÁ ser aproveitado para exercer tal função. Não achei confusa.
-
GAB: CERTO
-Sobre a modalidade pregão e, em especial, a figura de pregoeiro, é correto afirmar:
são desejáveis qualidades como: organização, domínio da língua culta, facilidade em tomar decisões e em mediar conflitos (aspectos de liderança), boa articulação para exercer sua capacidade negocial e de persuasão, acompanhados de conhecimento técnico acerca dos procedimentos administrativos e das leis relativas ao tema.
FONTE:Curso básico de licitação - Passei Direto.
-
Galera viaja demais, às vezes o pensamento é simples e objetivo. Era só lembrar que o pregoeiro pode negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor. Dessa forma, sua capacidade negocial poderá sim ser utilizada.
-
Aliás , deve !
-
´´poderá ser utilizada´´ Tudo e possível uai kkk
Certo
-
A única dúvida que tive foi o fato de ser pregão eletrônico....
-
Negociação da proposta
Art. 38. Encerrada a etapa de envio de lances da sessão pública, o pregoeiro deverá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta ao licitante que tenha apresentado o melhor preço, para que seja obtida melhor proposta, vedada a negociação em condições diferentes das previstas no edital.
§ 1º A negociação será realizada por meio do sistema e poderá ser acompanhada pelos demais licitantes.
§ 2º O instrumento convocatório deverá estabelecer prazo de, no mínimo, duas horas, contado da solicitação do pregoeiro no sistema, para envio da proposta e, se necessário, dos documentos complementares, adequada ao último lance ofertado após a negociação de que trata o caput.
(...)
Logo, independentemente do tipo de licitação (pregão eletrônico) o Pregoeiro tem que utlizar as técnicas de negociação para buscar propostas ainda mais vantajosas para a administração, nem que seja em razão da entrega de produtos parceladas em razão de a Administração Pública não ter a capacidade de armazenar todo os equipamentos licitados, por exemplo.
-
Aí vc está resolvendo questões de Recursos Materiais e cai a lei do Pregão, rsr.
-
Interdisciplinariedade o nome dessa questão.
-
Pontos do comportamento de um bom comprador incluem:
- . Capacidade de negociação para que os melhores interesses da organização sejam atingidos;
- • Domínio das informações técnicas dos produtos a serem comprados, assim como das condições de fabricação e de mercado para aquele material;
- • Boa interlocução com outros setores da organização, para entender melhor as necessidades dos clientes internos;
- • Ter iniciativa para resolver eventuais problemas nos processos de compra;
- • Ter alinhamento com a cultura organizacional;
- • Capacidade de manter sigilo sobre as transações e relacionamentos de fornecimento existentes entre a organização e seus fornecedores;
- . Agir com ética, não recebendo vantagens indevidas de fornecedores atuais ou potenciais para privilegiá-los;
Fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos
-
EM UM CONCURSO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE ADMINISTRADOR E QUE NÃO COBRE DIREITO ADMINISTRATIVO ESSA QUESTÃO É PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, POIS O CONHECIMENTO DA QUESTÃO É DE DIREITO ADMINISTRATIVO.
CONCORDAM?