SóProvas


ID
2865874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Na cidade de Bela Vista, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece serviços como o de convivência comunitária, que beneficia oitenta e três crianças e adolescentes, com atividades promovidas no contraturno escolar. A programação é conduzida por uma equipe interprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, acerca de aspectos relacionados à política de assistência social.

A materialização desse trabalho interprofissional será resultado do aprendizado adquirido com os conhecimentos das áreas e da apropriação desses conhecimentos pelos profissionais do órgão. 

Alternativas
Comentários
  • Eu erraria, pois além disso especificado pela resposta o trabalho deve ser resultante das normativas técnicas existentes: por exemplo os cadernos do SCFV de 6 a 15 anos.

  • Questão tensa, creio que não vai cair pergunta desse nível no cargo de técnico do INSS, amém! kkk

  • Eu não entendi foi a parte que a questão fala que os profissionais do órgão devem se apropriar dos conhecimentos. O conhecimento adquirido tem que ser disseminado e não apropriação do órgão. Mas posso ter interpretado errado né kk

  • Se alguém entender a questão, me explique fazendo favor! Obrigada

  • Eu acho que o erro da questão está em dizer que no trabalho interdisciplinar ou interprofissional há a apropriação do conhecimento pelos profissionais. Sobre a interdisciplinariedade, Minayo (2010) diz:

    "A racionalidade desse trabalho é sua busca de articulação de pessoas, de teorias, de conceitos e de triangulação de perspectivas e métodos. Sua ética é o compromisso com a busca de clarificação da verdade, o tanto quanto possível."

    Ou seja, várias disciplinas tentam explicar o objeto para se chegar a um consenso de como intervir sobre ele. Mas eu não posso me apropriar dos conhecimentos da psicóloga, por exemplo, nem ela dos meus. Apenas tomar conhecimento daquela perspectiva. Não sei, complexa essa questão, a interdisciplinariedade em si é complexa!

  • Gestão de Pessoas

  • A materialização desse trabalho interprofissional será resultado do aprendizado adquirido com os conhecimentos das áreas (ATÉ AI BELEZA) e da apropriação desses conhecimentos pelos profissionais do órgão. (AI JÁ NÃO CABE APROPRIAÇÃO, POIS SE NÃO SOU ESTUDIOSA DA ÁREA, FORMADA, CERTIFICADA NÃO POSSO ME APROPRIAR DE ALGO QUE NÃO TENHO ESTUDO E EXPERIÊNCIA). Pensei assim! 

  • Acredito que utilizaram uma definição muito sui generis do termo "apropriação" para entendê-la como correta. A meu ver, por mais que hajam pontos de interface buscando uma complementariedade e até mesmo intercâmbio de saberes, acredito que "apropriação" soa demasiado.

  • Dica: Quando existe varias questões relacionadas a um só texto, uma questão puxa a outra, prestem bastante atenção

  • A materialização desse trabalho interprofissional será resultado do aprendizado adquirido com os conhecimentos das áreas. Certo? ai me coloquei na pergunta o órgão utiliza APROPRIA meu trabalho, como conhecimento profissional. Deu certo!

    Bons estudos!

  • A materialização desse trabalho interprofissional será resultado do aprendizado adquirido com os conhecimentos das áreas e da apropriação desses conhecimentos pelos profissionais do órgão.

    A questão requer interpretação.

    Quando ela fala apropriação desses conhecimentos, "desse" se refere ao antecedente: resultado do aprendizado adquirido com os conhecimentos das "áreas". O que eu entendo que "áreas" aí se refere ao tema que será discutido (família, comunidade, projetos...) e cada um vai contribuir com a sua competência técnica e ao mesmo tempo vai aprender trocando "ideias" (dialética). Isto é um aprendizado.

    Maldosa ela.

    Talvez o erro da questão foi ter colocado "áreas" no plural. Enfim, questão muito mal elaborada. Dúbia.

    Sigamos...

  • O papel da Equipe Interprofissional

    A inserção do Serviço Social, Pedagógico e Psicológico, no Judiciário na Vara da InfÂncia e da Juventude, tem como fundamento predominante a interdisciplinariedade, cuja prática objetiva a interação entre os profissionais que buscam um trabalho comum.

  • Estou sentido falta de comentários dos professores QC nessas questões para ajudar a compreender o assunto e sanar as dúvidas complementando com comentários dos colegas.

  • Está mais para transdiciplinaridade!