SóProvas


ID
2865886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Na cidade de Bela Vista, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece serviços como o de convivência comunitária, que beneficia oitenta e três crianças e adolescentes, com atividades promovidas no contraturno escolar. A programação é conduzida por uma equipe interprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, acerca de aspectos relacionados à política de assistência social.

O referido trabalho profissional desenvolvido de forma coletiva requer a convivência harmônica entre as abordagens teórico-metodológicas de cada especialidade, para que seja possível dialogar e construir intervenções sobre pontos de vistas diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi direito mas fui na logica

    "quem não está disposto a sacrificar os pequenos lazeres de hoje, nunca terá um lazer de qualidade"

    #SEDEST2019

  • GABARITO : CERTO

    Balizados pelos seus Códigos de Ética, Leis de Regulamentação e Diretrizes Curriculares de formação profissional, os(as) profissionais podem instituir parâmetros de intervenção que se pautem pelo compartilhamento das atividades, convivência não conflituosa das diferentes abordagens teórico- metodológicas que estabelecimento do que é próprio e específico a cada profissional na realização de estudos socioeconômicos, visitas domiciliares, abordagens individuais, grupais e coletivas.

    Fonte: Cartilha “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos na Política de Assistência Social”

  • A construção do trabalho interdisciplinar na rede de atendimento socioassistencial promove um diálogo entre as diferentes categorias profissionais, enriquecendo a compreensão dos aspectos objetivos e subjetivos inerentes ao convívio e à formação do indivíduo, da coletividade e das circunstâncias que envolvem as diversas situações que se apresentam ao trabalho profissional, fortalecendo a construção do SUAS e a qualificação dos espaços de controle social democráticos

    Entretanto, ainda é bastante desafiador para os profissionais trabalhar coletivamente, pois requer uma convivência harmônica entre as abordagens teóricas metodológicas de cada especialidade, para que possam dialogar e construir intervenções sobre pontos de vistas diferentes | Página 2.

    FONTE: A atuação interdisciplinar na Política de Assistência Social: Desafios no atendimento da rede socioassistencial | Artigo de Franciele Vizzotto e Marisete Camini.

  • Não compreendi bem porém segunda a interpretação da PNAS esta correto.

  • Olá minha gente! Trago para vocês as diferenças entre: multidisciplinariedade, interdisciplinariedade e transdisciplinariedade. Vamos lá:

    A multidisciplinaridade ocorre quando há mais de uma área de conhecimento em um determinando projeto ou propósito, mas cada uma destas disciplinas mantém seus métodos e teorias em perspectiva. Serve para resolver problemas imediatos e não possui foco na articulação e nos ganhos colaborativos.

    Neste caso, mais de uma disciplina se une em um projeto comum, com um planejamento que as relacione. Durante o processo, estas áreas trocam conhecimentos e enriquece ainda mais as possibilidades. Como resultado, há um novo saber, menos fragmentado e mais dinâmico. Esta visão dá significado à experiência escolar.

    OBS: Lendo outros textos gravei a palavra chave DIALOGAR para a interdisciplinariedade.

    Trata-se de um nível bem superior e complexo de integração contínua e ininterrupta dos conhecimentos tal como conhecemos hoje. Neste caso, não há mais disciplinas segmentadas, mas o propósito da vida e do conhecimento é a relação complexa dos diversos saberes sendo que nenhum é mais importante que o outro. É um processo dialógico onde as relações disciplinares não estão mais em foco, não são mais importantes.

    Pela atenção, obrigada!

    fonte: