-
Gab E - essa é a perspectiva tradicional
-
Se eu nao posso fazer a apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.Entao e melhor mandar os meninos para quadra jogar bola.Por isso estamos na contramão do conhecimento.
-
na dialétia deve partir e terminar na prática social
-
Falou em uma serie de exercícios para fixação estamos diante de uma Tendência Liberal Tradicional.
-
O ato de ensinar necessita estar fundamentado no diálogo entre professor e aluno. Este fundamento, é basicamente o método dialético: o professor sendo um mediador, transformando o conteúdo em conhecimento "apalpável" para o aluno.
-
jaildo Venturim ( O rapaz é diferenciado) kkkkk
-
Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.
são conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
-
Se é um curso na pespectiva dialética, em que momento os docentes dialogam? Logo é um curso tradicional.
-
Entendo que até pode (e deve resolver exercícios), mas para caracterizar uma perspectiva dialética é preciso debate, diálogo, construção do conhecimento de forma horizontal. Como o item falou apenas em fazer exercícios em série, então estamos diante da perspectiva tradicional.
Caso um item venha a combinar características de uma e de outra tendência , o que pode acontecer, será preciso aferir o que predomina.
Exemplo: 3 horas de uma série de exercícios e 5 minutinhos de "debates". Teríamos nesse caso traços de dialética? Sim. Mas o que predomina na hipótese sem dúvida é a tendência tradicional. E por mais paradoxo que possa parecer, a verdadeira dialética NÃO se presta a abrir DIÁLOGO com o famoso "para Inglês ver".
-
Numa perspectiva dialética deve-se valorizar: a prática social inicial, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final. Saviani faz essa referência.