SóProvas


ID
2866972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.


No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo


    Os 4 tipos comuns de avaliação que os professores podem aplicar

    Avaliações diagnósticas:

    Usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que ele não sabe.

    Normalmente acontece no início de uma nova fase da educação e abrange tópicos que serão ensinados aos alunos nas próximas aulas.


    Avaliação formativa:

    Usada para medir a aprendizagem do aluno durante a aula. 

    Utilizada ao longo de uma palestra e desenvolvida para dar aos alunos a oportunidade de mostrarem que compreenderam o assunto.


    Avaliação comparativa:

    Usada para verificar se os alunos dominam um tópico do conteúdo

    Aplicada durante ou depois de uma aula e abrange uma parte do material. 

    Ao contrário das avaliações diagnósticas, os alunos devem dominar o conteúdo da avaliação comparativa. 


    Avaliação somativa:

    Utilizada como uma forma de controle, no final do ano ou do curso, para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral.

    Semelhante à avaliação comparativa, mas abrange tudo o que os alunos aprenderam ao longo do ano.



    Fonte: https://www.entretantoeducacao.com.br/os-4-tipos-comuns-de-avaliacao-que-os-professores-aplicam-e-porque/

  • NÃO SERIA AUTOAVALIAÇÃO?

  • AVALIAÇÃO FORMATIVA

     

    Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem. A partir do resultado obtido, é possível orientar e regular a construção do conhecimento.

    A função dessa abordagem é, para o aluno, fornecer subsídios que mostre o aprendizado obtido e suas capacidades cognitivas para solucionar problemas. Ao professor, essa é a oportunidade de detectar a adequação do ensino ao aprendizado e repassar um feedback acertado ao estudante.

    Esse formato é aplicado de modo diário, ocasional e periódico. Entre os exemplos estão: revisão de cadernos e deveres de casa, observação de desempenho, aplicação de provas, desenvolvimento de projetos e mais.