-
A)
10.1 Princípios e práticas da educação corporativa
Éboli (2004) esclarece que os princípios são as bases filosóficas e os fundamentos que norteiam uma ação, ou seja, são os elementos qualitativos conceituais predominantes na constituição de um sistema de educação corporativa bem-sucedido. Os sete princípios de sucesso de um sistema de educação coorporativa e as principais práticas a eles relacionadas, segundo a visão da autora, são os seguintes:
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE SUCESSO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
(Borges-Andrade, Abbad e Mourão, 2004)
-
A educação corporativa se fundamenta no desenvolvimento de competências necessárias ao atingimento da missão organizacional. As universidades, assim como a educação em geral, sempre se ajustaram às demandas das instituições dominantes na sociedade, independentemente se fosse a Igreja, o Estado ou alguma organização transnacional. Neste sentido, tais universidades assim como as corporações estão sendo forçadas a repensar sua missão e também sua função, pelas mudanças que estão ocorrendo na sociedade baseada no conhecimento.
Caiu essa mesma questão em 2016:
Prova: CESPE - 2016 - DPU - Psicólogo
Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.
A educação corporativa, fundamentada no desenvolvimento de competências, promove a reformulação das práticas pedagógicas tradicionais e exige dos docentes uma revisão constante de suas práticas de ensino.
-
A educação corporativa é contingencial. E, por estar associada ao desenvolvimento de competências, exige constante revisão das práticas de ensino, pois as competências são mutáveis.
-
CERTO
Objetivos da educação corporativa:
-promover a gestão do conhecimento
-qualificar pessoas
-desenvolver competências
Fonte: anotações (aulas da profª Kátia Lima + questões )
-
GABARITO: CERTO
A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p. 24).
Segundo Jeanne Meister (1999), a é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização” (p.35).
FONTE: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/educor.html
-
Sistema de Educação Corporativa - SEC (finalidade básica):
"'fomentar o desenvolvimento e a instalação das competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócios', de forma sistemática, estratégica e contínua".
(EBOLI, apud DURAN, Cristina. Gestão de Pessoas).
-
-
Gab: CERTO
- Educação Corporativa – compreende processos de educação continuada, estabelecidos com vistas à atualização do pessoal de maneira uniforme em todas as áreas da organização. Pode ser implementada sob a forma de universidade corporativa, sistemas de ensino a distância etc.
Gestão de Pessoas - Fundamentos e Tendências, ENAP, 2015.
Erros, mandem mensagem :)
-
Tenho aqui que educação corporativa
NÃO formal
NÃO acadêmica
NÃO escola tradicional
Agora é tradicional??? Complicado.
-
GABARITO: C.
Educação Corporativa - Características:
- Desenvolver Competências Críticas
- Aprendizado Organizacional
- Nível Estratégico
- Aumento da Competitividade
A principal diferença entre os conceitos de Educação Corporativa e Universidade Corporativa está no fato de que a Universidade Corporativa se refere a uma entidade, normalmente com estrutura própria, slogan e identidade visual própria. A Universidade Corporativa pode ser entendida como uma forma de institucionalizar a Educação Corporativa.