SóProvas


ID
2867260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma empresa que atua no abate de bovinos e no processamento da carne e dos subprodutos para a produção e comercialização contratou um especialista para implantar a gestão ambiental na cadeia produtiva. Esse profissional identificou problemas na gestão de recursos naturais, em especial a água, nas seguintes áreas da empresa:


• abatedouros - água residual contendo substâncias do trato digestivo, sangue e gordura, entre outros;

• frigoríficos    - na lavagem e enxágue, uso de água fresca e potável;

• graxarias    - fragmentos de carnes, gorduras e vísceras encontrados em embalagens e recipientes, que serão reaproveitados. 

Com referência a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.


A água potável usada na lavagem dos frigoríficos poderia ser substituída por água de reuso, após tratamentos biológicos, como em sistemas anaeróbios, em lagoas aeróbias com filtros biológicos de alta taxa e discos biológicos rotativos.

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas biológicos de tratamentos são antigos e, basicamente, tentam imitar os fenômenos da natureza na recomposição ambiental.

    Entre os sistemas de tratamento anaeróbio, existem as lagoas anaeróbias, os tanques sépticos, os filtros anaeróbios, e os reatores chamados de alta taxa, capazes de receber maiores quantidades de carga orgânica por unidade volumétrica, como os reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) ou RAFAs (Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente).

    Basicamente, todos funcionam através do princípio de despejar o efluente em um tanque fechado com reator anaeróbio que, muitas vezes, é aquecido para acelerar o processo. Esses tipos de tratamentos são indicados para efluentes com uma alta concentração de substâncias orgânicas. 

    Segundo a ONU, o maior impacto no efeito estufa do planeta é produzido pelo dióxido de carbono, metano, óxido de nitrogênio e amoníaco provenientes da indústria da carne.

    A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), por sua vez, assegura que esta indústria é a “causa principal de desflorestação, realizada com a finalidade de criar campos de pastagens e forragens. A pecuária utiliza mais de 30% da superfície terrestre e ocupa 33% de toda a superfície cultivável destinada à produção de forragens. Ao mesmo tempo, os frigoríficos, os curtumes e as suas indústrias derivadas contaminam os cursos de água, ar e a terra.”

    Fontes:

    "Tackling Climate Change through Livestock: A Global Assessment of Emissions and Mitigation Opportunities" - fao.org - Food and Agriculture Organization of the United Nations.

    Sistemas biológicos para tratamento de efluentes - Beatriz Farrugia