SóProvas


ID
2867305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

         Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.

Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.

O tratamento dado pelo editor às publicações pode variar conforme o tipo de texto a ser publicado: textos informativos, por exemplo, admitem mais deliberadamente modificações que textos literários, quando a intenção do editor é facilitar a compreensão do leitor.

Alternativas
Comentários
  • Alguma alma caridosa poderia comentar? Como assim tem mais liberdade para modificar textos informativos?

  • Marcelo, creio que, pela sua natureza, os textos informativos dão maior liberdade de edição e estruturação textual a fim de que a informação seja melhor compreendida pelo público leitor, pois o importante é transmitir a mensagem da maneira mais clara possível. Por outro lado, o texto literário, embora seja mais livre se considerarmos sua subjetividade, por exemplo, em certos casos acaba por se ater mais a um estilo, linguagem, vocabulário e até mesmo estrutura. Enfim... foi sob essa lógica que interpretei o item, cujo gabarito é "certo". Espero tê-lo ajudado. Bons estudos.

  • Podemos classificar os textos em dois grupos: literário e o não literário.

    O texto literário segue as normas da literatura e tem como objetivo causar emoções no leitor. Mais artístico, pode apresentar palavras organizadas de modo específico, ritmo, musicalidade, figuras de linguagem e geralmente trabalha o lado estético da mensagem. Temos como exemplos as peças teatrais, romances, crônicas, contos, fábulas e poemas.

    O texto não literário tem como propósito transmitir informações do modo mais direto e objetivo possível. Artigos científicos, notícias e textos didáticos fazem parte dessa categoria.

    Nos textos literários faz-se necessário adotar algumas atitudes em relação à editoração: respeito à liberdade de criação do autor, apreensão das intenções do escritor e adequação do original à forma gráfica. O desrespeito a esses detalhes e/ou alterações descuidadas podem impactar negativamente a mensagem.

    Os textos não literários, como os informativos, pelo contrário, são passíveis de sofrer modificações mais deliberadamente a fim de facilitar a compreensão do texto.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Lexikon Editora, 2019.