-
CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
-
Mas CMYK não é pigmento?
-
Oi Isabela. Sim, CMYK é pigmento. E assim como todas as coisas pigmentadas ele reflete a luz e também a absorve. Quanto mais claro o pigmento mais reflete, e quanto mais escuro mais absorve. Se você estiver em frente a uma parede branca, recem pintada, no sol a pino de verão, mal conseguirá abrir os olhos de tanta reflexão. Assim como se estiver de camisa preta sentirá o dobro do calor se estivesse de camisa branca.
Ele é subtrativo porque a luz do sol tem todas as cores, nós só não a vemos. Quando ocorre um arco-iris a umidade faz o papel de prisma, dissecando as cores que não enxergaríamos normalmente.
Quando a luz bate em um objeto ela absorve um tanto e devolve outro tanto. Um objeto preto subtrai quase tudo e devolve quase nada. Um objeto de cor clara subtrai quase nada e devolve quase tudo.
É subtrativo porque a luz natural tem todas as cores e os pigmentos subtraem parte delas, devolvendo só as cores que eles permitem que nós vejamos.
-
Se esse sistema conseguisse imprimir os espectros de luz que podem ser impressos não existiriam cores especiais. Pantone teria falido há tempos.
-
O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz,
pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Existem duas sínteses de
cores: aditiva e subtrativa. A síntese aditiva é formada pelas cores Vermelho
(Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que juntas formam a luz branca. Já a
síntese subtrativa é composta pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta) e Amarelo
(Yellow), que somadas tendem ao preto (Black), ou seja, ausência de luz.
Usamos a síntese aditiva RGB (Red + Green + Blue) para
trabalhar com aparelhos eletrônicos, que fazem parte do sistema cor-luz. Usamos
a síntese subtrativa CMYK (Cian + Magenta + Yellow + Black) para impressão
através de pigmentos.
Apesar de não servirem para definir as mesmas cores usadas
no sistema RGB, o sistema CMYK consegue identificar e utilizar todos os matizes
do espectro luminoso que podem ser impressos.
Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.
Gabarito do professor: Certo.