1-O extintor tipo "Espuma" será usado nos fogos de Classe A e B
2-O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.
3- O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.
4- O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.
5- Método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser usado como variante nos fogos das Classes B e D.
6- Método de abafamento por meio de limalha de ferro fundido poderá ser usado como variante nos fogos Classe D.
selva
Classe A: materiais sólidos, queimam na superfície e em profundidade, após a queima total, deixa, resíduos (cinzas). O agente extintor adequado é a água, método de extinção é o (resfriamento).
Ex: Madeira, roupas e papéis etc.
Classe B: queimam somente na superfície e após a queima total não deixam resíduos. O agente extintor adequado é a (espuma). método de extinção é o (abafamento)
Ex: Gasolina, Gás de cozinha etc.
Classe C: são os incêndios em equipamentos elétricos energizados.
Classe D: são os incêndios que ocorrem em ligas metálicas. O agente extintor adequado é o PQSE. Extinção por abafamento.
Ex: Magnésio é sódio.
Gab: C