-
A)
As etapas do PDCA são as seguintes:
Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.
Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso.17
-
GABARITO: "A".
O planejamento pode estar voltado para a estabilidade, no sentido de assegurar a continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível e estável. Também pode estar voltado para a melhoria do comportamento para assegurar a reação adequada a freqüentes mudanças em um ambiente mais dinâmico e incerto. Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventos que podem ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmente ocorrerem.
(CHIAVENATO, 2009)
Bons estudos!
-
A) possui caráter dinâmico, devendo ser atualizado periodicamente.
B) é prejudicial para a adaptabilidade da empresa às mudanças do mercado, gerando uma rigidez que limita o crescimento.
C) tem a função de ser o principal orientador da organização, devendo ser claro, objetiva e imutável.
D) está inserido dentro da função administrativa de controle.
E) faz a ponte entre a ação e a correção, responsáveis pelo processo de gestão.
O Ciclo PDCA é considerado umas das mais simples e eficazes metodologias dentre as ferramentas de gerenciamento de qualidade atuais. Usando esse método de forma preventiva e contínua, ele auxilia na identificação de possíveis melhorias nos processos, evita decisões impulsivas tomadas pela equipe e desperdícios de recurso, além de priorizar a medição de dados e resultados essenciais para o bom gerenciamento. Para que esses benefícios surjam com seu uso, é essencial que os colaboradores envolvidos no processo tenham cuidados ao formar a equipe responsável pelo desenvolvimento do PDCA, fornecendo treinamentos adequados para que os métodos utilizados sejam de domínio de todos para que as etapas sejam bem-sucedidas. Por fim, o ciclo precisa ser um processo contínuo! Suas fases devem estar em constante desenvolvimento e não devem ser abandonadas. Quando um ciclo acabar, outro deve começar. Só dessa forma as melhorias dos processos e das atividades serão cumulativas e visíveis para toda a organização.
-
O planejamento realmente faz a ponte entre a ação e a correção no Ciclo PDCA?
-
@Pedro Monteiro:
Não, ele orienta a ação e a correção, caso a ação se desvie do planejado.
A correta é A, o planejamento é dinâmico, deve ser atualizado periodicamente.
AVISO AOS DEMAIS:
Atenção para o pedido no enunciado >>> PLANEJAMENTO
-
GABARITO: A.
O Ciclo PDCA é dinâmico, devendo ser atualizado periodicamente.
-
Gabarito: A
O ciclo PDCA é uma das ferramentas mais conhecidas utilizadas na gestão da qualidade. Esta ferramenta está associada à melhoria contínua dos processos da empresa. É um ciclo simples, por conter apenas 4 passos (fases):
- Planejar (Plan – P): é a fase inicial de qualquer projeto ou processo, em que ocorre o planejamento. É a fase em que há o estabelecimento de objetivos e a definição das ações e dos métodos a serem utilizados.
- Executar (Do – D): é a fase em que todo o planejamento é colocado em ação, em que há a execução propriamente dita das ações e dos gastos orçamentários previstos. Nesta fase há também a coleta de dados que irão alimentar o ciclo seguinte.
- Verificar (Check – C): após a execução, inicia-se a fase de verificação dos resultados das ações propostas e realizadas. Nesta fase são utilizadas ferramentas específicas que auxiliam na análise e na tomada de decisão, como histogramas, cartas de controle.
- Agir (Act – A): a partir dos resultados e análises da fase anterior (Check) inicia-se a fase de Agir, em que os resultados considerados positivos são padronizados para usos futuros e os resultados classificados como negativo são investigados para entendimento da falha e revisão do processo.
Fonte: Gustavo Garcia e Vinicius de Olivei
-
a
-
Gabarito A
Na afirmativa E quem faz essa ponte é o Check (avaliação, checagem)
"faz a ponte entre a ação e a correção, responsáveis pelo processo de gestão."
Basta analisar a própria sigla PDCA -> Planejar, Do (fazer), Checar, Agir.
Depois de executar a ação planejada eu checo/avalio se foi de acordo com o planejado e por fim tomo alguma ação corretiva.
-
-
Ciclo PDCA - MELHORIA CONTÍNUA
Gab, Letra A
-
O ciclo PDCA (Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming) é uma ferramenta muito disseminada e popular da gestão da qualidade. Nessa ferramenta propõe-se um ciclo composto por quatro partes integradas, quais sejam: planejamento (Plan), Execução (Do), Verificação (Check) e Ação Corretiva (Action).
Esse ciclo propõe uma metodologia de melhoria contínua dos processos, ou seja, é uma metodologia iterativa, continuamente refeita, reiniciada. Dentro da etapa de planejamento são definidos os objetivos e os meios para executá-lo. Passa-se, então, para a execução dos processos e verificação se estão sendo executados da forma esperada. Em seguida, apuram-se os desvios e promovem-se ajustes a serem considerados no próximo planejamento. O ciclo se completa e temos um novo “giro” do PDCA.
Vamos analisar as alternativas:
Alternativa A: Certo. Uma vez que o ciclo PDCA Propõe uma metodologia de melhoria contínua dos processos e é continuamente reiniciada a cada final de “giro”, logo, a etapa de planejamento também.
Alternativa B: Errado. Por fazer parte de uma metodologia iterativa, não gera rigidez e sim melhoria contínua.
Alternativa C: Errado. O principal orientador da organização é o seu Planejamento Estratégico.
Além disso, o planejamento dentro do ciclo PDCA não é imutável, mas dinâmico e iterativo.
Alternativa D: Errado. Está inerido na função administrativa de mesmo nome – planejamento.
Gabarito: A
-
O detalhe da questão está aqui:
"O ciclo PDCA, uma das principais ferramentas utilizadas na gestão de qualidade, parte do princípio de que o planejamento"
A questão cita o PDCA e pergunta especificadamente sobre o planejamento que é a parte P (Plan) do PDCA. E realmente o planejamento e o próprio PDCA devem ser renovados periodicamente, pois é um ciclo.
O erro não é como alguns colegas colocaram na letra E "faz a ponte entre a ação e a correção, responsáveis pelo processo de gestão."
Não há erro na parte em negrito, o erro está em dizer que o planejamento é quem faz a ponte, quando na verdade, como já dito por alguns colegas, quem faz a ponte é o Check (Conferir, Checar)....PDCA. D (do) - Fazer, mas foi posta como ação e A (Act) - Agir, que foi posto como correção.
-
Em 06/01/22 às 11:42, você respondeu a opção E.
!
Você errou!
Em 15/07/20 às 14:52, você respondeu a opção E.
!
Você errou!
Em 27/05/20 às 21:21, você respondeu a opção E.
!
Você errou!
Aí ai kkkkk
-
O Planejamento não é imutável.