-
CONTINUUM DE LIDERANÇA DE TANNEMBAUM E SCHMIDT
A liderança se define pela força na situação, força no líder e força nos subordinados, com sete estilos definidos.
obs. A força no líder equivale-se a do administrador na questão!
-
Conceito de Continuum de Liderança
O Continuum de Liderança consiste numa abordagem contingencial da liderança proposto por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt em 1958 e representada num gráfico a que chamaram continuum de padrões de liderança. Os autores sugerem um conjunto de comportamentos de liderança que o gestor tem a possibilidade de escolher na relação com os seus subordinados. Cada tipo comportamento está relacionado com um determinado grau de autoridade utilizado pelo líder e um determinado grau de liberdade que fica disponível para os subordinados na tomada de decisões.
Os autores defendem a ideia de que a escolha de um determinado estilo de liderança depende fundamentalmente de três tipos de factores:
Forças do Líder: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades; Forças dos subordinados: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades; Forças da situação: dimensão da organização, complexidade, objectivos, estrutura organizacional, natureza do trabalho,…
-
A
Forças no administrador, nos subordinados e situacionais.
-
Continuum de Liderança
Apresentação do Continuum de Liderança, uma abordagem contingencial da liderança proposto por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt…
Conceito de Continuum de Liderança O Continuum de Liderança consiste numa abordagem contingencial da liderança proposto por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt em 1958 e representada num gráfico a que chamaram continuum de padrões de liderança. Os autores sugerem um conjunto de comportamentos de liderança que o gestor tem a possibilidade de escolher na relação com os seus subordinados. Cada tipo comportamento está relacionado com um determinado grau de autoridade utilizado pelo líder e um determinado grau de liberdade que fica disponível para os subordinados na tomada de decisões. No gráfico que se apresenta de seguida, os estilos de liderança variam entre o altamente centralizado em torno do chefe e o totalmente descentralizado, em que os subordinados têm a máxima liberdade dentro de certos limites definidos pelo líder.
Os autores defendem a ideia de que a escolha de um determinado estilo de liderança depende fundamentalmente de três tipos de factores:
Forças do Líder: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades; Forças dos subordinados: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades; Forças da situação: dimensão da organização, complexidade, objectivos, estrutura organizacional, natureza do trabalho,…
-
Continuum de Liderança (Tannenbaum e Schmidt)
De acordo com Rollinson et al. (1998 apud FREITAS, 2006), a ideia de um continuum de comportamento de liderança é baseada no pressuposto de que a escolha do estilo eficaz depende fundamentalmente de três fatores.
Segundo Maximiano (2005) Tannenbaum e Schmidt propõem três fatores para avaliar a situação:
▪ O primeiro fator, o próprio gerente, trata-se das forças que atuam no administrador, ou seja, um líder deve ter conhecimento amplo de seus valores pessoais, inclinações, sentimentos de segurança e principalmente confiança nos seus subordinados. Uma pessoa que valorize a iniciativa e a liberdade, por exemplo, tende a dar prioridade aos comportamentos democráticos.
▪ O segundo fator, dos funcionários, refere-se ao conhecimento e à experiência do empregado, sua prontidão para assumir responsabilidades, seu interesse pela tarefa e seu entendimento das metas da organização, sendo estas chamadas de forças que atuam no subordinado. Para Tannenbaum e Schmidt (apud MAXIMIANO, 2005), o dirigente deveria proporcionar maior participação e liberdade de escolha para funcionários quando estes apresentassem as características citadas.
▪ O último fator, a situação, o clima da organização, inclui também o estilo de liderança valorizado pela empresa, o trabalho em grupo, o problema e o tipo de informação para resolvê-lo e o tempo que o administrador dispõe para tomar a decisão. Uma organização cuja alta direção tenha uma cultura marcial, por exemplo, tenderá a fazer seus gerentes favorecerem os estilos orientados para a tarefa.
Diante das três forças, o líder deve avaliar a situação e decidir dentre os sete padrões de liderança, qual o mais adequado para cada situação, buscando ajustar suas forças pessoais com as forças dos subordinados e as forças da situação.
Para Tannenbaum e Schmidt (1958 apud FREITAS, 2006) o líder de sucesso é o que está profundamente consciente das forças que são mais relevantes para sua conduta em qualquer tempo. Ele compreende a si próprio, os indivíduos e o grupo com os quais está lidando e o meio social em questão. Também é necessário que o líder seja capaz de comporta-se apropriadamente à luz das suas percepções, se for de direção, deverá ser capaz de dirigir; se de liberdade, ter aptidão de proporcioná-la.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
Gabarito: A
-
Continuum de liderança
Tannenbaum e Schmidt propuseram uma "régua" de estilos de liderança, que representa um continuum. A figura mescla tanto as ideias de autocracia e democracia, quanto as de orientação para tarefas e para pessoas, provando que essas ideias não são opostas, mas extremos de uma graduação desses estilos de liderança: (você pode desenhar uma linha e colocar esses sete pontos/estilos em ordem - da esquerda para a direita)
1)o gerente decide e comunica a decisão;
2)o gerente "vende" a decisão;
3)o gerente apresenta ideias e promove debates;
4)o gerente apresenta uma decisão possível, sujeita à mudança;
5)o gerente apresenta o problema, pede sugestões e toma a decisão;
6)o gerente define limites, dentro dos quais o grupo decide;
7)o gerente permite que a equipe trabalhe sozinha dentro de limites.
(Percebam que o uso da autoridade vai dando lugar à liberdade dos subordinados. Vai da liderança orientada para o chefe para a liderança orientada para os subordinados. Espero que vocês consigam visualizar essa "régua".)
Nesse modelo, a estratégia do líder é baseada em 3 forças: primeiro, nas forças do líder(seus valores, sua competência); segundo, nas forças do grupo subordinado(suas necessidades de independência ou dependência, responsabilidade, conhecimento e experiência); e, por último, nas forças da situação(o tipo de organização, natureza da tarefa e tempo).
Cristiana Duran
-
Primeira questão q vejo sobre essa teoria. Ufa, não estudei em vão
-
TANNEMBAUM E SCHMIDT... Beleza!
-
A
-
Forças no administrador (sua personalidade e convicções);
Forças nos subordinados (sua personalidade e experiências);
Forças na situação (tipo de organização e de tarefa/missão a ser cumprida).
-
Gabarito: A
-
O modelo do Continuum da Liderança se utiliza de três variáveis para diagnostica o contexto da liderança: a) líder (forças no administrador); b) os subordinados; c) variáveis contingenciais (situacionais).
Gabarito: A
-
-
Que a Força Liderança, Subordinação, Situação (LSS) seja contínua em nossas provas, guerreiros!
-
De acordo com o Continuum de Liderança, para escolher o estilo de liderança a ser adotado o administrador deve levar em consideração três forças que interagem simultaneamente: forças que atuam nos subordinados, forças que atuam na situação (situacionais) e forças que atuam no próprio líder (administrador).
-
O Continuum da liderança
Forças que atuam nos subordinados: relacionadas ao nível de compreensão dos subordinados, suas experiências, suas habilidades, bem como ao desejo que os funcionários possuem de assumir responsabilidades.
Forças que atuam na situação (situacionais): relacionadas ao problema a ser resolvido, ao tempo disponível para a resolução dos problemas, bem como aos valores e tradições da empresa.
Forças que atuam no próprio líder (administrador): relacionadas aos valores pessoais do gestor, suas convicções, e à confiança que os subordinados depositam no chefe.
-
gab: A - Forças no administrador, nos subordinados e situacionais.
Resumo para leigos como eu.
Teoria do Continuun de Lideraça
De quem: Tannenbaum e Schimidt
Estilo de liderança relacionado a três fatores:
1) FORÇA NO LÍDER/ADM -----> Experiência, personalidade e conhecimento
2) FORÇA NO SUBORDINADO -----> responsabilidade, educação, convicções, competências
3) FORÇA NA SITUAÇÃO -----> estrutura, cultura, complexidade do ambiente, tipo de tarefa
Erro? Chama no privado.
-
#Respondi errado!!!
-
Gabarito:::: A