-
A)
Modelo de Cinco Forças de Porter = Michael Porter nos trouxe também o conceito das cinco forças competitivas que afetam a estratégia de uma empresa.25 Esses fatores são os seguintes:
Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.
Poder de Negociação dos Clientes – Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.
Poder de Negociação dos Fornecedores – Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente.
Ameaça de Produtos Substitutos – Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.
Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.
.
(Fonte: Porter, How Competitive Forces Shape Strategy, 1979)
-
☺ Michael Porter desenvolveu um modelo de cinco forças competitivas. Esses fatores são os seguintes:
▸ Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.
▸ Poder de Negociação dos Clientes – Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.
▸ Poder de Negociação dos Fornecedores – Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente.
▸ Ameaça de Produtos Substitutos – Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.
▸ Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração - Tiradentes
-
Questão simples: com a restrição do número de taxistas ocorre a diminuição da rivalidade, com a proporcional diminuição das outras forças de Porter, sendo uma delas a entrada de novos palyers
-
A
-
Gabarito: A
-
Michael Porter, um dos maiores expoentes da Administração Estratégica, definiu que a estrutura de uma indústria exerce um papel preponderante no desempenho das organizações daquele setor. Dessa forma, segundo Porter, é indispensável entender as interações que ocorrem nesse ambiente a partir da análise de cinco forças. São as comumente denominadas: 5 forças de Porter.
Vamos analisar as alternativas.
A edição de uma lei que obriga os novos taxistas a ter um curso superior é uma barreira de entrada. Dentre as forças de Porter, as barreiras de entradas afetam as ameaças de novos entrantes e são postas com o objetivo de dificultar que novas empresas ingressem naquele mercado (o curso superior para o taxista no caso da questão).
As principais barreiras de entrada são regulamentações legais, necessidade de muito capital inicial para ingresso, acesso restrito a canais de distribuição, custos de mudança alto para os clientes, economias de escala usufruídas pelas empresas do setor, alta diferenciação dos produtos das empresas do setor e patentes.
Conforme exposto, alternativa A é a resposta correta.
GABARITO: A
-
Para resolução da
questão, faz-se necessário o conhecimento do modelo das 5
forças proposto por Michael Porter.
Diante disso, vamos a
uma breve explicação.
O modelo
de Porter tem foco no mercado e na busca por relações entre condições externas
e estratégias internas. Dado a preocupação do modelo em analisar o ambiente
externo, Chiavenato relaciona esta teoria a abordagem contingencial da
administração.
Deste
modo, a estratégia do negócio deve variar conforme o ambiente que a organização
atua. O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização
que influenciam a concorrência, a saber:
1. Ameaça de novos entrantes
2. Poder de barganha dos fornecedores
da organização
3. Poder de barganha dos clientes da
organização
4. Ameaça de produtos substitutos
5. Intensidade da rivalidade entre
organizações concorrentes
Assim, a
análise dessas 5 forças determinará a escolha de determinada estratégia. O
número de estratégias possíveis será elevada, dado que o número de forças
externas também é.
Ante o
exposto, o aumento da qualificação dificultará a entrada de novos taxistas no
mercado e com isso a concorrência não aumentará, ou seja, essa estratégia reduzirá
a ameaça de novos entrantes. Portanto, a exigência de nível superior é uma
estratégia de barreira de entrada de novos concorrentes, conforme afirma a
questão.
Gabarito do Professor: A.
-
Gab: A
De forma bem resumida, as 5 forças de Porter podem ser classificadas em;
1. Rivalidade entre os concorrentes: considera-se a competição entre os concorrentes diretos, ou seja, os que vendem o mesmo produto.
2. Ameaças de novos entrantes: a empresa analisa antes a atividade dos concorrentes e quais barreiras existem contra sua entrada.
3. Barganha dos clientes: os clientes possuem poder de decisão, aqui eles avaliam o preço, os atributos do produto e a qualidade.
4. Barganha dos fornecedores: se diferencia da dos clientes nos aspectos de fornecimento dos insumos e quando o produto é exclusivo.
5. Ameaça de produtos substitutos: aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade, eles não competem com a mesma intensidade que os concorrentes primários, mas ainda são relevantes.
FONTE: Meus resumos. Baixe sua amostra: Linktr.ee/soresumo
Erros, mandem mensagem :)
-
ASSERTIVA CORRETA LETRA "A"
Complementando;
Para Porter (1989) “Estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa a estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria.”
Cinco forças de Porter: Ameaça de Novos Entrantes, Ameaça de Produtos Substitutos, Poder de Barganha dos Fornecedores, Poder deBarganha dos Clientes e Rivalidade entre Concorrentes (concorrência no setor).