SóProvas


ID
2870938
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Dracena - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto ao gênero dos substantivos, a alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E


    a) champanhe. 

    É substantivo de gênero masculino, pois refere-se a um vinho. A palavra originou-se da forma francesa champagne.

    fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/generos/generos1.php


    b) O alface.

    É substantivo feminino, logo, diz-se a alface

    fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/Curiosidade_alface.php


    c) A guaraná.


    d) O musse.

    A forma correta de escrita da palavra é musse. A palavra mousse é forma original da palavra em francês. A palavra musse é um substantivo feminino


    fonte: https://duvidas.dicio.com.br/a-musse-o-musse-a-mousse-ou-o-mousse/


    e) A cal. 

    A palavra cal tem sua origem na palavra em latim calx, que significa pedra calcária.

    fonte: https://duvidas.dicio.com.br/a-cal-ou-o-cal/

  • A questão precisa ser anulada. O VOLP, editado pela Academia Brasileira de Letras, trata o substantivo “champanhe” como comum de dois gêneros, isto é, pode-se grafar e dizer “a champanhe” ou “o champanhe”.

  • Champanhe é comum de dois generos, achava que ela seria a certa.

  • questões de plural em ães, ãos e ões e questões de gênero dos substantivos são os dois tipos de questão que me FO-DEM, uso do hífen? Adoro, substantivos compostos? Me amarro, mas esses dois tipos, é brincadeira! é muita memorização escorregadia, se fosse memorização estática, firme, sólida, beleza, mas é uma memorização que não se apoia pelo próprio uso flexível que se faz do idioma.

    Em relação aos adjetivos, sei tudo sobre eles, só 1 tipo de questão relativa a eles me fo-de: questões que pedem a forma correta do superlativo absoluto sintético. Não é que eu não saiba a teoria, eu tenho todo o mapa teórico da flexão de grau do adjetivo na cabeça, o problema são as formas, são tantas e tão arbitrárias.

    _____________

    Interessante observar que, dentro da Língua Portuguesa, aquilo em que mais tenho dificuldade é justamente o que não depende tanto de Lógica para ser despachado. Por exemplo, o que é mais simples? Questões de crase ou questões de hífen? CRASE é muito mais simples. "Ah. mas crase também possui um monte de regras.", sim, mas não precisa tê-las tão afiadas assim na mente quando você compreende esse fenômeno linguístico de forma estrutural, já em relação ao hífen, vc vive e morre PELAS REGRAS se quiser resolver uma questão.

    ________________

    É por isso que todos dizem que eu quero ser pedante quando digo que Sintaxe é mais simples que Morfologia no que diz respeito à prática. Não quero ser pedante, eu dediquei muito mais tempo de estudo à Sintaxe porque ela é MAIS LÓGICA, é mais parecida com Matemática (minha formação), porque é pura lógica, sem lógica afiada vc não caminha em Sintaxe. Já em Morfologia, requer lógica, sim, mas nem tanto, é muita memorização, nem tudo, é sempre um prazer estudar as classes gramaticais, são apenas alguns PONTOS específicos, a exemplo dos que eu já citei acima.

    ______________

    É isso que eu tinha pra desabafar, sigamos.