SóProvas


ID
2873536
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No Design Thinking, é comum empregar uma técnica para estimular a geração de um grande volume de ideias em um curto espaço de tempo. Tal técnica consiste na reunião de poucas pessoas em um grupo, conduzidas por um moderador, que tem a responsabilidade de deixar os participantes à vontade e de estimular a criatividade e o surgimento de soluções inovadoras, sem deixar que o grupo perca o foco. Críticas não devem atrapalhar o processo criativo e a geração de ideias ousadas. Essa técnica deve ser 100% (cem por cento) colaborativa, e as ideias podem ser combinadas, adaptadas, transformadas e desmembradas em muitas outras por qualquer um da equipe. Nesse contexto, essa técnica é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • C)

     

     

    15.6.1. Brainstorming e Brainwriting
    Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de alternativas é o brainstorming, ou “tempestade de ideias”. O objetivo dessa ferramenta é criar um ambiente em que as críticas sejam “suspensas” e que existam, portanto, um encadeamento de ideias.
    Dessa maneira, um grupo de pessoas se reúne em um ambiente e começa a “jogar soluções ao vento”, ou seja, cada pessoa pode sugerir qualquer ideia, por mais “louca” que possa parecer à primeira análise.
    Quando um número razoável de alternativas tenha sido gerado, esse processo se interrompe. Portanto, o próximo passo acontece com a seleção das melhores alternativas geradas no brainstorming.
    De acordo com Maximiniano:10
    Os princípios básicos na geração de ideias são dois: a suspensão do julgamento e a reação em cadeia. Esses dois princípios asseguram que pessoas se exprimam livremente, sem receio de críticas, e que as ideias se associem e gerem novas ideias, num processo em que o objetivo é assegurar primeiro a quantidade de alternativas.
    Vamos ver como isso já foi cobrado?
    6. (FCC/TCE/GO/Desenv. org./2009) O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema, e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade.
    A frase está incorreta, pois na primeira etapa do brainstorming o importante é buscar a quantidade das ideias, e não sua qualidade.
    Portanto, o conceito principal do brainstorming é criar um processo em que as pessoas sejam livres para emitir suas ideias, sem serem criticadas por isso, em um curto espaço de tempo.11
    Entretanto, nem sempre isso acontece de maneira fácil. Existe uma alternativa que é derivada do brainstorming e que costuma funcionar bem: o brainwriting. Nessa ferramenta, as ideias não são passadas de modo oral, e sim através de papéis que são trocados entre a equipe, sem que as pessoas fiquem sabendo quem escreveu cada sugestão.
    Vamos imaginar uma situação. Você acabou de ser contratado para uma empresa e em seu primeiro mês de serviço é chamado para uma reunião com todos os seus chefes. Nessa reunião, é apresentado um problema e o diretor pede a opinião das pessoas presentes na sala.
    Por mais que tenha uma ideia que seja interessante, você vai pensar duas vezes antes de falar, não é mesmo? O medo de ser criticado ou ridicularizado será grande. Dessa maneira, muitas vezes o brainstorming não funciona por esse receio da crítica.
    Com o brainwriting, isso não ocorre. Como as sugestões são passadas de modo anônimo, as pessoas não ficam sabendo quem disse o que, facilitando a geração de ideias.

  • Uma das técnicas mais usadas para estimular a criatividade no desenvolvimento de alternativas é o brainstorming, ou seja, “tempestade de ideias”. Esse procedimento é baseado em dois princípios: a ausência de julgamento e a reação em cadeia, e consiste na expressão espontânea e livre de críticas de novas ideias e alternativas, por mais irrealistas que possam parecer. O objetivo é gerar o maior número possível de ideias para, posteriormente, desenvolver um conjunto de alternativas para análise. 

    Fonte: Sobral e Peci

  • Falou em estimular a criação de ideias, falou em brainstorming.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: LETRA C

    BRAINSTORMING:

    Brainstorming, ou técnica da tempestade cerebral, traz à lembrança chuvas e trovoadas (ideias e sugestões) seguidas de bonança e tranquilidade (solução). É uma técnica utilizada para gerar ideias criativas que possam resolver problemas da organização. É feita em sessões que duram de 10 a 15 minutos e envolve um número de participantes – não maior que 15 – que se reúnem ao redor de uma mesa para dizer palavras que vêm à mente quando se emite uma palavra-base. Isso permite gerar tantas ideias quanto possível. Os participantes são estimulados a produzir, sem qualquer crítica ou censura, o maior número de ideias sobre determinado assunto ou problema.

    O brainstorming é uma técnica que se baseia em quatro princípios básicos:

    1. Quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de boas ideias.

    2. Quanto mais extravagante ou menos convencional a ideia, melhor.

    3. Quanto maior a participação das pessoas, maiores as possibilidades de contribuição, qualidade, acerto e implementação.

    4. Quanto menor o senso crítico e a censura íntima, mais criativas e inovadoras serão as ideias.

    O brainstorming elimina totalmente qualquer tipo de regra ou limitação, mas se assenta nos seguintes aspectos:

    1. É proibida a crítica de qualquer pessoa sobre as ideias alheias.

    2. Deve ser encorajada a livre criação de ideias.

    3. Quanto mais ideias, melhor.

    4. Deve ser encorajada a combinação ou modificação de ideias.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o Design Thinking. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla a técnica que pode ser usada para estimular a geração de ideias.

    O design thinking é um modelo mental utilizado para gerar soluções que podem trazer melhorias para as pessoas, tendo como base o modelo de aprendizagem prática e contínua. Transforma uma situação desejada em uma situação existente. Conforme Tim Brown apresenta: sua missão é traduzir observações em insights.

    Conforme nos apresenta Paludo (2020), para diversos autores, os pilares do design thinking são:

    • Empatia
    • Colaboração
    • Experimentação

    Pode ser dividido em algumas etapas, sendo elas:

    • Imersão: aproxima a equipe do problema. Pode ser dividida em preliminar (contato inicial e identificação do problema, identificação dos atores e usuários, pesquisa de insumos); e profundidade (exploração do contexto do problema, identificação prévia de oportunidades e criação de insumos para análise/síntese).

    • Análise e síntese: os dados e informações coletados na imersão são agrupados, organizados em "cartões de insights", e visualizados por toda a equipe, de forma a permitir a melhor compreensão do problema e a identificação das perspectivas de soluções.

    • Ideação: a partir dos insights, utiliza-se diversas ferramentas ou técnicas para estimular ideias criativas e gerar soluções inovadoras. Tendo o foco nos usuários, a equipe heterogênea e outras pessoas com experiências, visões e conhecimentos diferentes criam ideias novas e diversificadas, sendo o brainstorming como uma das técnicas.

    • Prototipação: tem a finalidade de validar as melhores ideias encontradas. As ideias ganharão vida a partir da criação de protótipos para representar o que se pretende, testar e validar a ideia.

    Falando da técnica que pode ser usada na fase de ideação:

    Brainstorming é uma das mais conhecidas técnicas de geração de ideias. É usada para promover a geração de ideias e alternativas, especialmente quando as causas de um problema ou evento são difíceis de identificar. Vale dizer que a geração de alternativas é feita sem qualquer análise crítica.

    Pode ser aplicado de duas formas:

    • Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou aguardam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia.

    • Brainstorming não-estruturado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem. 

    Tendo visto o assunto acima, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    PALUDO, Augustinho. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. 4. ed. Salvador: Juspodivm, 2020

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.