-
Gabarito: C
Destinatário: reitor da universidade;
Tratamento: Vossa Magnificência;
Vocativo: Magnífico Reitor;
-
SUA= quando estou falando dele (a)
VOSSA= quando estou falando com ele (a)
-
Pessoal, a questão está DESATUALIZADA!
Segundo o DECRETO Nº 9.758, DE 11 DE ABRIL DE 2019:
Pronome de tratamento adequado
Art. 2º O único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.
Parágrafo único. O pronome de tratamento é flexionado para o feminino e para o plural.
Formas de tratamento vedadas
Art. 3º É vedado na comunicação com agentes públicos federais o uso das formas de tratamento, ainda que abreviadas:
I - Vossa Excelência ou Excelentíssimo;
II - Vossa Senhoria;
III - Vossa Magnificência;
IV - doutor;
V - ilustre ou ilustríssimo;
VI - digno ou digníssimo; e
VII - respeitável.
-
É bom lembrar que há recursos que não cobram o novo decreto, o que não torna a questão desatualizada.
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao uso dos pronomes de tratamento e à concordância de acordo com a determinação do Manual de Redação da Presidência da República e das regras da sintaxe.
Sobre esses assuntos, o Manual explica:
"Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso".
"Os pronomes de tratamento
apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e
pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se
fala), levam a concordância para a terceira pessoa".
Com base nas citações acima e no conhecimento geral sobre os pronomes de tratamento que podem ser empregados nos textos oficiais, podemos fazer a seguinte análise:
Sendo o documento destinado ao reitor de uma universidade, o vocativo a ser empregado é "Magnífico Reitor" e o pronome de tratamento no corpo do texto é "Vossa Magnificência". Apenas essas duas informações são suficientes para descartar todas as demais opções, entretanto, vamos analisar o verbo "realizar". Tal verbo concorda com o sujeito simples "reitor". Também, embora os pronomes estejam se referindo à segunda pessoa, o verbo deve estar na 3ª pessoa do subjuntivo, ao contrário dos verbos "realizes" e "realizeis", que estão na 2ª pessoa do singular e do plural, respectivamente. Sendo assim, o item que responde essa questão é a letra C.
Gabarito: Letra C.
-
Aline Marques a questão está desatualizada não só pelo decreto mas também pelo próprio Manual de Redação da Presidência da República 3ª edição de 12/2018 que fala para usar o pronome de tratamento no endereçamento : Sua Excelência e o vocativo: Vossa Excelência, não tem mais essas outras variações e com o decreto diminuiu ainda mais, portanto questão desatualizada sim.
-
EU FIZ ESSA PROVA.
Alguém tirou 100 na prova e teve que entrar com Mandado de Segurança para garantir o cargo? Eu fiz a prova e peguei nota 86. Mas eu vi que os 10 primeiros colocados tiraram 100 na prova e não foram nomeados.
documento.vunesp.com.br/documento/stream/OTQ2MDk2
documento.vunesp.com.br/documento/stream/OTI4ODQx
É assim mesmo? Fazem a prova e não nomeiam os aprovado dentro da vaga? Uberaba = 10 vagas.
Se alguém quiser me enviar mensagem para saber o que acontecer... então não vale a pena estudar para esses cargos porque eles não nomeiam mesmo que você fique dentro das vagas...