SóProvas


ID
28762
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O certificado de depósito bancário (CDB) é o título de renda fixa emitido por instituições financeiras, com a finalidade de captação de recursos para carregá-los em outras carteiras de investimento, visando ao ganho financeiro e/ou ganho de intermediação. Considerando as características do CDB, analise as afirmações a seguir.

I - No CDB Rural, existe a possibilidade, para o investidor, de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração do CDB, dentro de critérios já estabelecidos no próprio contrato.
II - Quando a perspectiva é de queda da taxa de juros, a modalidade de CDB mais indicada para aplicação é a prefixada.
III - O CDB não pode ser negociado antes do seu vencimento, devendo o cliente esperar o final do contrato para sacar o dinheiro.
IV - No CDB prefixado, no momento da aplicação, o investidor já conhece o percentual de valorização nominal de seu investimento.
V - As taxas de rentabilidade do CDB são determinadas pelos próprios Bancos, de acordo com o CDI.

Estão corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • CDB - Pré-fixado
    Os CDBs pré-fixados são títulos não tem prazo mínimo , não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à elevação das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo.

    RURAL CDB FIX PRÉ

    CDB com taxa pré-fixada, prazo fechado e valor de resgate pré-estabelecido. Portanto, o título é liquidado no vencimento, não se permitindo resgate antecipado.

    RURAL CDB FIX PÓS

    CDB com taxa pós-fixada, prazo, taxa e liquidez negociados de acordo com a carência, escalonamento ou repactuação. O título é liquidado no vencimento ou antecipadamente, de acordo com negociação de taxa e prazo.

  • com os juros altos a modalidade mais indicada é a pós-fixada com o indicador IGP-M (inflação).
  • wiwi, o CDB é transferível por endosso nominativo.
  • - o CDB é negociável e transferível por endosso. - o RDB é nominativo e não transferível.CDB pre-fixado garante o rendimento em um cenário de quedas dos juros, caso a perspectiva fosse contraria o ideal seria o CDB pós.
  • CDB é transferível por endosso nominativo, podendo, portanto, ser resgatado antes do prazo final; porém, normalmente a Instituição Financeira exige um deságio (diferença para menos entre o valor nominal de um título e sua cotação no mercado) para a realização dessa operação.

    Já o RDB não é transferível, mas pode ser rescindido em carater excepcional, se houver acordo da instituição depositária; porém, nesse caso, só será devolvido o valor aplicado sem nenhum rendimento.
  • CDB Rural: São títulos cuja captação é específica dos bancos comerciais e múltiplos com carteira comercial. Seus prazos são idênticos aos do CDB. A diferença fundamental é que os recursos captados por este títulos devem ser obrigatoriamente utilizados para o financiamento da comercialização de produtos agropecuários e/ou máquinas e equipamentos agrícolas. a comprovação desta utilização se dá através de mapas enviados ao BC. CDB com taxa flutuante: Nas aplicações com prazo mínimo de 30 dias, existe a possibilidade, para o investidor, de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração do CDB, dentro de critérios já estabelecidos no próprio contrato.
  • Depósitos à Prazo
     
    CDB - Pré-fixado
    Os CDBs pré-fixados são títulos com prazo mínimo de 30, 60 ou 90 dias, não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à elevação das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo.

    CDB - Pós-fixado
    Os CDBs pós-fixados podem ser oferecidos pelos bancos com ou sem liquidez diária, rendem de acordo com o desempenho de indicadores como os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) ou a Taxa de Referência (TR). Estes títulos são populares em momentos onde existe perspectiva de aumento nos juros.

     
  • Resposta LETRA C
  • I - ñ existe a possibilidade de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração.

    II - Correto.

    III - O CDB pode ter resgate antecipado
    IV - Correto.
    V - Correto.

  • I. Errado. Não pode ser repactuado haja visto que é um valor mobiliário.

    II. Correto. Pois os demais indicadores acompanham indiretamente a taxa de juros. Mas vale lembrar que quando há queda da taxa de juros, o consumo aumenta e isso ocasiona uma pressão inflacionária. O que leva os títulos como CDB de 1 ano atrelados a indices de preços a se tornarem mais atraentes. 

    III. Errado. Os CDBs tem liquidez diária. 

    IV. Correto. Somente nos CDBs pós fixados é que não há certeza da rentabilidade. 

    V. Correto. CDBs com: 

                                         1 dia ---------------------- Selic ou CDI 

                                       1 mês -------------------- TR ou TJLP 

                                        2 meses ----------------- TBF 

                                       1 ano -------------------- IPCA, IGPM  

  • A modalidade de RDB ( recibo de depósito bancário) é que não pode ter antecipado, por essa razão possui um rendimento melhor