SóProvas


ID
2878030
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ato de avaliar está presente em todos os momentos da vida humana. No entanto, a avaliação só encontra sentido no processo amplo da educação quando é pensada, planejada e executada, com o objetivo de auxiliar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a aprender mais e melhor, a reorientar seus caminhos, suas formas de estudar e de lidar como os conhecimentos.


Em relação ao processo de avaliação, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.


( ) O processo de avaliação da aprendizagem tem de refletir não apenas o exame dos conteúdos trabalhados, mas aspectos mais abrangentes, ligados à formação do cidadão.

( ) A avaliação se transforma em dinâmica que orienta a prática, percorrendo como fio condutor e propulsor dos momentos de interação entre os envolvidos no ato de ensinar.

( ) A avaliação implica a existência de um processo anterior e de um produto, um resultado que, dialeticamente, encaminha a pessoa para novos procedimentos.

( ) A avaliação do bom profissional independe das condições e dos critérios específicos que transcendem o próprio julgamento da pessoa envolvida.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • letra B

  • Achei estranho a 2ª afirmativa onde diz que a avaliação orienta a prática, não seria o contrario? dá a impressão que o professor pensa primeiro na avaliação pra depois pensar no que vai ensinar

  • a avaliação orienta a prática pois pode-se fazer uma avaliação diagnóstica para verificar o que o aluno já sabe e por meio deste o professor fará um planejamento para que o aluno use de âncora o que ele sabe com o que ele vai aprender. A avaliação é importante também para que o aluno sinta-se sempre motivado a aprender pois ensinar o que ele já sabe pode-se tornar muito tedioso e assim provocar no aluno o desinteresse em aprender.

  • Quanto ao erro da última assertiva:

    A avaliação deve transcender o julgamento da própria pessoa envolvida/avaliada, pois é necessário fazer um diagnóstico do contexto social a qual o avaliado está inserido