SóProvas


ID
2879215
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.


Se determinado candidato a um emprego é submetido a uma entrevista na qual são apresentadas várias situações hipotéticas,seguidas de perguntas sobre como o candidato reagiria nessas situações, a entrevista é do tipo estruturada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    3.4.1.1 Tipos de entrevista
    Tipos
    Subtipos
    Características
    Vantagens
    Questões abertas
    Diretiva
    Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
    Ambas apresentam, como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos.
    Não diretiva
    Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.
    Questões fechadas (formulários)
    Totalmente padronizada
    Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
    Ambas apresentam, como vantagem, a facilidade para comparar os candidatos e, como desvantagem, a dificuldade para aprofundar os temas abordados.
    Padronizada apenas quanto às perguntas
    As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
    Entrevista comportamental ou target
    A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos.
    Entrevista situacional
    Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.

  • Entrevista situacional.

  • Entrevista Situacional: Perguntas hipotéticas com foco no FUTURO.

    Entrevista Comportamental: Perguntas e respostas reais com foco no PASSADO.

    Fonte: Andréia Ribas.

  • Na entrevista de descrição comportamental, o candidato é exposto a situações reais de trabalho que já tenha enfrentado anteriormente.

  • Entrevista padronizada. É a entrevista estruturada e com um roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas. Por essa razão, perde profundidade e flexibilidade e torna-se limitada.

    Entrevista Situacional: Perguntas hipotéticas com foco no FUTURO.

  • Estou achando que essa Vanessa IPD é um bot. Parece que sempre cola um texto sem formatação relacionado ao assunto como se fosse um programa.

  • Situacional, ok. Mas eu ainda acho que essa è uma situacional estruturada. Os tipos não são mutuamente excludentes.
  • Tipos de entrevista:

    Totalmente padronizada (estruturada): com roteiro preestabelecido e respostas definidas e fechadas. Facilita comparação.

    ‒ Passos:

    apresentação do candidato,

    preparo (emocional),

    coleta de dados (pessoas, profissional, educacional, social),

    análise comportamental,

    concessão de informações da empresa.

    Padronizada apenas nas perguntas: as perguntas são previamente elaboradas (check list), mas as respostas são livres.

    Diretiva: determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões.

    • Não diretiva: totalmente livre – permite maior aprofundamento, mas pode “perder” temas.

    • Situacional (de simulação): solicita aos candidatos a indicação de como responderiam a vários cenários hipotéticos (futuros) do cargo.

    • Comportamental: exige que os candidatos narrem histórias reais sobre seus trabalhos anteriores ou experiências relevantes para a função.

    • De Triagem: verifica as informações constantes do currículo, tirando dúvidas e confirmando dados imprescindíveis para que o candidato prossiga no processo seletivo.

    Fonte: A casa do Concurseiro - EaD

  • Entrevista de descrição comportamental.

    Fonte: Giovanna Carranza

  • ERRADO

    Trata-se da entrevista situacional, pois o entrevistador inventa/especula uma situação hipotética/fictícia e procura saber a reação do entrevistado diante de tal situação. Podemos ter como exemplo de entrevista situacional os testes psicotécnicos em concursos da área policial. Um bom exemplo: O entrevistador pergunta: ''- como vc agiria se entrasse um homem armado aqui na sala agora?''.

    Nesse tipo de entrevista, o entrevistador não tem respostas pré-prontas (padronizadas) paras as situações narradas.

    Ainda, segundo Ribas e Salim/2013:

    ''Entrevista Situacional - Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.''

    Força, pessoal! Estamos quase lá!