-
GABARITO CERTO
Balanced Scorecard (BSC) é um ferramenta de gestão estratégica (usada sobretudo no alinhamento e no controle estratégico) que permite a medição de desempenho pelas perspectivas:
F.I.C.A!!!
1-Financeira e
2-Interna (processos),
3-Clientes e
4-Aprendizagem e crescimento.
-
Balanced Scorecard (BSC)
Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).
Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."
O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Apostila de Administração – Tiradentes
-
O BSC serve como guia para estratégia da organização. Como ele faz isso? Por meio da mensuração de indicadores financeiros e não-financeiros.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Gabarito: Certo
O BSC foi criado pelos professores Kaplan e Norton, da Harvard Business School. Seu início foi em 1992, quando eles lançaram o primeiro artigo sobre o conceito. Este artigo tratava da ferramenta como uma forma de medição de resultados e definição de objetivos. Sua grande diferença, no entanto, se deu pela utilização de diversos tipos de indicadores. Essa visão ampla e inovadora dos pesquisadores, que surgiu como resposta às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, fez com que o método tivesse grande repercussão, tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial. Com esse artigo, os autores começaram uma revolução inesperada. Eles tinham como objetivo mostrar as desvantagens do uso de apenas medidas financeiras para a avaliação. Dessa forma, eles mostraram como a satisfação dos clientes e a qualidade também são fatores essenciais para o sucesso.
fonte: www.siteware.com.br/metodologias/bsc-balanced-scorecard/
-
GABARITO: CERTO
O BSC:
Tem sido aplicado para a implementação da estratégia, não apenas para a gestão dos indicadores de desempenho, mas também para descrevê-la, comunicá-la e alinhar toda a organização com ela. Para que um projeto de implementação de Balanced Scorecard (BSC) tenha sucesso é necessário que ele não seja visto como apenas um projeto de indicadores de desempenho, e sim como um projeto de mudanças.
As perspectivas são: FINANCEIRA, PROCESSO INTERNO, CLIENTE e APRENDIZADO E CRESCIMENTO
Perspectiva Financeira: Destina-se a responder as questões sobre como os acionistas veem a organização e de quais são os objetivos financeiros que deverão ser alcançados do ponto de vista deles.
Perspectiva Cliente: Destina-se a responder a questão sobre como a organização é vista pelos seus clientes e como ela deve atende as necessidades destes clientes dentro de seus objetivos financeiros.
Perspectiva Processo Interno: Este responde quais são os processos críticos para satisfazer os clientes e acionistas da organização.
Perspectiva Aprendizado e Crescimento: Destinam-se a responder a questão de como a organização deve aprender, aperfeiçoar e inovar para que possa atingir seus objetivos estratégicos.
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/resumo-balanced-scorecard/30671/
-
Vamos analisar a questão.
O Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é
uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois
professores da Harvard Business School (HBS): Robert
Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa,
uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de
indicadores (financeiros e não financeiros).
O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo
de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira;
clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.
Em face do exposto,
podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois, conforme explicado
anteriormente, o BSC é uma ferramenta que auxilia o planejamento estratégico
das empresas a alcançarem seus objetivos estratégicos, por meio de um
acompanhamento de desempenho.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.