-
Documento arquivístico digital - Especificidades
Documento digital não é virtual: está fixado em um suporte.
O conteúdo não é diretamente acessível à compreensão humana. Os símbolos precisam ser decodificados por software específico para se tornarem legíveis.
Conteúdo e suporte são entidades separadas: o documento não se define pela mídia (disquete, cd, dvd).
Nos documentos digitais a conservação não se resume ao armazenamento em condições ideais. Para garantir o acesso contínuo é necessário que haja a transferência periódica para outros suportes (refreshing) ou a conversão para outros formatos / sistemas.
Conteúdo e suporte são separáveis e nesta transferência pode ocorrer perda da integridade do conteúdo; o que não ocorre com os documentos tradicionais, em que conteúdo e suporte são inseparáveis.
Dificuldade em garantir a autenticidade dos documentos digitais: perda, adulteração e corrupção.
http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctde/apresentacoes_gestao/documentos_digitais__monumenta_2007.pdf
-
Gabarito C - São corretas I e III
I. forma documental fixa; (certo, como todo documento arquivístico , o documento digital é fixado a um suporte ou formato)
II. conteúdo estável e garantia de autenticidade; (errado, pelo contrário, documentos digitais são instáveis devido a obsolescência tecnológica e a vulnerabilidade à intervenção humana)
III. organicidade; (certo, assim como todo documento arquivístico, os documentos digitais são dotados de organicidade)
IV. vida útil por tempo indeterminado. (errado, a tecnologia é instável e um outro suporte pode surgir, logo sua vida útil é determinada. Um grande exemplo são os disquetes, hoje em dia eles são obsoletos)
Fontes utilizadas: Livro Arquivologia para Concursos, Renato Valenti
http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctde/apresentacoes_gestao/documentos_digitais__monumenta_2007.pdf
-
LETRA C
-
Resolução:
I. O documento não fica pairando, ele está fixado em um suporte documental. Essa forma deve ser igual à forma que o documento tinha inicialmente.
II. A estabilidade é uma característica que determina que o documento deve permanecer completo e sem intervenções que tenham as suas informações alteradas. Já a autenticidade é uma característica que garante que o documento é o que ele diz ser. É o ideal que ele seja autêntico, mas essa não é uma característica fixa do documento arquivístico digital.
III. Para que um documento seja arquivístico, independente de ser digital ou não, ele tem que ser orgânico. Ser orgânico é ser produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição. Por isso, para que o documento seja um documento arquivístico digital, ele deve ser orgânico. Do contrário, nem arquivístico ele seria.
IV. A vida útil indeterminada de um documento não pode ser uma característica inerente a ele, pois muitas coisas acontecem: perda de informação por intempéries, obsolescência de suporte e etc.
Resposta: C