ANALISANDO...
“Historiador acha que esse é um fenômeno do nosso tempo.” – O pronome demonstrativo “esse”, na sua função referencial, aduz sempre algo que já foi dito, no caso, ao fato da hashtag “#gratidão” estar como a segunda mais encontrada nos perfis de redes sociais brasileiras
“Mas aí, inesperadamente, aquela mesma emoção o pegou em cheio. ‘Estou muito feliz. Quero agradecer o chefe que me deu R$ 20’” – A conjunção “aí” (uso informal) equivale, conforme o contexto nos permite inferir, a “então” (valor conclusivo). O pronome demonstrativo “aquela” também possui valor anafórico*, remetendo, novamente, ao sentimento de “gratidão”, que se encontra no 1º parágrafo (e que já foi retomado, de certa forma, pelo pronome “esse”, por isso, dessa vez, o uso do “aquele”).
“O gesto de juntar as palmas das mãos diz alguma coisa para você? Bem , ele é universal, mas esse ano ganhou um significado forte em português: gratidão. ” O vocábulo “Bem” é um marcador conversacional, sem função morfológica ou sintática, utilizado apenas para a manutenção do diálogo. O pronome demonstrativo “esse” aparece agora em sua acepção temporal, marcando um passado recente (vide o verbo em destaque acima e o contexto comunicativo).
“Eu tenho quase certeza que você ouviu ou leu essa palavra, talvez tenha até compartilhado.” – Assim como no primeiro caso, o pronome demonstrativo “esse”, na sua função referencial, está aludindo a algo que já foi mencionado, no caso, mais uma vez, à palavra gratidão, no período imediatamente anterior.
*A anáfora, em termos simples, é processo pelo qual um termo gramatical retoma outro já citado anteriormente.
GAB: B
FORÇA GUERREIROS!!
os perfis dos brasileiros nas redes sociais, a #gratidão só perdeu para o amor. Historiador acha que _ESSE__é um fenômeno do nosso tempo. […] Para o Hélcio, a vida bem que podia estar melhor. Ele queria estar estudando. Mas __AÍ_____, inesperadamente, ___AQUELA_____ mesma emoção o pegou em cheio. “Estou muito feliz. Quero agradecer o chefe que me deu R$ 20”, comemora. E a gorjeta foi só um jeito que o Eduardo achou para agradecer. “A saúde que eu tenho, a minha filha, principalmente”, diz. O gesto de juntar as palmas das mãos diz alguma coisa para você? ___BEM_____, ele é universal, mas ___ESSE___ ano ganhou um significado forte em português: gratidão. Eu tenho quase certeza que você ouviu ou leu _____ESSA___ palavra, talvez tenha até compartilhado.
(Adaptado de: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/12/gratidao-e-o-senti