-
Conteúdo-hiato
através- oxítona
está-oxítona
às nossas - preposição + artigo + pronome demonstrativo no plural
É
necessários- proparoxítona
inabarcável- paroxítona terminada em "el"
só
só consegui identificar estas, têm 2 crases facultativas na ultima linha, mas tirando isso não achei mais nada
-
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida
Nessas questões eu peco demais pelo fato de usar muito a linguagem informal em tudo que é caso.
Mas os casos acentuados são os listados acima.
PS: Posso estar errado, mas "facilitar a nossa vida" não é um modelo de crase facultativa. (Quem facilita, facilita alguma coisa OD, não pede preposição, então só tem artigo).
Se tiver algo errado, manda no privado.
-
Discordo do gabarito. A questão deixa claro que quer "palavras que DEVERIAM estar acentuadas" ou seja, obrigatoriamente acentuadas. Entretanto é facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Desta forma, poderia ser:
põem a nossa disposição.
Sendo assim, são 9 palavras e não 10.
-
Ao invés de "nós", que o colega Matheus colocou, não deveria ser acentuado o "está"?
-
Gabarito (D)
Encontrei dez palavras que deveriam estar acentuadas no texto:
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo (1) que nos chega através (2) de muitos sites está (3) adaptado às (4) nossas preferências (5). É (6) verdade que os filtros são necessários (7) diante de uma quantidade de informação inabarcável (8) por si só (9), e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à (10) nossa disposição para facilitar a nossa vida.
-
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo(1) que nos chega através(2) de muitos sites está(3) adaptado às(4) nossas preferências(5). É(6) verdade que os filtros são necessários(7) diante de uma quantidade de informação inabarcável(8) por si só(9), e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a/à(facultativo) nossa disposição para facilitar a/à(facultativo) nossa vida.
Portanto o gabarito deveria ser alterado para a letra C.
Gabarito oficial: D
-
Que vergonha, que vergonha...
ATENÇÃO.
ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR
-
A banca não considerou a faculdade da CRASE diante do PRONOME POSSESSIVO FEMININO.
-
"para facilitar a/à(facultativo) nossa vida."
Não é facultativo porque o verbo facilitar não pede por preposição, então só tem artigo
Quem facilita, facilita alguma coisa.
É objeto direto.
Tem 8 acentos obrigatórios e 2 facultativos.
-
Se tivesse uma alternativa com a resposta "8", eu marcaria sem hesitar. Como não tinha, entendi que a banca não considera facultativa o "as" ou "a". kkkkkkk. Banca chinelo dá nisso.
-
Acredito que ela considerou obrigatório a CRASE em "põe à nossa disposição" para manter o PARALELISMO SINTÁTICO já que ela é obrigatória em "às nossas preferências".
-
Se é facultativo, como deveriam.
-
Tá certo isso, produção?
-
Correção:
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida.
-
A Banca trolou geral com CRASE antes de pronome possessivo feminino. O certo é a letra C, mas a banca considerou o último "a" como CRASE.
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências.É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à(FACULTATIVO) nossa disposição para facilitar a nossa vida.
OBS: Para os que comentaram dizendo que não há crase no "às nossas preferências", vou dá uma dica bacana. A regra da crase FACULTATIVA é VÁLIDA APENAS para os pronomes femininos no SINGULAR! Portanto, se houver pronome possessivo feminino no PLURAL, CRASE NORMAL.
GAB D (Não conformado) kk
-
Questão muito bem elaborada.
-
MUITO BOA. LABO.
-
SE a crase é facultativa no final, nao há pq contar com. F'sdp.
-
A crase não é facultativa quando vier antes de pronome possessivo feminino ? Então não DEVE ser acentuada, mas PODE ser acentuada. Se DEVESSE ser acentuada, teríamos 11 acentos, pois tem outro "a nossa" no fim do texto.
-
Também discordo do gabarito nessa questão. O uso da crase neste trecho [...]põem a nossa disposição[...], é facultativo, pois temos um pronome possessivo feminino singular, ou seja, crase facultativa. O elaborador diz claramente que DEVERIA ser acentuada. Conclusão, acho que a resposta é 9, e não 10.
-
A galera deveria ter entrado com recurso nessa questão. Está em desacordo com a gramática normativa até onde sei.
-
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a nossa disposição para facilitar a nossa vida.
*põem a nossa disposição: crase facultativa.
Gabarito certo seria letra C (9 palavras deveriam estar acentuadas e não estão).
-
Errado foi quem não entrou com recurso
-
Uma galera falando que a última crase é facultativa, mas na segunda linha em "às nossas preferências" também não é?? Ajudem-me, por favor.
-
Resposta: alternativa d
Voroniuk, a crase em "às nossas preferências" não é opcional porque o verbo que vem antes rege a preposição a: "quem está adaptado, está adaptado a" e como o "a" está no plural "as", logo tem artigo, então, sem a crase, ficaria faltando a preposição exigida pelo verbo.
-
Considerando a crase facultativa, não deveria ter duas opções próximas (9 e 10), assim evitaria o problema entre quem considerou a crase e quem não, visto que não é obrigatória
-
Essa questão deveria ser anulada!
-
LETRA D
-
LETRA D
-
Oxi, desde quando 'facultativo' e 'deveria ser' são a mesma coisa? Questão recorrível demais.
-
Crase não é acento, é a fusão de preposição + artigo.
-
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo(1) que nos chega através(2) de muitos sites está(3) adaptado às(4) nossas preferências(5). É(6) verdade que os filtros são necessários(7) diante de uma quantidade de informação inabarcável(8) por si só(9), e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a/à(facultativo) nossa disposição para facilitar a nossa vida.
conteúdo(1) - regra do hiato
através(2) - oxítona terminada em es
está(3) - oxítona terminada em A(s)
às(4) - no caso de pronome possessivo no plural caso opte-se pela utilização do artigo (as) + preposição (a) irá existir a crase (as+a= às -> adaptado às nossas preferências) caso utilize apenas a preposição (a) manteria-se o A no singular (adaptado a nossas preferências).
preferências(5) - paroxítona terminada em ditongo
É(6) - monossilabo tônico terminado em E
necessários(7) - paroxítona terminada em ditongo
inabarcável(8) - paroxítona terminada em L
só(9) - monossílabo tônico terminado em O
a/à(facultativo) - põem é verbo transitivo direto e indireto. Quem põem, põem algo (O.D) em algum lugar (O.I) ou de alguma forma (O.I). Ou seja, essas plataformas põem (algo) a nossa disposição (O.I). Dessa maneira seria opcional a utilização de crase devido a regra do pronome possessivo no singular poder utilizar artigo + preposição (a+a=à) ou apenas a preposição isolada (a)
OBS: no caso de "facilitar a nossa vida" não seria opcional a utilização de crase visto que nossa vida está exercendo papel de objeto direto.
Dessa forma o gabarito correto seria letra C.
-
Rapaziada, a regra da facultatividade do uso de crase à frente de pronome possessivo feminino só vale para o singular. Portanto, a expressão "às nossas" carrega o uso obrigatório de crase. Fica a dica.
-
Eu fiquei frustado ao conferir duas vezes e marcar a letra C, que bom que não sou o único kkkkk
-
1. É necessário acentuar “conteúdo”, devido ao atendimento das condições da regra do hiato.
2. É necessário acentuar “através”, oxítona terminada em E(S).
3. É necessário acentuar “está”, oxítona terminada em A(S). Note que se trata da flexão do verbo ESTAR.
4. É necessário empregar o acento indicador de crase em “... adaptado às nossas diferenças...”, uma vez que ocorre a fusão da preposição “a” – requerida por “adaptado” – com o artigo “as” – requerido por “diferenças”.
5. É necessário acentuar “preferências”, paroxítona terminada em ditongo acompanhado ou não de S.
6. É necessário acentuar “É”, monossílabo tônico terminado em E(S). Note que se trata da flexão do verbo SER.
7. É necessário acentuar “necessários”, paroxítona terminada em ditongo acompanhado ou não de S.
8. É necessário acentuar “inabarcável”, paroxítona terminada em L.
9. É necessário acentuar “só”, monossílabo tônico terminado em O(S).
É interessante notar que, em “a nossa disposição”, o acento indicador de crase é facultativo, pois é facultativo o emprego de artigo definido feminino antes de pronome possessivo feminino.
O gabarito oficial assinalou como resposta letra D – 10 palavras. Discordo desse gabarito, uma vez que o acento grave em “à nossa disposição” é facultativo (opcional).
Já em “adaptado às nossas diferenças”, o acento grave é obrigatório, tendo em vista a já presença do artigo plural “as” e a não possibilidade de ausência da preposição “a”. Seriam corretas as duas construções seguintes: “adaptado a nossas diferenças” – sem artigo, com preposição apenas – e “adaptado às nossas diferenças” – com preposição e artigo.
Resposta: C
-
NOSSA= É PRONOME POSSESSIVO= FACULTATIVO CRASE ( ESSA BANCA CRIA AS LEIS ).
-
não concordo com o gabarito, pois o pronome possessivo feminino no singular "NOSSA" é facultativo .
-
Que noiiiiia maluco, "a nossa" é facultativo.
De boa, vem uma dessas, nós anulamos!
-
Se nem o examinador sabe a diferença entre crase obrigatória e crase facultativa, imagine eu.
-
O comentário mais curtido está equivocado, como pode....
-
CRASE NÃO É ACENTO. Questão deve ser anulada.
-
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida.
Questão lamentável, mas esse foi o entendimento da banca. O jeito é aceitar e estudar, pedir para na hora da prova sermos iluminados pela compreensão do examinador, porque só assim. :S
-
Sobre o uso da crase em "põem a nossa disposição"
De fato o uso da crase é facultativo antes de pronomes possessivos femininos, como era pra acontecer neste caso. Porém, acredito que, pelo contexto, o uso do crase deve ser obrigatório para evitar a ambiguidade no texto, já que ao escrever sem crase passaria a ideia de que você está colocando a "nossa disposição" em si, e não como se as plataformas estivessem à nossa disposição. Ficou confuso mas espero que entendam :)
-
CRASE FACULTATIVA - pronome possessivo feminino (somente no SINGULAR) - A NOSSA / À NOSSA
CRASE OBRIGATÓRIA - pronome possessivo feminino (PLURAL) - ÀS NOSSAS
-
Sinal indicativo de crase não é acento!
Pelo menos foi assim que aprendi na escola. Devo ter sido enganado minha vida toda
-
A crase é acento grave que indica a fusão de a+a. Acentos agudo (´) e circunflexo(^) indicam a sílaba tônica. Todos são acentos gráficos.
-
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si só, e por isso abraçamos tudo o quê essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida.
-
Show de horrores dessa banca! Examinadores muito fracos, realmente, a prova da PC - PR vislumbra ser um terror, não pela dificuldade própria da disciplina mas sim pelas BIZARRICES que cometem.
GABARITO D (fui na C)
-
banca de vestibular....... surpresos ?
-
A questão exige conhecimento em acentuação gráfica, mas também é preciso ter conhecimento na tonicidade das palavras. Vejamos o conceito:
Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:
⇾ Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…
▪Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em (ens) e nos ditongos abertos éi(s), éu(s), ói(s):
⇾ Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…
▪São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: águas, árduo, pônei…
⇾ Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, público, trânsito…
▪São todas acentuadas.
Quanto às de apenas uma sílaba, os chamados monossílabos: má, pó, fé…
▪São acentuados os terminados em: a, as, e, es, o, os.
Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh". Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba..
Após vermos o conceito, iremos julgar quantas palavras deveriam ser acentuadas no trecho em destaque. Vejamos:
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o 1.conteúdo que nos chega 2.através de muitos sites 3.está adaptado 4.às nossas 5.preferências. 6.É verdade que os filtros são 7.necessários diante de uma quantidade de informação 8.inabarcável por si 9.só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem 10.à nossa disposição para facilitar a nossa vida.
1.Conteúdo- regra do hiato.
2.Através- oxítona terminada em Es.
3.Está- oxítona terminada em A (s).
4.Às - crase que ocorre pela união da preposição "a" exigida por "adaptado" + o artigo "a" que antes de pronome possessivo feminino plural é obrigatório. CC
5.Preferências- regra das paroxítonas terminadas em ditongo.
6.É- monossílabo tônico terminado em E. .
7.Necessários- regra das paroxítonas terminadas em ditongo.
8.Inabarcável- paroxítona terminada em L.
9.Só - monossílabo tônico terminado em O.
10.À- a crase é facultativa diante de pronome possessivo singular. Temos a preposição exigida pelo verbo "propor" e o artigo facultativo diante do pronome de posse, por isso existe a opção de colocar ou não a crase. A banca entendeu como correta a obrigação de se colocar a crase aqui. c
GABARITO DA BANCA: D
GABARITO DO MONITOR: C
-
COMENTÁRIO DO QCONCURSO
A questão é sobre acentuação gráfica e queremos encontrar quantas palavras deveriam estarem acentuadas no trecho exposto.
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o 1.conteúdo que nos chega 2.através de muitos sites 3.está adaptado 4.às nossas 5.preferências. 6.É verdade que os filtros são 7.necessários diante de uma quantidade de informação 8.inabarcável por si 9.só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem 10.à nossa disposição para facilitar a nossa vida
1.Conteúdo- regra do hiato
2.Através- oxítona terminada em Es
3.Está- oxítona terminada em A (s)
4.Às - crase que ocorre pela união da preposição "a" exigida por "adaptado" + o artigo "a" que antes de pronome possessivo feminino plural é obrigatório. CC
5.Preferências- regra das paroxítonas terminadas em ditongo
6.É- monossílabo tônico terminado em E
7.Necessários- regra das paroxítonas terminadas em ditongo
8.Inabarcável- paroxítona terminada em L.
9.Só - monossílabo tônico terminado em O.
10.À- a crase é facultativa diante de pronome possessivo singular. Temos a preposição exigida pelo verbo "propor" e o artigo facultativo diante do pronome de posse, por isso existe a opção de colocar ou não a crase. A banca entendeu como correta a obrigação de se colocar a crase aqui. c
GABARITO DA BANCA: D
GABARITO DO MONITOR: C
-
questão típica dessa banca: ser mal feita.
-
Banca cabulosa.
-
Ai é pixel
-
A banca comeu bola, mas quem marcou D não se preocupe, concurso era pra Aux. Adm, muitas pessoas q fazer concurso pra nível médio dificilmente entram com recurso, ainda mais em prefeitura pequena. Se você errou, você acertou.
-
põem:
à nossa disposição
ao nosso dispor
sem a crase a frase fica com outro sentido ( apesar de ser facultativa )
-
Que questão ridícula, rs! Vamos lá... Acertei, mas questão assim é complicada.
GAB. D
#PC PR
-
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase. Por exemplo:"Referi-me a sua professora" ou "Referi-me à sua professora"; "Referi-me a suas professoras" ou "Referi-me às suas professoras".
fonte> folhauol.com.br
edição DÍLSON CATARINO
especial para o Fovest Online
o resto é simples.
-
Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteudo que nos chega atraves de muitos sites esta adaptado as nossas preferencias. E verdade que os filtros são necessarios diante de uma quantidade de informação inabarcavel por si so, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a nossa disposição para facilitar a nossa vida.
GAB D
-
A questão ainda coloca em CAPS LOCK a palavra "DEVERIAM". Ora, crase antes de pronome possessivo É FACULTATIVO, logo você não deve, nem é obrigado.
-
Salve amigos. Não é a primeira vez que vejo a UFPR adotando os casos de crase diante de pronome possessivo adjetivo feminino, como obrigatórios sendo que na literatura são facultativos.
" Refiro-me à(a) minha amiga" ; " O juiz deferiu a sentença referente à(a) minha conduta"
-
Em 20/05/21 às 15:27, você respondeu a opção C! Você errou!
Em 03/05/20 às 12:38, você respondeu a opção C! Você errou!
-
Você acertou! Em 25/05/21 às 17:18, você respondeu a opção D.
Você errou ! Em 04/01/21 às 11:45, você respondeu a opção E.
Você errou! Em 10/06/20 às 18:10, você respondeu a opção E.
Você errou! Em 06/05/20 às 17:07, você respondeu a opção E.
Você errou! Em 20/04/20 às 09:00, você respondeu a opção B.
Resiliência é a palavra do momento !!!
-
A crase é facultativa.... okay.
mas quando a frase fica sem sentido, sem a crase, você é obrigado a pôr.
-
Sem comentários! A questão pediu a obrigatoriedade (termo DEVERIAM). "a nossa" é caso de crase facultativa, AINDA QUE prejudique o sentido. A regra é essa, mas é bom lembrarmos a posição da banca na prova.
-
Mesmo usando a facultatividade da crase antes dos pronomes possessivos, no caso há dois, não há a opção com a numeração 8. Logo, resta-se como resposta possível a alternativa com 10 palavras acentuadas.
-
A UFPR faz sua própria regra gramatical complicado
-
Essa questão deve ser anulada, caso o enunciado fosse"Quantas palavras nesse trecho PODERIAM estar acentuadas,o gabarito estaria correto,porém o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos é facultativo logo não deveria ser contado