SóProvas


ID
2879932
Banca
NC-UFPR
Órgão
Câmara de Quitandinha - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte texto:


Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteudo que nos chega atraves de muitos sites esta adaptado as nossas preferencias. E verdade que os filtros são necessarios diante de uma quantidade de informação inabarcavel por si so, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a nossa disposição para facilitar a nossa vida.


Quantas palavras nesse trecho DEVERIAM estar acentuadas, mas não estão?

Alternativas
Comentários
  • Conteúdo-hiato

    através- oxítona

    está-oxítona

    às nossas - preposição + artigo + pronome demonstrativo no plural

    É

    necessários- proparoxítona 

    inabarcável- paroxítona terminada em "el"


    só consegui identificar estas, têm 2 crases facultativas na ultima linha, mas tirando isso não achei mais nada

  • Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si , e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida

    Nessas questões eu peco demais pelo fato de usar muito a linguagem informal em tudo que é caso.

    Mas os casos acentuados são os listados acima.

    PS: Posso estar errado, mas "facilitar a nossa vida" não é um modelo de crase facultativa. (Quem facilita, facilita alguma coisa OD, não pede preposição, então só tem artigo).

    Se tiver algo errado, manda no privado.

  • Discordo do gabarito. A questão deixa claro que quer "palavras que DEVERIAM estar acentuadas" ou seja, obrigatoriamente acentuadas. Entretanto é facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Desta forma, poderia ser:

    põem a nossa disposição.

    Sendo assim, são 9 palavras e não 10.

  • Ao invés de "nós", que o colega Matheus colocou, não deveria ser acentuado o "está"?

  • Gabarito (D)

    Encontrei dez palavras que deveriam estar acentuadas no texto:

    Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo (1) que nos chega através (2) de muitos sites está (3) adaptado às (4) nossas preferências (5). É (6) verdade que os filtros são necessários (7) diante de uma quantidade de informação inabarcável (8) por si (9), e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à (10) nossa disposição para facilitar a nossa vida.

  • Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo(1) que nos chega através(2) de muitos sites está(3) adaptado às(4) nossas preferências(5). É(6) verdade que os filtros são necessários(7) diante de uma quantidade de informação inabarcável(8) por si só(9), e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a/à(facultativo) nossa disposição para facilitar a/à(facultativo) nossa vida.


    Portanto o gabarito deveria ser alterado para a letra C.

    Gabarito oficial: D

  • Que vergonha, que vergonha...

    ATENÇÃO.

    ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR

  • A banca não considerou a faculdade da CRASE diante do PRONOME POSSESSIVO FEMININO.

  • "para facilitar a/à(facultativo) nossa vida."

    Não é facultativo porque o verbo facilitar não pede por preposição, então só tem artigo

    Quem facilita, facilita alguma coisa.

    É objeto direto.

    Tem 8 acentos obrigatórios e 2 facultativos.

  • Se tivesse uma alternativa com a resposta "8", eu marcaria sem hesitar. Como não tinha, entendi que a banca não considera facultativa o "as" ou "a". kkkkkkk. Banca chinelo dá nisso.

  • Acredito que ela considerou obrigatório a CRASE em "põe à nossa disposição" para manter o PARALELISMO SINTÁTICO já que ela é obrigatória em "às nossas preferências".

  • Se é facultativo, como deveriam.

  • Tá certo isso, produção?

  • Correção:

    Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si , e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida.

  • A Banca trolou geral com CRASE antes de pronome possessivo feminino. O certo é a letra C, mas a banca considerou o último "a" como CRASE.

    Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências.É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si , e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à(FACULTATIVO) nossa disposição para facilitar a nossa vida.

    OBS: Para os que comentaram dizendo que não há crase no "às nossas preferências", vou dá uma dica bacana. A regra da crase FACULTATIVA é VÁLIDA APENAS para os pronomes femininos no SINGULAR! Portanto, se houver pronome possessivo feminino no PLURAL, CRASE NORMAL.

    GAB D (Não conformado) kk

  • Questão muito bem elaborada.

  • MUITO BOA. LABO.

  • SE a crase é facultativa no final, nao há pq contar com. F'sdp.

  • A crase não é facultativa quando vier antes de pronome possessivo feminino ? Então não DEVE ser acentuada, mas PODE ser acentuada. Se DEVESSE ser acentuada, teríamos 11 acentos, pois tem outro "a nossa" no fim do texto.

  • Também discordo do gabarito nessa questão. O uso da crase neste trecho [...]põem a nossa disposição[...], é facultativo, pois temos um pronome possessivo feminino singular, ou seja, crase facultativa. O elaborador diz claramente que DEVERIA ser acentuada. Conclusão, acho que a resposta é 9, e não 10.

  • A galera deveria ter entrado com recurso nessa questão. Está em desacordo com a gramática normativa até onde sei.

  • Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si , e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a nossa disposição para facilitar a nossa vida.

    *põem a nossa disposição: crase facultativa.

    Gabarito certo seria letra C (9 palavras deveriam estar acentuadas e não estão).

  • Errado foi quem não entrou com recurso

  • Uma galera falando que a última crase é facultativa, mas na segunda linha em "às nossas preferências" também não é?? Ajudem-me, por favor.

  • Resposta: alternativa d

     

    Voroniuk, a crase em  "às nossas preferências" não é opcional porque o verbo que vem antes rege a preposição a: "quem está adaptado, está adaptado a" e como o "a" está no plural "as", logo tem artigo, então, sem a crase, ficaria faltando a preposição exigida pelo verbo.

  • Considerando a crase facultativa, não deveria ter duas opções próximas (9 e 10), assim evitaria o problema entre quem considerou a crase e quem não, visto que não é obrigatória

  • Essa questão deveria ser anulada!

  • LETRA D

  • LETRA D

  • Oxi, desde quando 'facultativo' e 'deveria ser' são a mesma coisa? Questão recorrível demais.

  • Crase não é acento, é a fusão de preposição + artigo.

  • Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo(1) que nos chega através(2) de muitos sites está(3) adaptado às(4) nossas preferências(5)É(6) verdade que os filtros são necessários(7) diante de uma quantidade de informação inabarcável(8) por si só(9), e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a/à(facultativo) nossa disposição para facilitar a nossa vida.

    conteúdo(1) - regra do hiato

    através(2) - oxítona terminada em es

    está(3) - oxítona terminada em A(s)

    às(4) - no caso de pronome possessivo no plural caso opte-se pela utilização do artigo (as) + preposição (a) irá existir a crase (as+a= às -> adaptado às nossas preferências) caso utilize apenas a preposição (a) manteria-se o A no singular (adaptado a nossas preferências). 

    preferências(5) - paroxítona terminada em ditongo

    É(6) - monossilabo tônico terminado em E

    necessários(7) - paroxítona terminada em ditongo

     inabarcável(8) - paroxítona terminada em L

    só(9) - monossílabo tônico terminado em O

     a/à(facultativo) - põem é verbo transitivo direto e indireto. Quem põem, põem algo (O.D) em algum lugar (O.I) ou de alguma forma (O.I). Ou seja, essas plataformas põem (algo) a nossa disposição (O.I). Dessa maneira seria opcional a utilização de crase devido a regra do pronome possessivo no singular poder utilizar artigo + preposição (a+a=à) ou apenas a preposição isolada (a)

    OBS: no caso de "facilitar a nossa vida" não seria opcional a utilização de crase visto que nossa vida está exercendo papel de objeto direto.

    Dessa forma o gabarito correto seria letra C.

  • Rapaziada, a regra da facultatividade do uso de crase à frente de pronome possessivo feminino só vale para o singular. Portanto, a expressão "às nossas" carrega o uso obrigatório de crase. Fica a dica.

  • Eu fiquei frustado ao conferir duas vezes e marcar a letra C, que bom que não sou o único kkkkk

  • 1. É necessário acentuar “conteúdo”, devido ao atendimento das condições da regra do hiato.

    2. É necessário acentuar “através”, oxítona terminada em E(S).

    3. É necessário acentuar “está”, oxítona terminada em A(S). Note que se trata da flexão do verbo ESTAR.

    4. É necessário empregar o acento indicador de crase em “... adaptado às nossas diferenças...”, uma vez que ocorre a fusão da preposição “a” – requerida por “adaptado” – com o artigo “as” – requerido por “diferenças”.

    5. É necessário acentuar “preferências”, paroxítona terminada em ditongo acompanhado ou não de S.

    6. É necessário acentuar “É”, monossílabo tônico terminado em E(S). Note que se trata da flexão do verbo SER.

    7. É necessário acentuar “necessários”, paroxítona terminada em ditongo acompanhado ou não de S.

    8. É necessário acentuar “inabarcável”, paroxítona terminada em L.

    9. É necessário acentuar “só”, monossílabo tônico terminado em O(S).

    É interessante notar que, em “a nossa disposição”, o acento indicador de crase é facultativo, pois é facultativo o emprego de artigo definido feminino antes de pronome possessivo feminino. 

    O gabarito oficial assinalou como resposta letra D – 10 palavras. Discordo desse gabarito, uma vez que o acento grave em “à nossa disposição” é facultativo (opcional).

    Já em “adaptado às nossas diferenças”, o acento grave é obrigatório, tendo em vista a já presença do artigo plural “as” e a não possibilidade de ausência da preposição “a”. Seriam corretas as duas construções seguintes: “adaptado a nossas diferenças” – sem artigo, com preposição apenas – e “adaptado às nossas diferenças” – com preposição e artigo.

    Resposta: C

  • NOSSA= É PRONOME POSSESSIVO= FACULTATIVO CRASE ( ESSA BANCA CRIA AS LEIS ).

  • não concordo com o gabarito, pois o pronome possessivo feminino no singular "NOSSA" é facultativo .

  • Que noiiiiia maluco, "a nossa" é facultativo.

    De boa, vem uma dessas, nós anulamos!

  • Se nem o examinador sabe a diferença entre crase obrigatória e crase facultativa, imagine eu.

  • O comentário mais curtido está equivocado, como pode....

  • CRASE NÃO É ACENTO. Questão deve ser anulada.

  • Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si , e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida.

    Questão lamentável, mas esse foi o entendimento da banca. O jeito é aceitar e estudar, pedir para na hora da prova sermos iluminados pela compreensão do examinador, porque só assim. :S

  •  Sobre o uso da crase em "põem a nossa disposição"

    De fato o uso da crase é facultativo antes de pronomes possessivos femininos, como era pra acontecer neste caso. Porém, acredito que, pelo contexto, o uso do crase deve ser obrigatório para evitar a ambiguidade no texto, já que ao escrever sem crase passaria a ideia de que você está colocando a "nossa disposição" em si, e não como se as plataformas estivessem à nossa disposição. Ficou confuso mas espero que entendam :)

  • CRASE FACULTATIVA - pronome possessivo feminino (somente no SINGULAR) - A NOSSA / À NOSSA

    CRASE OBRIGATÓRIA - pronome possessivo feminino (PLURAL) - ÀS NOSSAS

  • Sinal indicativo de crase não é acento!

    Pelo menos foi assim que aprendi na escola. Devo ter sido enganado minha vida toda

  • A crase é acento grave que indica a fusão de a+a. Acentos agudo (´) e circunflexo(^) indicam a sílaba tônica. Todos são acentos gráficos.

  • Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteúdo que nos chega através de muitos sites está adaptado às nossas preferências. É verdade que os filtros são necessários diante de uma quantidade de informação inabarcável por si , e por isso abraçamos tudo o quê essas plataformas põem à nossa disposição para facilitar a nossa vida.

  • Show de horrores dessa banca! Examinadores muito fracos, realmente, a prova da PC - PR vislumbra ser um terror, não pela dificuldade própria da disciplina mas sim pelas BIZARRICES que cometem.

    GABARITO D (fui na C)

  • banca de vestibular....... surpresos ?

  • A questão exige conhecimento em acentuação gráfica, mas também é preciso ter conhecimento na tonicidade das palavras. Vejamos o conceito:

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:

    ⇾ Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    ▪Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em (ens) e nos ditongos abertos éi(s), éu(s), ói(s): 

     Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    ▪São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: águas, árduo, pônei…

    ⇾  Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, público, trânsito…

    ▪São todas acentuadas.

     Quanto às de apenas uma sílaba, os chamados monossílabos: má, pó, fé…

    ▪São acentuados os terminados em: a, as, e, es, o, os.

     Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh". Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba..

    Após vermos o conceito, iremos julgar quantas palavras deveriam ser acentuadas no trecho em destaque. Vejamos:

    Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o 1.conteúdo que nos chega 2.através de muitos sites 3.está adaptado 4.às nossas 5.preferências. 6.É verdade que os filtros são 7.necessários diante de uma quantidade de informação 8.inabarcável por si 9.só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem 10.à nossa disposição para facilitar a nossa vida.

    1.Conteúdo- regra do hiato.

    2.Através- oxítona terminada em Es.

    3.Está- oxítona terminada em A (s).

    4.Às - crase que ocorre pela união da preposição "a" exigida por "adaptado" + o artigo "a" que antes de pronome possessivo feminino plural é obrigatório. CC

    5.Preferências- regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

    6.É- monossílabo tônico terminado em E. .

    7.Necessários- regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

    8.Inabarcável- paroxítona terminada em L.

    9.Só - monossílabo tônico terminado em O.

    10.À- a crase é facultativa diante de pronome possessivo singular. Temos a preposição exigida pelo verbo "propor" e o artigo facultativo diante do pronome de posse, por isso existe a opção de colocar ou não a crase. A banca entendeu como correta a obrigação de se colocar a crase aqui. c

    GABARITO DA BANCA: D

    GABARITO DO MONITOR: C

  • COMENTÁRIO DO QCONCURSO

    A questão é sobre acentuação gráfica e queremos encontrar quantas palavras deveriam estarem acentuadas no trecho exposto.

    Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o 1.conteúdo que nos chega 2.através de muitos sites 3.está adaptado 4.às nossas 5.preferências. 6.É verdade que os filtros são 7.necessários diante de uma quantidade de informação 8.inabarcável por si 9.só, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem 10.à nossa disposição para facilitar a nossa vida

    1.Conteúdo- regra do hiato

    2.Através- oxítona terminada em Es

    3.Está- oxítona terminada em A (s)

    4.Às - crase que ocorre pela união da preposição "a" exigida por "adaptado" + o artigo "a" que antes de pronome possessivo feminino plural é obrigatório. CC

    5.Preferências- regra das paroxítonas terminadas em ditongo

    6.É- monossílabo tônico terminado em E

    7.Necessários- regra das paroxítonas terminadas em ditongo

    8.Inabarcável- paroxítona terminada em L.

    9.Só - monossílabo tônico terminado em O.

    10.À- a crase é facultativa diante de pronome possessivo singular. Temos a preposição exigida pelo verbo "propor" e o artigo facultativo diante do pronome de posse, por isso existe a opção de colocar ou não a crase. A banca entendeu como correta a obrigação de se colocar a crase aqui. c

    GABARITO DA BANCA: D

    GABARITO DO MONITOR: C

  • questão típica dessa banca: ser mal feita.

  • Banca cabulosa.

  • Ai é pixel

  • A banca comeu bola, mas quem marcou D não se preocupe, concurso era pra Aux. Adm, muitas pessoas q fazer concurso pra nível médio dificilmente entram com recurso, ainda mais em prefeitura pequena. Se você errou, você acertou.

  • põem:

    à nossa disposição

    ao nosso dispor

    sem a crase a frase fica com outro sentido ( apesar de ser facultativa )

  • Que questão ridícula, rs! Vamos lá... Acertei, mas questão assim é complicada.

    GAB. D

    #PC PR

  • 06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase. Por exemplo:"Referi-me a sua professora" ou "Referi-me à sua professora"; "Referi-me a suas professoras" ou "Referi-me às suas professoras".

    fonte> folhauol.com.br

    edição DÍLSON CATARINO 

    especial para o Fovest Online

    o resto é simples.

  • Assim como no Facebook, Twitter ou mesmo nos resultados do Google, o conteudo que nos chega atraves de muitos sites esta adaptado as nossas preferencias. E verdade que os filtros são necessarios diante de uma quantidade de informação inabarcavel por si so, e por isso abraçamos tudo o que essas plataformas põem a nossa disposição para facilitar a nossa vida.

    GAB D

  • A questão ainda coloca em CAPS LOCK a palavra "DEVERIAM". Ora, crase antes de pronome possessivo É FACULTATIVO, logo você não deve, nem é obrigado.

  • Salve amigos. Não é a primeira vez que vejo a UFPR adotando os casos de crase diante de pronome possessivo adjetivo feminino, como obrigatórios sendo que na literatura são facultativos.

    " Refiro-me à(a) minha amiga" ; " O juiz deferiu a sentença referente à(a) minha conduta"

  • Em 20/05/21 às 15:27, você respondeu a opção C! Você errou!

    Em 03/05/20 às 12:38, você respondeu a opção C! Você errou!

  • Você acertou! Em 25/05/21 às 17:18, você respondeu a opção D.

    Você errou ! Em 04/01/21 às 11:45, você respondeu a opção E.

    Você errou! Em 10/06/20 às 18:10, você respondeu a opção E.

    Você errou! Em 06/05/20 às 17:07, você respondeu a opção E.

    Você errou! Em 20/04/20 às 09:00, você respondeu a opção B.

    Resiliência é a palavra do momento !!!

  • A crase é facultativa.... okay.

    mas quando a frase fica sem sentido, sem a crase, você é obrigado a pôr.

  • Sem comentários! A questão pediu a obrigatoriedade (termo DEVERIAM). "a nossa" é caso de crase facultativa, AINDA QUE prejudique o sentido. A regra é essa, mas é bom lembrarmos a posição da banca na prova.

  • Mesmo usando a facultatividade da crase antes dos pronomes possessivos, no caso há dois, não há a opção com a numeração 8. Logo, resta-se como resposta possível a alternativa com 10 palavras acentuadas.

  • A UFPR faz sua própria regra gramatical complicado

  • Essa questão deve ser anulada, caso o enunciado fosse"Quantas palavras nesse trecho PODERIAM estar acentuadas,o gabarito estaria correto,porém o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos é facultativo logo não deveria ser contado