SóProvas


ID
2881894
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Desde os anos 1980, ocorre, nas empresas do Brasil, um conjunto de transformações e reordenações determinadas pela reestruturação produtiva e pela nova dinâmica da acumulação capitalista. Essas mudanças e alterações também repercutiram no trabalho do assistente social nas empresas. Sendo assim, julgue o item a seguir no que se refere ao trabalho do assistente social em empresas.


A dimensão pedagógica da intervenção do assistente social, caracterizada por seu caráter educativo voltado para as mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos da classe trabalhadora, objetivando à sua adequação ao processo de produção, é uma requisição atual e inovadora das empresas quanto ao profissional.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA Não é inovadora a atuação prescrita no item e de acordo com MOTA:

    Com relação às velhas demandas, cabe destacar que o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social nas empresas mantém o seu caráter 

    “educativo”, voltado para mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção. Desse modo, o profissional continua sendo requisitado para responder às questões que interferem na produtividade –absenteísmo, insubordinação, acidentes, alcoolismo etc. –, a intervir sobre os aspectos da vida privada do trabalhador, que afetam seu 

    desempenho – conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças etc. – e a executar serviços sociais asseguradores da manutenção da força de trabalho (cf. MOTA, 1985). 

    Fonte: http://cressrn.org.br/files/arquivos/G2cm832r29W2oX2IHY6P.pdf

  • Errada

    " ADEQUAÇÃO SOCIAL"

  • É atual mas não inovadora. Vem desde os primórdios da profissão e se mantém.

  • A dimensão “pedagógica” da intervenção do assistente social na propagação da mútua colaboração entre empregados

     e empregadores e na neutralização das tensões inerentes às relações entre capital e trabalho é uma marca que, historicamente

    determinada, condiciona as requisições das empresas ao Serviço Social, consolidando sua posição neste espaço sócio ocupacional.

    O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. Amaral e Cesar,  Direitos Sociais e Competências Profissionais, 2009.