SóProvas


ID
2884504
Banca
OBJETIVA
Órgão
Câmara de Caxias do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Caminhões e ônibus são responsáveis por parte da poluição do ar em SP

            Um novo estudo coordenado por físicos da Universidade de São Paulo (USP) ________ que veículos movidos a diesel, como caminhões e ônibus, são responsáveis por cerca da metade da concentração de compostos tóxicos na atmosfera, tais como benzeno tolueno e material particulado. 

            Os pesquisadores destacam que é um valor muito alto, uma vez que ônibus e caminhões representam somente 5% da frota veicular. A Região Metropolitana de São Paulo tem mais de 7 milhões de veículos. 

            “A estimativa da emissão de poluentes de cada tipo de veículo é feita geralmente baseada em valores medidos em laboratório e multiplicados pelo número de veículos nas ruas”, disse Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e um dos autores do estudo.

            O problema dessa metodologia, segundo ele, é que não leva em conta necessariamente condições reais de condução e manutenção dos veículos, aspectos fundamentais para a emissão de poluentes. O estudo publicado agora foi realizado em condições reais. 

            “Um dos aspectos inovadores desse estudo _____ utilizar o etanol na atmosfera, que é emitido somente por carros e motos. Com isso, pudemos separa a contribuição real de veículos leves, que emitem etanol dos pesados, movidos a diesel e que não emitem etanol” disse Artaxo, que é membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais. 

            Na região metropolitana de São Paulo, há 100 veículos de passageiros para cada ônibus e 30 para cada caminhão. Em 2013, ano em que foram feitas as medidas usadas no estudo, o consumo médio por veículos de passageiros era de 55% de gasolina para 45% de etanol A mistura de gasolina e etanol é usada basicamente por veículos leves, sejam do tipo flex ou que _______ um dos dois combustíveis. Outros estudos ao redor do mundo ____ focado no papel do uso de biocombustíveis como etanol na redução de emissão de poluentes. 

            “O grande diferencial da nova análise foi o foco não no efeito do etanol em si, mas no seu uso como um traçador de poluentes, permitindo separar pela primeira vez fontes veiculares distintas”, disse o líder do estudo Joel Ferreira de Brito. 

            “Pelos resultados obtidos, certamente uma redução de uso de veículos na cidade de São Paulo aliada à expansão da linha de metrô, por exemplo, é o primeiro e mais eficaz modo de minimizar a poluição na cidade. Um ótimo custo-benefício pode também ser obtido diminuindo as emissões de poluentes pelos ônibus”, disse Brito. 

            O pesquisador ressalta que existem filtros que eliminam 95% das emissões de ônibus, “e é muito importante que essas novas tecnologias, disponíveis e baratas, sejam efetivamente implementadas em São Paulo e nas grandes cidades brasileiras”. 

https://exame.abril.com.br... - adaptado. 

Considerando-se as normas da língua portuguesa analisar os itens abaixo:

I. A oração sublinhada em “... veículos movidos a diesel como caminhões e ônibus, são responsáveis por cerca da metade da concentração de compostos tóxicos na atmosfera.” é classificada como oração subordinada explicativa.

II. A oração sublinhada em “Os pesquisadores destacam que é um valor muito alto.” possui valor de objeto direto do verbo da oração principal.

III. No trecho “O pesquisador ressalta que existem filtros que eliminam 95% das emissões de ônibus.”, as duas palavras sublinhadas são conjunções.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • I. é uma oração subordinada adjetiva restritiva (não tem vírgulas) ERRADA

    II. CORRETA

    III. O pesquisador ressalta que [conjunção integrante] oração subordinada substantiva objetiva direta

    [...] filtro que [pronome relativo] introduz uma oração adjetiva restritiva. ERRADA

  • "...movidos a diesel" é uma Oração Subordinada Substantiva Predicativa Reduzida de Particípio? Alguém sabe dizer? hahaha

  • Pedro monteiro, entendo que "...movidos a diesel" seja uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio.

  • "Movidos a diesel" caracteriza o substantivo veículos, logo, se classifica como oração subordinada adjetiva. Em sua forma desenvolvida, a oração poderia ser escrita da seguinte maneira: "veículos que se movem a diesel..."

    Por gentileza, me corrijam se estiver enganado.

  • I- oração subordinada adjetiva restritiva, não esta entre virgulas.

    II- correto. destacam o que...vtd, od.

    III- que (conj inte) e o segundo que(pron. relativo)

  • Faz sentido, Wilian e Vinícius. Obrigado pelas respostas!

    Depois acabei procurando um material que dizia o seguinte:

    Quando uma oração é reduzida de infinitivo, geralmente se trata de uma O.S.Substantiva

    Quando uma oração é reduzida de gerúndio, geralmente se trata de uma O.S.Adverbial

    Quando uma oração é reduzida de particípio, geralmente se trata de uma O.S.Adjetiva

    Talvez faça sentido também. O que vocês acham?

  • Na alternativa III o segundo Que é pronome relativo.

  • Somente a assertiva II está correta. Vejamos:

     

    II) Acerca da oração " ... que é um valor muito alto.", temos que:

     

    : pode ser substituída pelo pronome demosntrativo "isso" e é introduzida por uma conjunção integrante. Logo, é uma oração substantiva;

    : está completando o sentido do VTD "destacar". Logo, é uma objetiva direta;

     

    Vejamos os erros das demais assertivas:

     

    I) trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio (não aparece isolada por vírgula para ser explicativa);

    III) "que" é uma conjunção integrante introduzindo uma oração substantiva objetiva direta;"que" é um pronome relativo introduzindo uma oração adjetiva restritiva;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • I. A oração sublinhada em “... veículos movidos a diesel como caminhões e ônibus, são responsáveis por cerca da metade da concentração de compostos tóxicos na atmosfera.” é classificada como oração subordinada explicativa.

    Não, se trata de restritiva, pois não está isolada por vírgulas.

    II. A oração sublinhada em “Os pesquisadores destacam que é um valor muito alto.” possui valor de objeto direto do verbo da oração principal.

    Fazemos a clássica pergunta: Destacam o que? Que é um valor muito alto. - Correto! Valor de OD se comprova.

    III. No trecho “O pesquisador ressalta que existem filtros que eliminam 95% das emissões de ônibus.”, as duas palavras sublinhadas são conjunções.

    Primeiro QUE: O resto da frase pode ser substituído por ISSO, sendo então uma CONJUNÇÃO INTEGRANTE

    Segundo QUE: = OS QUAIS, sendo então um PRONOME RELATIVO.

    R: B

  • O conectivo como na primeira oração não da sentido de que é explicativa ou explicação.

  • os pesquisadores destacam que é um valor muito alto. ( oração subordina subjetiva objetiva direta)

    o pesquisador ressalta que ( conjunção) existe filtros que (pronome relativo) eliminam 95%

  • no lll- o primeiro é conjunção e o segundo é pron. rela.