GABARITO LETRA D.
MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PATRIMÔNIO SOCIAL E CAPITAL SOCIAL: Compreende o patrimônio social das autarquias, fundações e fundos e o capital social das demais entidades da administração indireta.
ADIANTAMENTO PARA FUTURO AUMENTO DE CAPITAL: Compreende os recursos recebidos pela entidade de seus acionistas ou quotistas destinados a serem utilizados para aumento de capital, quando não haja a possibilidade de devolução destes recursos.
RESERVAS DE CAPITAL: Compreende os valores acrescidos ao patrimônio que não transitaram pelo resultado como variações patrimoniais aumentativas (VPA).
AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Compreende as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos pela lei 6.404/76 ou em normas expedidas pela comissão de valores mobiliários, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência.
RESERVA DE LUCROS: Compreende as reservas constituídas com parcelas do lucro liquido das entidades para finalidades especificas.
DEMAIS RESERVAS: Compreende as demais reservas, não classificadas como reservas de capital ou de lucro, inclusive aquelas que terão seus saldos realizados por terem sido extintas pela legislação.
RESULTADOS ACUMULADOS: Compreende o saldo remanescente dos lucros ou prejuízos líquidos das empresas e os superávits ou déficits acumulados da administração direta, autarquias, fundações e fundos.
(-) AÇÕES / COTAS EM TESOURARIA: Compreende o valor das ações ou cotas da entidade que foram adquiridas pela própria entidade.