SóProvas


ID
2891014
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Toda proposta pedagógica traz em seu bojo pressuposições e proposições filosóficas. Mesmo que esses fundamentos nem sempre estejam explícitos, eles sempre existem. A Pedagogia da Libertação tem como pressuposto a ideia de libertação completa do homem. Assinale a alternativa que corresponde ao pensador dessa proposta.

Alternativas
Comentários
  • Paulo Freire

  • Nesta questão, deve-se indicar a alternativa que corresponde ao pensador da Pedagogia da Libertação. 
    A) Anísio Teixeira. 
    ERRADO - Anísio teve como base para sua proposta de educação o escolanovismo ou Escola Nova, um movimento de renovação do ensino que tinha a educação como uma necessidade social. Foi um incondicional defensor da educação pública e defendia que apenas um sistema estatal de ensino, pautado pela liberdade e por uma pedagogia laica e contemporânea, daria as bases para a superação das desigualdades sociais brasileiras.  
    B) Lourenço Filho. 
    ERRADO - Lourenço Filho foi um pioneiro da relação entre psicologia e educação no Brasil. participou efetivamente da constituição do campo educacional, bem como do movimento de instituição da Psicologia como campo científico no país. Atuou nas diversas instâncias do campo educacional, em especial nas que se dedicavam à produção e à propagação dos conhecimentos da ciência psicológica aplicada à educação. Era constante sua preocupação em minimizar os problemas pedagógicos e consolidar a formação de professores, discutindo assuntos em sintonia com o que acontecia mundialmente na época em que viveu. 
    C) Paulo Freire. 
    CORRETO - A pedagogia libertadora, também denominada pedagogia da libertação, faz parte dos postulados centrais de Paulo Freire, a qual é conhecida e pesquisada em diversas universidades ao redor do mundo. Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social, englobando a luta contra a opressão e pela libertação de todos, independentemente do gênero, idade, religião, orientação sexual e lugar de nascimento. Tinha compromisso com uma visão democrática, em que a pedagogia está a serviço da libertação e da mobilização popular. 
    D) Dermeval Saviani. 
    ERRADO - Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-Crítica, Dermeval Saviani defendia que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. O problema é o caráter mecânico dessa transmissão, isto é, o fato dela ser feita desligada das razões que a justificam e sem que os professores disponham de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e aqueles que não precisam. Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o que os impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem. 
    E) Pierre Bourdieu. 
    ERRADO - O sociólogo francês detectou mecanismos de conservação e reprodução em todas as áreas da atividade humana, entre elas, o sistema educacional. Analisou o funcionamento do sistema escolar francês e concluiu que, em vez de ter uma função transformadora, ele reproduzia e reforçava as desigualdades sociais. Quando a criança começa sua aprendizagem formal, segundo o pensador, é recebida num ambiente marcado pelo caráter de classe, desde a organização pedagógica até o modo como prepara o futuro dos alunos. Muitas vezes, o estudante não está familiarizado com esta realidade, o que impacta em seu rendimento.  Para construir sua teoria, Bourdieu criou uma série de conceitos, como habitus e capital cultural. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.
  • Paulo Freire.

  • A pedagogia libertadora, que consiste na libertação completa do homem, é de Paulo Freire.

    GABARITO: alternativa “C”