Gabarito (D)
A) completude. (ERRADA)
Podemos entender COMPLETUDE como a característica de completeza e inteireza de um arquivo, que é associada ao conceito de confiabilidade. Quanto mais completo um documento (dotado de elementos constituintes intrínsecos e extrínsecos), mais confiável ele se torna.
Caso faltem alguns desses elementos, o documento arquivístico, tanto físico como digital, permanece considerado como documento arquivístico, porém, passa a ser visto como um "mau documento" (RONDINELLI, 2011).
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
B) forma documental. (ERRADA)
A FORMA DOCUMENTAL está relacionada ao estágio de preparação do documento e maneira como ele é apresentado. Como por exemplo uma minuta (versão preliminar de um documento), um original, uma cópia, etc.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
C) conteúdo instável. (ERRADA)
CONTEÚDO INSTÁVEL não é uma característica dos documentos arquivísticos digitais (e também dos físicos). Para identificá-los, é necessário que eles possuam CONTEÚDO ESTÁVEL, o que significa que o conteúdo do documento manteve-se sempre o mesmo.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
D) contexto identificável. (CORRETA)
Para identificar um documento arquivístico digital, é necessário, dentre outros aspectos, que ele possua um CONTEXTO IDENTIFICÁVEL — hierarquia de estruturas que é externa ao documento na qual ocorrem sua produção e gestão (RONDINELLI, 2011).
Esses conceitos são citados por Rondinelli (2011), com base em demais arquivistas, conforme abaixo:
"Do ponto de vista da Diplomática o documento arquivístico digital, exatamente como o seu correlato em papel, apresenta as seguintes características: forma fixa, conteúdo estável, relação orgânica, contexto identificável, ação e o envolvimento de cinco pessoas: autor, redator, destinatário, originador e produtor."
A saber: DIPLOMÁTICA é uma ciências cujo objeto de estudo é a autenticidade dos documentos e a formalidade de sua estrutura.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
E) vínculo arquivístico. (ERRADA)
VÍNCULO ARQUIVÍSTICO é o que os documentos arquivísticos guardam entre si, ao refletir as funções e atividades da organização que os produziu. Há uma interdependência (vínculo) do teor desses documentos com a atividade e estrutura da organização onde eles foram produzidos. Essa é uma característica implícita do documento arquivístico.
Fonte: Professor Jhony Kossosky
Fonte do Professor: RONDINELLI, Rosely Curi. O conceito de documento arquivístico frente à realidade digital: uma revisitação necessária. 2011. 270 f. 2011. Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
Um documento só é arquivístico se foi produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição para que essas atividades possam ser desenvolvidas, ou seja, se existir organicidade. Esse pré-requisito vale para os digitais e para os documentos produzidos/recebidos em suporte convencional.
Algumas das características elencadas nas alternativas de fato podem ser relacionadas aos documentos arquivísticos, mas sozinhas não identificam um documento arquivístico digital e, principalmente, não o definem.
a) Um documento arquivístico possui completude se possui todos (ou a maior quantidade possível) de elementos que deveriam compô-lo. Essa característica é algo a se atingir, mas não define um documento arquivístico digital. Errada.
b) A forma documental é uma característica que pode ser identificada em qualquer documento arquivístico, pois está relacionada ao estágio em que o documento se encontra. Exemplo: se um documento ainda é um rascunho, ou já é o original. Apesar de ser uma característica identificável em qualquer documento, essa não é uma característica que serve para identificar se trata-se ou não de um documento arquivístico (digital ou não). Errada.
c) A estabilidade garante que o conteúdo do documento não mudou desde a sua criação. É uma característica importante para o documento arquivístico, principalmente para atestar sua autenticidade. Entretanto, eu posso ter um documento com conteúdo estável, mas que não é arquivístico, pois não possui organicidade. Errada.
d) O contexto identificável, por meio do autor, produtor, data e destinatário, promove a ligação que deve acontecer entre o documento e a instituição, ou seja, a organicidade, que é a característica essencial para que se diga que o documento é ou não arquivístico digital. Certa.
e) O vínculo também pode ser considerado como a ligação necessária entre o documento e a instituição, mas ele será necessário tanto para documentos digitais quanto para os convencionais, e a questão busca o termo que identifica especificamente os documentos arquivísticos digitais. Errada.
Gabarito do Professor: Letra D.