-
Alternativa A - Cultura organizacional nada mais é do que as práticas sociais que se apoiam em valores e pressupostos compartilhados dentro da organização entre os seus membros.
-
Gabarito A
"Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos." Nassar (2000)
"Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa."
Fonte: Ribas (2015)
-
Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. "São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros”. Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes
Pressuposições básicas: "Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas”. São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.
-
Cultura organizacional
→ Conjunto de normas, padrões, valores, ritos, crenças, hábitos, etc.
→ Termo descritivo
→ Fornece um senso de identidade, diferenciando uma empresa de outra
→ Mais enraizado, mais difícil de mudar
→ Influencia o comportamento, afetando o desempenho
→ Tipos: Mecanicistas ou orgânicas / Fortes ou fracas
Níveis da cultura:
1° Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis. São formais e abertos, facilmente notados.
2° Valores compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento.
3° Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos. São considerados informais e fechados.
-
-
ARTEFATOS: O que vemos
VALORES COMPARTILHADOS: O que eles dizem
PRESSUPOSTOS: O que eles acreditam
A letra A representa o Conceito de Cultura Organizacional, já a Letra E representa o conceito de Cultura de uma Sociedade. Questão que exigia “olho vivo”.
Fonte: prof. Wolmer Barboza
-
não seriam os artefatos, valores compartilhados e pressupostos básicos a resposta mais correta? não aceitei essa questão!
-
A cultura possui três camadas básicas: Artefatos observáveis + Valores + Pressuposições básicas.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
PRESSUPOSTOS COMPARTILHADOS????
COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL:
TRÊS DIFERENTES NIVEIS:
1. ARTEFATOS:
São as coisas concretas;
Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível.
- Representados por:
-- tecnologia
-- prédios
-- instalações
-- produtos
-- serviços
-- disposição física
-- vestimentas
-- marca
-- maneiras como as pessoas se tratam
-- etc.
2. VALORES COMPARTILHADOS:
Constitui o segundo nível da cultura. (Camada intermediária)
São valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
- Representados por:
-- valores
-- normas
-- ideologias
-- filosofias adotadas
3. PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS:
Constituem o nível mais íntimo; profundo e oculto.
São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam.
Representados por:
-- crenças inconscientes
-- percepções
-- sentimentos
a) Conjunto de práticas sociais que se apoia em artefatos, valores e pressupostos (vírgula) compartilhados pelos membros de uma organização e que orienta os respectivos comportamentos e as atitudes no ambiente profissional.
ATENÇÃO, GUERREIROS: Uma questão gramaticalmente mal formulada faz quem estuda errar uma questão fácil!! Leia com atenção.
GABARITO LETRA A
Bons estudos a todos. Deus tá no comando!!
-
Alternativa A - Cultura organizacional nada mais é do que as práticas sociais que se apoiam em valores e pressupostos compartilhados dentro da organização entre os seus membros.
-
Gabarito A
CULTURA ORGANIZACIONAL
Pode ser definida como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de VALORES, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização, com elementos escritos e não escritos, que GUIAM O COMPORTAMENTO organizacional.
Se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. A maioria das grandes organizações possui uma cultura DOMINANTE e diversas SUBCULTURAS.
Características básicas que CAPTURAM A ESSÊNCIA DA CULTURA de uma organização:
inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, foco na pessoa, foco na equipe, agressividade e estabilidade.
Características:
· Conjunto de normas, padrões, valores, ritos, crenças, hábitos etc.
· Termo descritivo.
· Fornece um senso de identidade, diferenciando uma empresa de outra.
· Mais enraizado, mais DIFÍCIL DE MUDAR.
· Influencia o comportamento, afetando o desempenho.
· Tipos: Mecanicistas ou orgânicas / Fortes ou fracas.
NÍVEIS DA CULTURA:
· Artefatos(FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex.: políticas, estrutura, diretrizes, procedimentos, objetivos e tecnologia adotada pela organização, símbolos etc.
o Artefatos comportamentais: Ritos, rituais e cerimônias;
o Artefatos verbais: estórias, heróis, tabus, mitos;
o Artefatos físicos: símbolos e normas.
· Valores compartilhados(INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento. Ex.: filosofias, as estratégias, os objetivos ,atitudes, o código ético e moral do grupo.
· Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura. Ex: As crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros acreditam.
-
A cultura organizacional representa o modo institucionalizado de pensar e agir da organização, sendo perceptível na forma que seus funcionários se comportam, na forma de realizar negócios, na lealdade dos funcionários, etc. Trata-se das normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização, direcionando suas ações para os objetivos organizacionais. Deste modo, os padrões culturais agem como um mecanismo de controle organizacional mais sutil do que os tradicionais.
Níveis da Cultura
A cultura apresenta vários níveis. Nem todos seus aspectos são visíveis. Muitas vezes, temos dificuldade de identificar certos fatores e também de alterá-los. A classificação mais utilizada, em concursos, destes níveis da cultura organizacional é descrita por Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis: artefatos, valores e pressupostos básicos.
Gabarito: A
-
LETRA A CORRETA
Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
-
cultura organizacional está interligado com três formas que são os artefatos: é o mais visível e perceptível
valores compartilhado: é a razão que as pessoas trabalham na empresa
pressuposições básicas : são as crenças inconscientes as percepções e os sentimentos no ambiente
eu sei que tem mais coisas a se falar, porém gosto de estudar com palavras chaves, até pq no dia da prova não vou decorar os textos enormes :)
-
Fuleragem, porque a maioria das questões e bancas não relacionam o termo COMPARTILHADO com os Pressupostos Básicos. FULERAGEM EM
Os Valores são Compartilhados
os pressupostos são Básicos
PONTO. oux
-
GABARITO: LETRA A
COMPLEMENTANDO:
Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".
De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
"Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).
Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".
-
Erros da B e da E?