SóProvas


ID
2892916
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O surgimento de novos meios de comunicação introduziu novas linguagens no Jornalismo. O jornalismo impresso, o jornalismo radiofônico e o jornalismo televisivo utilizam linguagens adaptadas às características do respectivo meio. Para o grande teórico da comunicação, McLuhan, “o meio é a mensagem”. Com base no conhecimento acerca das variações das técnicas jornalísticas em veículos distintos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão extraída do português João Canavilhas:

    Hipertextual e Interactivo – A redacção de notícias com hipertexto requer todo um novo sistema de construção. A tradicional técnica “pirâmide invertida” dá lugar a uma arquitectura noticiosa mais aberta, com blocos de informação organizados em diferentes modelos, sejam eles lineares ou complexos.

    Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para a mudança

    João Canavilhas

    GAB B

  • letra b

    A redação de notícias com hipertexto requer todo um novo sistema de construção. A tradicional técnica “pirâmide invertida” dá lugar a uma arquitetura noticiosa mais aberta, com blocos de informação organizados em diferentes modelos, sejam eles lineares ou complexos. (CANAVILHAS, p. 117, 2007)

    O ponto mais forte do WebJornalismo é a possibilidade de interação do leitor com suas opiniões, denúncias, debates, críticas, participação em Blogs, sugestões de pauta e envio de fotos e vídeos amadores gravados na hora dos acontecimentos pelo mundo. No WebJornalismo, não tem horário de fechamento da edição (não fecha nunca) e a cada segundo, novas informações podem alimentar as páginas, tudo é em tempo real, com ampla interatividade, "sem amarras” ou limites de espaço com links, áudios, vídeos e etc.

    Diferencia-se também o que é digital para online e webjornalismo. O termo online refere-se à ideia de conexão em tempo real, ou seja, fluxo de informação contínuo e quase instantâneo. As possibilidades de acesso e transferência de dados online utilizam-se, na maioria dos casos, de tecnologia digital. Porém, nem tudo o que é digital é online. O webjornalismo diz respeito à utilização de uma parte específica da Internet, que é a web.

    O jornalismo online acontece ao vivo e é instantaneamente atualizado, já o webjornalismo, não necessariamente, precisa estar online, mas deve utilizar mais instrumentos que o jornalismo online.

  • Concordo com o gabarito, mas queria entender qual o erro com a D.

  • Que estrutura mais aberta ele fala? No jornalismo on-line usamos, é regra, a pirâmide invertida. A linguagem é um pouco menos engessada do que a usada no jornalismo impresso, por exemplo. Mas a gente não costuma diferenciar e usamos o mesmo texto feito para um portal de notícias no impresso (por questões de praticidade). A teorização aí é totalmente fora da realidade.
  • Esse entendimento é minoritário né? Já cansei de resolver questões onde se afirma que a pirâmide invertida ganha força no jornalismo online.

  • não-linearidade cai por terra

  • Gente, qual o erro da C?