-
“síndrome de Jonas”. De modo mais genérico, essa síndrome é o medo da grandeza, do potencial pleno e que se configura em obstáculo para que se possa atender a uma necessidade.
C
Necessidade de autorrealização ( letra c)
-
Primeiro estágio - Necessidades fisiológicas.
Segundo estágio - Necessidades de segurança.
Terceiro estágio - Necessidades sociais.
Quarto estágio - Necessidades de estima.
Quinto estágio - Necessidades de autorrealização.
Como a questão pediu um óbice ao "pleno desenvolvimento": pleno seria o camarada passar por todas as etapas, sobretudo a capacidade de autorrealização.
Síndrome de Jonas, para o autor: “Nós geralmente temos medo de nos tornarmos aquilo que podemos vislumbrar em nossos momentos mais perfeitos… Nós gostamos e até mesmo nos emocionamos com as possibilidades divinas que vemos em nós mesmos… E ainda assim trememos simultaneamente com fraqueza, temor e medo diante dessas mesmas possibilidades. "
Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/abraham-maslow-o-complexo-de-jonas-e-o-medo-da-grandeza/
-
Desenvolvimento de POTENCIAL = AUTORREALIZÇÃO
-
GABARITO: D
“Síndrome de Jonas”, medo do desconhecido ainda que seja uma grandeza. Geralmente essa síndrome é o medo da grandeza, do potencial pleno, o que se configura em obstáculo para que se possa atender a uma necessidade, ou seja a AUTORREALIZAÇÃO.
-
Não conhecia essa síndrome, mas acertei por escolher a opção do "topo da pirâmide".
-
-
Aos não assinantes:
GABARITO : C
-
GABARITO: LETRA C
5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.
⇉ SOBREADMINISTRACAO.COM