SóProvas


ID
2896645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo um contribuinte deixado de arrecadar o ICMS devido, seu crédito tributário foi inscrito como dívida ativa, e seu nome foi divulgado como devedor. Depois da inscrição, no entanto, o contribuinte parcelou o crédito.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    "Além disso, regularizar os débitos por meio de um parcelamento coloca as obrigações tributárias em exigibilidade suspensa, ou seja, o contribuinte terá sua situação fiscal temporariamente regularizada até o término do contrato. Desse modo, ele poderá emitir certidões de regularidade e ficará livre de bloqueios e sanções.

    Em outras palavras, isso significa que o contribuinte que parcelou seus débitos e vem pagando-os mensalmente é considerado regular perante os órgãos de fiscalização. Ele poderá emitir certidões negativas com efeito de positiva, pois o órgão informa que existe um débito em exigibilidade suspensa, ou seja, parcelado."

    Fonte: https://blog.grupofatos.com.br/voce-sabe-o-que-e-e-como-funciona-o-parcelamento-de-debitos/

  • GABARITO E.

    O Parcelamento suspende o crédito tributário e o contribuinte passa a ficar em posição regular em todas as suas atividades perante o Estado.

    Somente deixará a posição de regularidade se não cumprir o pagamento do parcelamento.

    Bons estudos!

  • Isso não questão de contabilidade, é de legislação tributária, e cobra a literalidade de um trecho de Lei gaúcha do ICMS. Vamos ajustar aí qc.

  • Declaração de remisso é declaração de devedor do fisco.

  • Art. 14. Paga a dívida, ou deferido o seu pagamento parcelado, cessarão os efeitos da declaração de remisso, publicando-se o fato no Diário Oficial do Estado.